Visto: O que é o Working Holiday Visa?

Muitas pessoas sonham em viver em outro país ou apenas experienciar uma cultura diferente. A Austrália ainda é um país aberto a imigrantes e oferece visto para todos os tipos de pessoas. Seja para visitar, estudar, trabalhar ou começar uma vida nova. E se eu te falo que há um visto que te dá direito a tudo isso? Verdade! E o nome desse visto é Working Holiday Visa.

o que é o Working Holiday Visa?

Se você nunca escutou falar nele é porque o Brasil ainda não está na lista dos seletos países que têm direito a esse visto. “E que países estão nessa lista exclusiva?” Existem duas categorias (mas nesse artigo vou apenas falar de uma, se quiser ficar antenado para os próximos artigos se cadastre na nossa newsletter aí no canto direito). Na subclass 417 estão:

• Alemanha
• Bélgica
• Canadá
• Cipre
• Coréia
• Dinamarca
• Estônia
• Finlândia
• França
• Holanda
• Hong Kong
• Irlanda
• Itália
• Japão
• Malta
• Noruega
• Suécia
• Taiwan
• Reino Unido

E quais são os requisitos para tirar esse visto?

Não é nada de outro mundo. É necessário ter um passaporte válido de um dos países acima, aplicar para esse visto fora da Austrália (e estar fora quando receber a resposta), ter 18 anos e não ter completado 31 anos, nunca ter entrado na Austrália usando a categoria 462 Work and Holiday Visa, ter dinheiro para se sustentar durante sua estadia e para comprar uma passagem de volta no final do seu visto, e por último não estar acompanhando de nenhuma criança como dependente durante sua estadia.

Lembrando que não é possível adicionar nenhum dependente no seu visto, se tiver namorado (a), marido (a) ou amigo (a), cada um deve ter seu visto. Em relação à seguro médico, não é obrigatório, porém a imigração deixa bem claro que cada um é responsável por seus custos com saúde e que não será possível utilizar o sistema de saúde pública do país. Alguns países têm acordo com a Austrália, como é o caso da Itália, e é possível usufruir da saúde pública nos primeiros 6 meses de estadia. Confira no site da imigração qual acordo seu país tem com a Austrália. É altamente recomendado ter um seguro saúde durante sua estadia. Nunca se sabe quando irá precisar.

E quais são meus benefícios?

Além de ser um visto super simples de aplicar, ele te dá o benefício de trabalhar 40h semanais com qualquer empresa e em qualquer área que você queira. Claro que isso vai depender do seu inglês, mas é uma grande vantagem ter esse direito. Atenção! Com esse visto pôde-se trabalhar até 6 meses com a mesma empresa, depois disso será necessário mudar, caso queira ter direito ao seu segundo ano na Austrália.

Outro benefício é entrar e sair do país quantas vezes quiser. E com esse visto pôde-se estudar até 4 meses. Para quem quer estudar e aprender inglês eu não recomendo usar esse visto, já que ele te dá a grande oportunidade de trabalhar em tempo integral, e estudar seria perder esse benefício.

Eu cheguei na Austrália pela primeira vez com esse visto, estudei por 2 meses, conheci um monte de brasileiros e não aprendi quase nada de inglês. Quando eu me mudei em busca de um trabalho na fazenda para o meu segundo ano (trabalhar em fazenda? Como assim? Calma eu vou chegar lá), fui praticando dia a dia com pessoas de diferentes países que estavam na mesma situação que eu e foi aí que aprendi inglês.

Então não gaste esse visto para ir na escola, explore suas oportunidades e aprenda com as pessoas, será bem mais rápido e prazeroso.

E o segundo ano?

“Giulia você falou tanto em segundo ano e fazendas, o que que tem uma coisa com a outra?” Vamos lá, se você trabalhar em uma área rural por 88 dias ou três meses durante o seu primeiro Working Holiday Visa você poderá aplicar para mais um ano. Tem coisa melhor do que isso? Dois anos explorando o país, conhecendo pessoas e juntando dinheiro. Bom demais!

Muitas pessoas podem pensar “trabalhar em uma fazenda? Nem a pau!”. Posso te dizer com toda a certeza que essa experiência mudou minha vida, mudou quem eu sou e me fez ganhar amigos para o resto da vida. Mas essa história vai ficar para um outro dia.

O Working Holiday Visa me fez viver um momento único e conhecer tantas pessoas.

Quer saber mais sobre Working Holiday Visa ou minha experiência nas fazendas? Entre aqui.

Está procurando hotel para ficar na Austrália? O Booking.com tem acomodação que cabe no seu bolso e ainda você ajuda o blog. Reservando através do nosso link você não paga nada a mais por isso e uma pequena comissão é repassada para o blog.

Precisa de seguro? A nossa parceira Real Seguro de Viagem tem as melhores ofertas. Faça sua cotação com eles e se contratar o serviço através do nosso link nos ajudará a manter o blog sempre atualizado.

Seguro viagem oceania 728x90

Curta nossa página no Facebook, siga o nosso Twitter e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades. Estou também no Snapchat (likewanderlust), me adiciona lá.

Gostou desse artigo? Compartilha! Comenta!

13 Comments

  1. Raphael

    29 de março de 2017 at 20:25

    Giulia,
    Irei aplicar para o 1° work holiday visa com 30 anos e alguns meses, após um ano pretendo aplicar para renovação, ou seja, o 2° work holiday visa. Pergunta, posso aplicar para o 2° WHV já tendo feito 31 anos durante o 1°???

    1. Giulia Sampogna

      10 de abril de 2017 at 17:38

      Raphael, infelizmente quando você complete 31 anos não poderá aplicar o segundo ano. O que sim poderá fazer é tentar fazer seu trabalho o mais rápido possível e tentar aplicar antes dos 31 anos. Ou torcer para que a imigração mude a idade 🙂

  2. Raphael

    29 de março de 2017 at 11:13

    Giulia,
    Tenho 29 anos e sou cidadão italiano, mas por motivos de trabalho só poderei ir para Australia em Agosto/2018, sendo que até lá terei 30 anos (01/10/1987). Já sei que com 30 anos e 10 meses conseguirei aplicar para o primeiro WHV, mas minha dúvida é: Consigo pedir o segundo WHV com 31 anos ?

    1. Giulia Sampogna

      29 de março de 2017 at 11:29

      Raphael, tudo bem? Não dá para aplicar o segundo ano com 31 anos infelizmente. O que sim você pode fazer é assim que chegar fazer os trabalhos em fazendas e tentar aplicar o segundo ano antes de completar 31 anos. É a única forma, infelizmente. Espero ter ajudado. Abraços.

      1. Raphael

        30 de março de 2017 at 00:03

        Giulia,
        Obrigado pela ajuda, eu fiquei com essa dúvida porque vi em outro site que poderia aplicar para o segundo mesmo tendo feito 31 anos durante o 1° WHV, mas como você tem experiência em relação a esse visto preferi te perguntar. Beijo e Fica na Paz !

        1. Giulia Sampogna

          10 de abril de 2017 at 17:44

          Raphael no site oficial da imigração diz que tem que ter pelo menos 18 e não ter completado 31. Muitas pessoas mal interpretam isso infelizmente. “are at least 18 but not yet 31 years of age” está exatamente assim no site da imigração. Abraços.

          1. Raphael

            12 de abril de 2017 at 06:19

            Giulia, muito obrigado !! Vi que provavelmente no final desse ano fiscal 01/07/17 o WHV pode passar para até 35 anos e 1 ano de trabalho com o mesmo empregado desde que seja em local diferente. No fim de tudo vou tentar ir pela SOL, pois sou engenheiro mecânico (oficial das forças armadas) e tenho uma boa experiência na minha área mesmo sendo militar. Acho que com o Visa 189 (acho que é esse) minha esposa também pode tentar algo já que sua profissão não tem demanda aí. Dinovo agradeço a ajuda. Um grande abraço !!

          2. Giulia Sampogna

            12 de abril de 2017 at 09:33

            Oi Raphael, fico feliz por você. Como sempre menciono aqui, a imigração é uma caixa de surpresas, mudam o tempo todo. Boa sorte!

  3. JESSICA BIBBO

    11 de setembro de 2016 at 05:32

    Oi Boa tarde, Me chamo Jessica, sou casada e tenho um filho de um ano e três meses. Moramos quase dez anos na Europa e agora estamos no Brasil. Faz tempo que estamos pesquisando sobre o país e estamos apaixonados pelo que vimos e escutamos. Querendo muito viver na Austrália e precisamos de algumas orientações se possível. Será um prazer fazer novas amizades. A Marcia Percival quem passou o seu site e nos deu uma orientação do working holyday visa, pois temos a cidadania italiana, onde devo aplicar este visto? No site do consulado Australiano mesmo? Tem como fazer on line, tem algum limite de idade? Pois aqui no Brasil estava vendo o visto como estudante, mas as agências aqui cobram o olho da cara, muito caro mesmo.
    Abraço! Jessica

    1. Giulia Sampogna

      12 de setembro de 2016 at 22:42

      Oi Jessica tudo bem? A Márcia é demais né? Geralmente o Working Holiday Visa é um visto super simples para ser aplicado. O processo é todo online e geralmente sai em alguns dias. Porem ele tem umas restrições um pouco chatas. E uma delas é que o aplicante não pode estar acompanhado de nenhuma criança durante a validade desse visto. Eles falam que existem pouquíssimas exceções e que nesses casos devem entrar em contato com a embaixada e perguntar. Sim tem limite de idade, é ate 30 anos. Realmente o visto de estudante é bem caro. O WHV é bem mais barato. Espero que de tudo certo e qualquer pergunta estou a disposição. Abraços.

      1. JESSICA BIBBO

        15 de setembro de 2016 at 09:13

        Muito Obrigada Giulia,
        Vou verificar este visto que você mencionou.
        Giulia tem alguma comunidade ou alguns contatos no qual você possa me passar para alugar um quarto, e que aceite criança, para ter uma noção de valores.
        Abraço!
        Jessica.

        1. Giulia Sampogna

          16 de setembro de 2016 at 21:32

          Ei Jessica tudo bem? Da uma olhadinha mesmo. A comunidade mais forte aqui e o Brasileiros em Sydney, ou na cidade que você queira ir. O site https://flatmates.com.au/ tem valores e varias opções.

          Um abraco,

          Giulia

          1. Jessica Bibbo

            17 de setembro de 2016 at 08:09

            Valeu Giulia. Muito Obrigada!
            Abraço!

Leave a Reply

Close