Mudança do visto 457 na Austrália: adeus ao sponsor?

Era uma terça-feira tranquila até eu começar a receber dezenas de mensagens no celular. O Primeiro Ministro australiano Malcolm Turnbull mudou o destino de diversos imigrantes com apenas um vídeo. Não se fala de outra coisa na Austrália e até em outros países. As pessoas continuam me perguntando sobre a mudança do visto 457 na Austrália. 

Não sou experiente no assunto, mas tenho minha opinião. E para não deixar os meus leitores boiando vamos começar do princípio: as mudanças da imigração. 

Reforma imigratória: por que tantas mudanças?

Para quem ainda não percebeu, a Austrália passou a ser o destino favorito de imigrantes ao redor do mundo. Seja por seu clima ameno, grandes oportunidades ou facilidade imigratória, diversas pessoas imigram para a terra dos cangurus em busca de uma vida melhor. 

Óbvio que o governo percebeu isso também. Foi anunciado em 2017 que a economia australiana continua crescendo. Isso não seria possível se não fossem os milhões de estudantes que chegam no país todos os anos. Seja o visto que for: turista, estudante, Working Holiday, sponsor, permanência trazem muito dinheiro para o país. Se o Brasil cobrasse todos esses tipos de visto, aposto que entraria muito mais dinheiro para o país. À medida que vai caindo a demanda eles vão mudando as leis.

Exemplo das mudanças

Vou dar um exemplo de um assunto que eu entendo. Quando eu cheguei na Austrália 6 anos atrás, o Working Holiday era o visto do momento. Milhares de europeus vinham para a Austrália trabalhar e viajar por um ano. Para ter direito ao segundo ano, cada aplicante teria que trabalhar nas fazendas, ajudando assim a falta de trabalho nas áreas rurais. Vendo isso a imigração decidiu aumentar o valor do visto. Já o governo foi mais esperto e mudou a forma que esses viajantes pagam taxas. Eles teriam que pagar mais taxas o que geraria bilhões para o país. Inteligentes não? Na verdade não. 

Leia também: Working Holiday Visa

O que aconteceu então? Esses mochileiros foram diminuindo e grande parte decidiu não aplicar para o segundo ano, fazendo assim que diversos fazendeiros ficassem sem trabalhadores. Imagina quanto dinheiro eles começaram a perder. O governo não podia deixar as coisas assim e começaram a adicionar países nas listas. Vietnã, Portugal, São Marino, China e muitos outros passaram a ter direito a esse visto.

Os fazendeiros continuavam pedindo socorro. Ninguém quer ir lá trabalhar 8h por dia e ganhar 50 dólares enquanto na cidade grande eles podem ganhar 150 por dia. Decidiram fazer com que a outra categoria do Work and Holiday Visa 462 também tivesse direito a ter o segundo ano. Por isso tantas mudanças. Eles vão analisando a oferta e procura. 

Mudança do visto 457 na Austrália

Mudança do visto 457 na Austrália

Agora vamos a bomba da semana. O Primeiro Ministro divulgou um vídeo no Facebook, que já foi compartilhado e comentado milhares de vezes. Nesse vídeo ele explica que irá abolir ao visto de sponsor 457 e criar um novo. A meta é que os australianos tenham mais trabalho e que sejam prioridade (sendo que eles já eram de qualquer forma) no mercado de trabalho. 

Na maioria das vezes, a imigração faz mudanças no dia primeiro de Julho, que é início do ano financeiro. Não nesse caso, o Ministro anunciou que ainda irão divulgar mais detalhes sobre esse visto, porém que muitas mudanças entram em vigor a partir de hoje. 

A lista com as profissões aptas para aplicar o visto diminuiu de 651 para 435 ocupações, acabando com o sonho de muita gente em migrar para a Austrália. Claro que sempre há outras possibilidades, mas para aqueles que estavam já pensando em começar o processo e a profissão foi retirada da lista não há nada mais a ser feito. 

O novo visto será chamado de Temporary Skills Shortage (TSS) e terá duas listas diferentes: uma com ocupações que poderão aplicar para curto período e outra que dará direito ao aplicante ficar por mais tempo e tentar conseguir a permanência. 

A notícia da mudança do visto 457 na Austrália ainda está quente e com muitas incertezas. Se você pensava em aplicar esse visto o melhor a fazer é procurar um agente de imigração e perguntar como essas mudanças afetarão o seu caso. 

Está procurando hotel para suas férias? O Booking.com tem acomodação que cabe no seu bolso e ainda você ajuda o blog. Reservando através do nosso link você não paga nada a mais por isso e uma pequena comissão é repassada para o blog para seguir o sonho de trabalhar com esse meio.

Banner do booking.com

Curta nossa página no Facebook, siga o nosso Twitter e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades. Estou também no Snapchat (likewanderlust), me adiciona lá.

Gostou de Mudança do visto 457 na Austrália? Compartilha! Comenta!

Faça sua reserva aqui

Você sabia que se fizer qualquer reserva através dos meus parceiros você estará ajudando o blog? Isso mesmo! Você não paga NADA a mais por isso, pelo contrário, ainda ganha dicas e descontos. Quando um leitor reserva através dos links abaixo, uma pequena comissão é repassada para o blog. Uma ajudinha para continuar trabalhando nesse meio. E se não for viajar agora, provavelmente vai precisar depois, então salva o link aí nos favoritos para quando for planejar sua viagem.

Hotel: O Booking.com já está na minha vida a maior tempão, sempre fiz reservas através dele porque é uma plataforma segura e com os melhores preços de hotéis no mundo todo.
Booking.com


Seguro de viagem: como diz o ditado “É melhor prevenir do que remediar”. Por isso não dê mole e contrate um seguro viagem para evitar qualquer dor de cabeça nas suas férias. Com a Seguros Promo você faz uma cotação com as melhores seguradoras e pode escolher a mais barata. Não para por aí, por ser meu querido leitor use o cupom de desconto GIUVIAJANTE15 e receba 15% de desconto.

Seguros PromoAtrações: Esse é o meu parceiro favorito, Get Your Guide. Reserve ingressos para atrações em qualquer lugar do mundo, economize bastante e ainda evite filas. Bom demais não é? Garanta seus ingressos aqui.

Chip de celular: Fique conectado durante a sua viagem com um chip para internet. Existem diversas opções com ótimos preços. Clique aqui para escolher o seu.

Aluguel de carro: Procurando um carro para sua próxima viagem? Sempre que eu posso alugo um. E não há lugar melhor que o rentcars. Você encontrará os melhores preços com até 60% de desconto. Veja aqui os melhores valores.

Faça uma social

Me segue no Instagram @giuviajante para acompanhar todas as minhas viagens. E se quiser conhecer vários lugares e vídeos de dicas de viagem, inscreva-se no meu canal do Youtube.

2 Comments

  1. Rafael L. 25 de agosto de 2018 at 08:35

    Giulia, boa noite!

    Já faz um tempo que te acompanho por aqui e tenho uma duvida. Tenho cidadania italiana, e pretendo me mudar para a Austrália através do Working Holiday Visa, aplicar para mais um ano e durante esse período conseguir um sponsor.
    Minha dúvida é: Ao longo dos dois anos que estarei aí, conseguir um sponsor é muito complicado? Os empregadores, após constatarem um bom trabalho de minha parte, oferecem o sponsorship?
    Imigrar através do Working Holiday ainda é a melhor opção?

    Muito Obrigado!!

    Rafael

    1. Giulia Sampogna 26 de agosto de 2018 at 11:59

      Oi Rafael, que bom que acompanha o blog. Não é difícil conseguir um sponsor com o Working Holiday Visa, já que poderá trabalhar full time. O que vai depender é o seu inglês e a área em que esteja procurando. Boa sorte. Abraços.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.