Como a mudança do visto 457 afetou a minha vida

Com a mudança do visto 457, a vida de muitas pessoas mudaram e eu sou uma delas. Para quem já me acompanha a tempos sabe que eu moro na Austrália a 6 anos. E quem está no país a tanto tempo, a batalha com vistos é permanente. Na semana passada o primeiro ministro jogou uma bomba que afetou a minha vida e vou dividir com vocês.

Vistos na Austrália

Eu já tive três vistos diferentes: Working Holiday Visa, Student Visa e Sponsor. Meus primeiros dois anos foram com o Working Holiday Visa. Visto fácil de aplicar e sem muitos rodeios. 

Leia mais sobre o Working Holiday Visa

Depois de passar 9 meses viajando pela Ásia, meu marido e eu decidimos ficar mais um tempo na Austrália. Aplicamos para o visto de estudante. O processo é longo e caro, já que o governo exige muitas coisas. Conseguimos um visto por dois anos. 

No meio do caminho a minha tia ofereceu aplicar para o sponsor (457) para mim. Mais um processo longo e demorado. Mais que nada, muito caro. Depois de 4 meses esperando recebemos o visto para 4 anos. Estava feliz da vida. Por coisas do destino e assuntos pessoais, a minha tia cancelou esse visto. 

Lá voltamos nós para o visto de estudante de novo. Todo um processo. Meu marido e eu sabíamos que quando nosso visto vencesse em 2018, iríamos embora da Austrália. Pelo menos era isso que nós achávamos. 

Com o passar do tempo, ele recebeu uma oferta incrível. Teríamos que nos mudar da cidade e ir viver em uma área rural. Ele seria chefe de um restaurante e ganharia o sponsor. Depois de menos de um ano poderíamos aplicar para a permanência regional. Até que surgiu o anúncio do primeiro Ministro. 

Como a mudança do visto 457 afetou a minha vida?

A empresa que meu marido começou a trabalhar já tinha pagado uma agência para cuidar de todo o processo do sponsor. Fizemos um questionário com todos os detalhes da nossa vida e reunimos os documentos necessário. 

Recebi diversas mensagens e fiquei um pouco incrédula. A imigração nunca fez nenhuma mudança assim radical da noite para o dia. Pensei que fosse algo que ainda seria implementado em Julho (como geralmente acontece). Foi quando percebi o desespero das pessoas que já tinham aplicado ou estavam por aplicar. A agência que cuida do nosso visto estava recebendo uma enxurrada de ligações. Todos preocupados com a situação. 

Não havia o que fazer. Ainda são poucas as informações disponíveis. Os agentes de imigração estão sendo treinados para os novos procedimentos. Tudo muito novo. Tive uma conversa sincera com a minha agente e ela explicou o que mudou:

Antes: aplicaríamos o 457 como Cook e receberíamos um visto de 4 anos, sendo que depois de dois anos poderíamos aplicar para a residência. Porém como em Outubro meu marido terminava o Certificado IV ele poderia aplicar residência como Chef na área rural. 

Atualmente: podemos ainda aplicar o 457 como Cook e podemos receber um visto de 2 anos, que não dá direito à residência. A qualificação de chefe mudou e agora não basta ter o Certificado IV, é necessário também um Diploma. 

Porém ninguém sabe se em Julho eles não vão mudar também a permanência para a residência regional. Não nos resta fazer nada mais, a não ser esperar. 

Leia aqui mais sobre o visto 457

Está procurando hotel para suas férias? O Booking.com tem acomodação que cabe no seu bolso e ainda você ajuda o blog. Reservando através do nosso link você não paga nada a mais por isso e uma pequena comissão é repassada para o blog para seguir o sonho de trabalhar com esse meio.

Curta nossa página no Facebook, siga o nosso Twitter e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades. Estou também no Snapchat (likewanderlust), me adiciona lá.
Gostou de saber como a mudança do visto 457 afetou a minha vida? Compartilha! Comenta!

Tem alguma pergunta ou quer dividir sua história? Seu lugar é aqui.