Perito Moreno e a ruptura

Os turistas estão saltando de alegria no sul da Argentina, finalmente ontem foi o grande dia da famosa ruptura do Glaciar Perito Moreno.

Confira no site El País a notícia sobre a ruptura:
http://brasil.elpais.com/brasil/2016/03/09/internacional

A última vez que esse espetáculo da natureza aconteceu foi em 2012 no meio da noite, e ninguém presenciou. Dessa vez foi diferente, às 10h55 da manhã, aproximadamente 2.000 pessoas presenciaram o rompimento.

Vista do Glaciar Perito Moreno

Em janeiro desse ano, ganhei dos meus sogros argentinos a minha lua de mel no El Calafate e a oportunidade de conhecer o Perito Moreno. Posso dizer que a expectativa para esse momento era grande, mas como eles mesmo diziam “nunca podemos prever o que vem da natureza”.

Para quem não conhece essa famosa geleira, é a única no mundo a produzir esse fenômeno e com isso veio sua fama.

Perito Moreno

Ruptura

Aproximadamente a cada 4 anos o glaciar cresce e avança para o continente, quando finalmente o toca, separando o lago norte e o lago sul. O lago norte começa a aumentar o nível da água e o lago sul diminui. A água começa a fazer muita pressão no gelo e a parede começa a ceder formando um túnel que chega a 50 metros. Quando chega o grande momento as paredes se desmoronam formando um espetáculo incrível.

Quando visitar

Durante todo o ano é possível ver pedaços de gelo caindo na água, algumas vezes grandes e outras pequenos, desfrutando do inigualável som que produz ao cair na água. Nossa guia disse que a melhor época é Março (e justo foi quando aconteceu a ruptura), mas que o verão também é uma boa época já que os dias são mais longos.

Visitei o Perito Moreno no verão e o clima estava ótimo.

Como chegar no glaciar Perito Moreno

Perito Moreno fica a 78 km da cidade de El Calafate e existem 3 formas de chegar lá: carro, ônibus e excursão. Para quem estiver de carro, a estrada é linda, apenas será necessário pagar a entrada do parque, que é obrigatória, $160 pesos por pessoa (Jan. 2016).

Há um ônibus que sai da rodoviária da cidade que deixa os turistas perto das passarelas. A última volta é de tardezinha dando mais liberdade para quem quiser passar o dia se derretendo pela beleza do glaciar e sua natureza em volta. Também é necessário pagar a entrada do parque.

E por ultimo excursões. Cada uma inclui coisas diferentes. Nos buscaram no hotel e fomos buscar a maioria dos passageiros. Logo fomos para o Parque Nacional, diretamente para as passarelas, parando apenas quando avistamos a primeira vez a imensidão de gelo. Passeamos em média de 2h pelos circuitos. A guia nos ofereceu fazer o passeio náutico e nos aproximar da parede de 60 metros de altura. Nos custou $250 pesos a mais (valor Janeiro 2016).

MiniTrekking

Por que não caminhar no gelo? Essa excursão te leva em uma caminhada totalmente segura de 1 hora e meia sobre o glaciar. E ainda há a opção de por um valor extra ir nas passarelas (e quem sabe até fazer o Safari Náutico e pagar apenas uma entrada ao parque). Com certeza deve ser uma experiência incrível. Nós ficamos morrendo de vontade, mas como fomos no verão estava tudo lotado. Valor: $1200 pesos (valor de Janeiro de 2016, não inclui a entrada ao Parque Nacional e o translado que é de $300 pesos). Disponível de 1 de Agosto a 31 de Maio. http://www.hieloyaventura.com/

♦ Dica: Faça a reserva o quanto antes, de preferência antes mesmo de ir para o sul. 

Big Ice trekking

Para os mais experientes, essa aventura inclui 3h e meia (em total 6h) descobrindo cavernas, lagoas azuis e se sentindo no centro do Perito Moreno. Valor: $2200 pesos (valor de janeiro de 2016, não inclui a entrada ao Parque Nacional e o translado que é de $300). Disponível de 15 de setembro a 30 de abril. Vale a pena comprar com antecedência na temporada alta. http://www.hieloyaventura.com/

Safari Náutico

Esse passeio complementa qualquer excursão escolhida. O catamarã chega bem perto da imensa parede de gelo recorrendo de um lado a outro, sendo possível tirar fotos unidas de um diferente ângulo do glaciar. Valor: $250 pesos (valor de janeiro de 2016). Disponível o ano todo. http://www.hieloyaventura.com/

Dicas:
♦ Planeje com antecedência, mas ainda em alta temporada, e aproveite o melhor que o Parque Nacional tem a oferecer.
♦ A agência Hielo y Aventura (responsável pelo Mini trekking e pelo Big Ice) começou a vender o ingresso para as excursões online, ótima forma de garantir sua experiência no gelo. 
♦ Fique de olho nas chamadas “viandas” que são o famoso PF (prato feito). A maioria dos restaurantes e hotéis tem opções econômicas para levar de almoço para a excursão. 

Fica a dica levar óculos escuro, porque a paisagem branca forca a vista.

Está procurando hotel para ficar em El Calafate? O Booking.com tem acomodação que cabe no seu bolso e ainda você ajuda o blog. Reservando através do nosso link você não paga nada a mais por isso e uma pequena comissão é repassada para o blog.

Precisa de seguro? A nossa parceira Real Seguro de Viagem tem as melhores ofertas. Faça sua cotação com eles e se contratar o serviço através do nosso link nos ajudará a manter o blog sempre atualizado.

Seguro viagem geral 728x90

Curta nossa página no Facebook, siga o nosso Twitter e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades. Estou também no Snapchat (likewanderlust), me adiciona lá.

Gostou desse artigo? Compartilha! Comenta!

Leave a Reply