Vientiane: uma capital charmosa – Laos

Eu li tantas coisas ruins de Vientiane que pensamos em ficar apenas uma noite para descansar e ir embora. Quando chegamos a surpresa, é uma capital limpa, bem organizada e sem a loucura do trafico das grandes cidades.

Procuramos acomodação e achamos a Syri 2 que estava recomendada no lonely planet. A guesthouse custou 80.000 kip por noite, um quarto para dois grande e com banho compartido. A localização é perfeita. Deixamos nossas coisas e não perdemos tempo, fomos andar e ver a cidade.

Decidimos ir até o Buda Park, como os tuk tuks estavam caros, fomos até a estação de ônibus que fica ali no centro e pegamos um ônibus por 6.000 kip. O ônibus parou na divisa com a Tailândia e lá perguntamos para ir ao Buda Park e pegamos uma mini van por 2.000 kip. Para entrar foi 10.000 kip e o parque é pequeno, porém lindo. Tem Budas de todos os tipos, bem legal.

De lá voltamos da mesma forma, andamos na rua principal, tiramos fotos no Palácio do Governo. Fomos até o Wat Si Saket que é um dos templos mais antigos da cidade, pagamos 5.000 e não foi nada demais. O legal são os milhares de Budas pequenos na parede, mas só. Depois fomos ao Haw Phra Kaew, um museu legal, mas nada uau. Pagamos 5.000 kip na entrada.

O que mais gostei foi o Patuxai, também conhecido como Arco do Triunfo de Vientiane. A construção é lindíssima e a vista é linda lá no alto. Pagamos 3.000 kip para subir.

Depois fomos até Pha That Luang que é o templo dourado, em volta dele tem vários templos menores que são bonitos também.

Fomos ao COPE, que é um museu muito educativo que fala sobre as bombas que foram lançadas em Laos na época da guerra entre EUA e Vietnã. Muitas pessoas sofrem até hoje com essas bombas que ainda não explodiram, cerca de 8 milhões. Vimos vídeos e é tudo muito educativo. Como eles não cobram entrada, as pessoas ficam livres para fazer suas doações ou comprar algo na lojinha.

De noite fomos no mercado noturno na frente do rio e caminhamos por lá. Não é uma cidade que se precise de tempo para conhecer, porém como é a capital de Laos e é o melhor ponto para ir para o sul, valeu a pena parar para conhecer e ficar 2 dias conhecendo seu charme.

Tem alguma pergunta ou quer dividir sua história? Seu lugar é aqui.