De Laos a Camboja: fronteira e imigração
Nossa viagem pela Ásia esta sendo uma aventura de fato. Percorrer de um país a outro de ônibus, não é para qualquer um. Continuamos nossa aventura, agora estávamos indo para a linda e sofrida Camboja.
Nas 4000 Ilhas haviam várias empresas que vendiam pacotes para Siem Reap. Na hora de escolher uma, achamos que era tudo igual e que não haveriam tantas pessoas que cruzando a fronteira. Pensamos que as empresas eram as mesmas, o que mudava era quem ganhava a comissão. Porém estávamos errados, as empresas eram diferentes e claro, sem saber, escolhemos a pior.
Pagamos o valor que todas cobravam U$30. De manhã pegamos o barco para o píer perto de Don Det e fomos para uma agência onde eles já começaram a nos irritar.
Uns dias antes, Fernando, brasileiro que conhecemos em Luang Prabang, tinha cruzado a fronteira sozinho. Ele fez tudo por conta própria: na saída de Laos cobraram U$2 e no lado de Camboja U$20 do visto e U$6 de propina. Quando chegamos na agência eles falaram que tínhamos que dar nosso passaporte ali e que por U$30 eles iam resolver nosso visto e seria mais rápido. Pensamos “Ah são só dois dólares, deixa eles fazerem o serviço, deve ser mais rápido assim…” Engano nosso.
a saga De Laos a Camboja
Todos pagaram, preencheram os papéis do visto, e era hora de ir. Na verdade tivemos que esperar 1 hora, sem saber o motivo. O nosso “agente” nos chamou e disse que tínhamos que ir para o nosso ônibus. Enquanto esperávamos vimos pessoas entrando em ônibus de dois andares e que pareciam bem cômodos. Quando chegou o nosso, fiquei de boca aberta. Era velho e sem conforto algum, e para uma viagem de 10 horas não tinha nem banheiro.
Chegamos na fronteira e o nosso “agente” nos pediu para cruzar para a Camboja enquanto ele ia na “imigração”. Sem brincadeira, ficamos em um “bar/restaurante” que era feito de palha e não tinha nenhuma estrutura. Ficamos ali pelo menos 2h, ate descobrir que o pior estava ainda por vir.
O homem voltou com nossos passaportes e nos entregou e esperamos mais. Depois dai o caminho estava terrível, um monte de estrada de terra, paramos em cada lugar pobre e feio. Além de atrasar e chegar a Siem Reap quase meia noite, eles nem se importavam com as pessoas que estavam ali dentro. Terrível!
♦ Dica: pesquise antes de contratar uma empresa. Vale a pena se aventurar e cruzar a fronteira por conta própria.
Quer saber mais sobre Camboja? Leia mais aqui.
Está procurando hotel para ficar na Camboja? O Booking.com tem acomodação que cabe no seu bolso e ainda você ajuda o blog. Reservando através do nosso link você não paga nada a mais por isso e uma pequena comissão é repassada para o blog.
Precisa de seguro? A nossa parceira Real Seguro de Viagem tem as melhores ofertas. Faça sua cotação com eles e se contratar o serviço através do nosso link nos ajudará a manter o blog sempre atualizado.
Curta nossa página no Facebook, siga o nosso Twitter e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades. Estou também no Snapchat (likewanderlust), me adiciona lá.
Gostou desse artigo? Compartilha! Comenta!