Como visitar o Louvre em Paris

Qualquer pessoa que está planejando suas férias para Paris já anotou em sua listinha “visitar o Louvre em Paris“. Você não? Ah qual é, mesmo que não goste de museu, é parada obrigatória em Paris. O Louvre é um dos maiores museus do mundo e de acordo com o Lonely Planet, se você quisesse dar uma olhadinha em todas as 35.000 obras de arte, iria demorar em média de 9 meses. Acho que ninguém tem esse tempo todo não é? 

Vista da janela da ala Richelieu

Como visitar o Louvre em Paris? Simples! Planeje sua visita

Recomendo que planeje antes sua visita, para aproveitar o máximo o seu tempo, o museu é gigantesco e fácil de se perder. Melhor estar preparado! O ideal seria passar o dia inteiro dentro do museu, mas se você estiver poucos dias em Paris, reserve uma tarde inteira. Não tem tempo para isso? Visite a entrada do museu, tire muitas fotos na pirâmide principal e aproveite uma caminhada pelo Jardin des Tuileries que é lindo.

Estude o mapa

Aqui você tem o mapa em português, dê uma olhada antes onde estão as principais obras e as que têm interesse em visitar. Se não der para imprimir antes em casa, na entrada das alas tem uma área de informação com mapas em todas as línguas, pegue o seu!

Entradas

Mapa oficial do Louvre

Há 4 entradas para o Louvre, sendo elas:

»»» Pirâmide de Vidro: Essa é a entrada principal e fica na frente do Jardin Tuileries. Ao descer as escadas verá as três alas a sua frente. Funciona todos os dias (exceto Terça-feira). Segunda, Quinta, Sábado e Domingo de 9:00 a 19:30. Quarta e Sexta-feira de 9:00 a 21:45.

»»» Carrousel deu Louvre: fica em um shopping subterrâneo e em vários blogs de viagem vi dicas de que essa entrada era a mais recomendada e acho que todas as pessoas que estavam na fila comigo leram o mesmo, pois a média de espera era de 1h. Eu fui na primavera e era um dia chuvoso, essa entrada estava lotada. Se você adora uma fila ou esqueceu de comprar suas entradas online, verifique qual fila está menor. Funciona todos os dias (exceto Terça-feira). Segunda, Quinta, Sábado e Domingo de 9:00 a 19:30. Quarta e Sexta-feira de 9:00 a 21:45.

»»» Passage Richelieu: logo em frente ao metro, como pode ver na imagem. Funciona todos os dias (exceto Terça-feira). Segunda, Quinta, Sábado e Domingo de 9:00 a 17:30. Quarta e Sexta-feira de 9:00 a 18:30.

»»» Porte des Lions: fica a direita da pirâmide e é uma entrada menos conhecida. O site oficial do Louvre avisa que algumas vezes essa entrada pode estar fechada para o público e que vale a pena conferir antes de ir.

Alas e pisos

Para ter uma ideia da imensidão do lugar, ele é dividido em três alas:
SullyRichelieuDenon 

E ainda tem 5 pisos:
Segundo andar (2)
Primeiro andar (1)
Térreo (0)
Mezanino (-1)
Hall de Napoleão (-2)

Viu? É gigante. A minha dica é faça uma ala de cada vez para não ficar que nem barata tonta e se perder. Eu fui de manhã cedo e diretamente para a Vênus de Milo na Ala Sully, fiz toda a área e depois parti para Denon para ver Vitória de Samotrácia e Mona Lisa, fiz a área Richelieu mais tranquilamente aproveitando bastante dos apartamentos de Napoleão.

O que ver?

Uau, lá você verá praticamente de tudo: sarcófagos, esculturas, pinturas e antiguidades de todos os lados do mundo. É incrível! Para mim as 4 imperdíveis são:

Vênus de Milo: está no térreo da ala Sully, sala número 7.

Venus de Milo – Louvre

Vitória Alada da Samotrácia: primeiro piso da ala Denon, passando o controle de entrada suba a escada da esquerda.

Vitória Alada da Samotracia

Mona Lisa: localizada no primeiro piso da ala Denon, sala 6

Mona Lisa

Apartamentos de Napoleão III: primeiro andar da ala Richelieu, sala 87

Ingressos

Há várias formas de comprar ingressos, não recomendo comprar no dia e no local, já que Paris é tão linda para se desperdiçar em filas. É possível comprar no site do Louvre ou com nossa parceira a TicketBar.

♣ Entrada para Visitar o Louvre em Paris evitando filas: aqui.
 Visita ao museu do Louvre com guia de audio: se você prefere visitar o Louvre por conta própria mas gosta de saber mais sobre as obras, essa e uma ótima opção.
♣ Visite o Louvre a pé ! – Evite filas: para quem gosta de saber mais sobre a historia e sobre a arte.
 Cruzeiro pelo Sena + Museu do Louvre: quer fazer um cruzeiro no Sena? Só comprar esse pacote que vem com as duas atrações.

Para quem vai comprar o Paris Museum Pass, o Paris PassLib’ ou o Passe para Paris, o Louvre está incluído.

De Outubro a Março a entrada é grátis no primeiro domingo do mês. Vai que você dá sorte de justo visitar o Louvre em Paris na data certa.

Ir de noite: é possível visitar o Louvre de noite. Além de estar mais vazio te da a sensação de estar no filme “Código Da Vinci” super legal! 

Ingressos Louvre

Horário de funcionamento

Aberto todos os dias, exceto Terça-feira.

Segunda, Quinta, Sábado e Domingo de 9:00 a 18:00
Quarta e Sexta-feira de 9:00 a 21:45

O museu fecha no dia 1 de Maio, 1 de Novembro e 25 de Dezembro. Para mais informações visite o site do museu.

Atenção: as salas começam a fechar 30 minutos antes do horário que o museu fecha.

Como chegar

Metro Palais Royal – Musée du Louvre (linha 1 ou linha 7)

Para aproveitar o tempo, uma ideia legal é parar na linha 1 na estação Tuileries e caminhar por esse lindo jardim até a pirâmide do Louvre.

Segurança

Depois dos ataques em Paris a segurança foi reforçada, então é preciso paciência. E fique de olho com os famosos Pickpockets (termo em inglês para pega bolso, nem faz sentido né? São os batedores de carteira) que estão por todos os lados.

Site do museu: http://www.louvre.fr/en/

Ps: Quem vê minhas fotos acima acha que o museu estava vazio, mas na verdade não estava não.Olha essa aqui, assim e visitar o Louvre em Paris

Está procurando hotel para ficar em Paris? O Booking.com tem acomodação que cabe no seu bolso e ainda você ajuda o blog. Reservando através do nosso link você não paga nada a mais por isso e uma pequena comissão e repassada para o blog.

Precisa de seguro? A nossa parceira Real Seguro de Viagem tem as melhores ofertas. Faça sua cotação com eles e se contratar o serviço através do nosso link nos ajudará a manter o blog sempre atualizado.

Seguro viagem geral 728x90

Vai visitar o Louvre em Paris? Compartilhe aqui seus planos e tire suas duvidas.

Curta nossa página no Facebook, siga o nosso Twitter e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades.
Gostou desse artigo? Compartilha! Comenta!

Tem alguma pergunta ou quer dividir sua história? Seu lugar é aqui.