Como encontrar um farm job para Working Holiday Visa

Não existe tanta informação sobre trabalhar em fazendas na Austrália. Do momento em que descobri que para renovar o meu visto Working Holiday Visa eu precisava trabalhar 88 dias ou 3 meses em uma fazenda, fiquei de cabelos em pé. Já estava 6 meses na Austrália e não me restava tanto tempo, tinha que pesquisar como encontrar um farm job U-R-G-E-N-T-E. Não parei de procurar um segundo por um lugar ideal.

Entrei em todos os sites possíveis e não achava muita informação em português. O meu principal guia foi o site do governo: Harvest Trail. Nesse site é possível procurar por trabalhos e também baixar o guia da Austrália, que contêm todas as regiões e fazendas no país. Esse guia é muito útil.

Working Holiday Visa: como encontrar um farm job?

Outros sites úteis que encontrei nas minhas pesquisas:
Fruit Picking Jobs
Jobs 4 travellers
Farm Jobs*
Backpacker Jobs*
TAW *
Tasmanian Berries*

Depois de ligar para algumas fazendas e aplicar online para vagas disponíveis, eu não podia esperar mais. Comecei a procurar mais sobre a cidade que me haviam falado que tinha muito trabalho: Bundaberg.

Veja também: E onde fica Bundaberg?

Albergues que oferecem trabalho

Tentei pesquisar na internet como as coisas funcionavam nessa cidade e descobri a “máfia”. Os albergues (conhecidos como hostel) recebem mochileiros todos os dias e arrumam trabalho em troca que eles estejam morando nele. Geralmente só consegue trabalho se estiver morando em algum hostel de trabalho.

Eu escolhi o City Centre Backpackers
216 Bourbong Street, Bundaberg QLD 4670, Australia
Telefone: +61 7 4151 3501

Esse hostel fica na frente da estacão de trem, então e muito fácil achar. Do outro lado da rua tem outro hostel que oferece oportunidades de trabalho também:

Federal Backpackers
221 Bourbong Street Bundaberg Queensland Australia 4670
Email: federalbackpackers@hotmail.com
Phone: +61 7 41 533 711 / Fax: +61 7 41 510 266

Todo mundo que chega lá quer começar a trabalhar no próximo dia e cometem o erro de ficar perguntando na recepção sobre trabalho. Vai com calma ai amigo! Geralmente demora uma semana para arrumar um trabalho, porém eu tive sorte e arrumei no primeiro dia. Acabei ficando em Bundaberg por quase dois anos e sempre tinha trabalho disponível.

Meu irmão passou 4 meses em Ayr e me disse que os albergues que ele ficou lá foram:

Delta Backpackers*
139 Queen Street, Ayr, 4807
Phone: 0747833991
reception@deltabackpackers.com

Ayr Backpackers*
54 Wilmington St, Ayr QLD, Australia
phone: +61 7 4783 5837

*Updated 12/01/2017

Quer saber mais sobre o Working Holiday Visa? Veja aqui

Precisa de seguro? A nossa parceira Real Seguro de Viagem tem as melhores ofertas. Faça sua cotação com eles e se contratar o serviço através do nosso link nos ajudará a manter o blog sempre atualizado.

Seguro viagem oceania 728x90

Curta nossa página no Facebook, siga o nosso Twitter e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades. Estou também no Snapchat (likewanderlust), me adiciona lá.

Gostou desse artigo? Compartilha! Comenta!

26 Comentários

  1. Luise 18 de dezembro de 2016 at 22:49

    Oi Giulia,

    Tentei procurar através do site do governo o guia que você diz que é possível baixar com a lista das fazendas existentes aqui na Australia, porém não encontrei. Consegui achar apenas um mapa onde mostra as regiões mas não consigo visualizar nome nem telefones para contato. Você pode me dizer em que parte do site encontrou este guia? Além disso, você tem alguma lista própria com fazendas na região de Tweed Heads/Byron Bay?

    Obrigada,
    Luise

    1. Giulia Sampogna 20 de dezembro de 2016 at 23:11

      Olá Louise, no guia da Austrália não tem telefones específicos, e sim a região mesmo. O melhor é procurar hostel de trabalho nessa região ou buscar fazendas no site de trabalho do governo. Ainda não tenho uma lista pessoal com fazendas em diferentes áreas, já que fiz em apenas um lugar. Qualquer dúvida conte comigo. Abraços.

  2. Gabriel 7 de novembro de 2016 at 16:01

    Ola Giu!!

    Estou morando em Sydney há 2 meses e gostaria de saber se vc tem informações de farms mais próximas daqui, estou de WHV e em fevereiro ou março quero trabalhar nas farms para renovar o visto.
    Muito obrigado!

    1. Giulia Sampogna 19 de novembro de 2016 at 08:53

      Oi Gabriel, não conheço nenhuma perto de Sydney, mas com certeza no site da imigração eles tem um livro com todas as fazendas e regiões. Não da para ser tao perto da cidade, mas sei que existem algumas que ficam a algumas horas de Sydney. Qualquer coisa estou a disposição.

  3. Aline Bellucco 29 de junho de 2016 at 19:05

    Oi fiu! !!

    Meu working holiday vence em março do ano que vem, mas como vim pra morar na praia, gostaria de aproveitar o verão aqui em gold coast, então tô indo atrás de alguma fazenda pra trabalhar durante o inverno.
    O meu problema é que sou casada e eu e meu marido não queríamos nem ficar separados e também não queríamos gastar dinheiro com dois aluguéis, já que ele tem o visto de estudante e estuda em gold. Por isso eu queria muito achar algo nas vidas mais próximas pra podermos continuar morando juntos.
    Você tem alguma idéia de com quem eu devo falar ou onde eu devo procurar pra achar algum trabalho por aqui?

    1. Giulia Sampogna 30 de junho de 2016 at 20:04

      Oi Aline tudo bem? Me manda seu e-mail a partir da area de contato e te mando todos os detalhes das cidades que ficam perto de Gold Coast! Abracos.

  4. Michaela braga 16 de setembro de 2015 at 09:10

    Ola,
    Sou portuguesa, tenho 50 anos, falo alemão e inglês e pretendo fazer working holiday no Brasil. Será que este trabalho é muito pesado para mim, conhece algum lugar onde eu me possa dirigir, adorava conhecer o Brasil, sobretudo o interior!?
    Obrigada.
    Abraço.
    Michaela

    1. Giu 16 de setembro de 2015 at 18:41

      Oi Michaela, tudo bem?
      Que legal que voce gosta do Brasil e vai pra la. Na verdade esse post e sobre Working Holiday Visa na Australia. Eu nao sei muito bem como funciona os vistos no Brasil. Mas se quiser qualquer ajuda pode contar comigo.
      Abraco.

  5. Edu 16 de agosto de 2015 at 00:45

    Oi Giu.
    Obrigado por se disponibilizar para tirar duvidas!
    Então, estou na Australia com visto de estudante. Em breve vou pegar 8 semanas de ferias e estou pensando em ir trampar em fazendas.
    Estou pensando em visitar Bundaberg antes das minhas ferias e ver como que funciona as coisas por la.
    Com visto de estudante da pra trabalhar de boa e legalmente na Australia?
    Vc tem alguma dica que possa passar pra ajudar?

    Desde já muito obrigado.

    1. Giu 16 de agosto de 2015 at 07:21

      Oi Edu! É um prazer poder ajudar. Com certeza você pode trabalhar sim durante suas férias, e sempre uma ótima opção já que dá pra juntar uma grana. Durante os dois anos que fiquei vi apenas uma pessoa indo pra lá com visto de estudante. Durante suas férias você sim pode trabalhar full time.
      Qualquer dúvida estou a disposição! Abraço!

  6. Claudia Pimentel Riello 10 de julho de 2015 at 11:08

    Oi Giu!! Tudo bem?? Adoreeei teu post. =)
    Bom, deixa eu explicar rapidinho. Eu morei em Brisbane de agosto 2013 a janeiro 2014.
    Primeiramente, o plano era voltar pro Brasil e depois retornar para Austrália com o passaporte italiano no working holiday. Estava planejando justamente em trabalhar em farms. Porém as coisas não saíram como planejado e fiquei no Brasil mesmo.
    Só que minha vontade de retornar nunca foi esquecida e estou realmente planejando em voltar para trabalhar e aperfeiçoar meu inglês (confesso que falava com muitos brasileiros quando estive na Austrália, o que dificultou bastante meu aprendizado! Por isso que quero voltar e trabalhar em farms!!)
    Dai gostaria de saber algumas coisinhas:
    1. O working Holiday da direito de ficar 2 anos, ne? Mas eu poderia passar 3 meses e depois voltar, dai depois passar mais alguns meses e assim até completar 2 anos? ou se eu for uma vez eu não poderei voltar mais no working holiday? Porque eu comecei outra faculdade agora e eu não quero atrasar tanto mais, entende?
    2. Tu poderia me dizer quais realmente são teus gastos? Tipo, passagem, hostel, comida …? A fazenda que tu trabalha te da alguma alimentação?
    3. O período de novembro a janeiro é bom para conseguir emprego? porque é mais ou menos o período de férias da faculdade.

    Por enquanto acho que são só essas ( vou perguntar mais depois! hehe)…
    Agradeço desde já tua atenção.

    Claudia.

    1. Giu 29 de julho de 2015 at 23:20

      Oi Claudia, desculpa a demora (estava de ferias 😉
      Sempre da vontade de voltar ne?
      Respostas para suas perguntas:
      1 – Sim com o working holiday visa voce pode ficar 1 ano corrido, o que significa que saindo ou entrando do pais seu visto vai estar correndo. Primeiro voce teria que aplicar seu visto do Brasil e esperar para a resposta no Brasil. Eles sempre dao 1 ano de visto. Para obter o segundo ano, voce precisa fazer 3 meses na fazenda, ai eles te dao um papel e voce aplica de novo. Vamos dizer que voce aplicasse agora em Agosto 2015. Quando eles te mandam a resposta, eles te dao 12 meses para que voce entre no pais. Vamos dizer que voce chegue na Australia em Novembro de 2015, seu visto comeca a contar do dia que voce entrou no pais. Entao seu primeiro working holiday visa seria de Nov 2015 ate Nov 2016. Nesse periodo de tempo voce pode entrar e sair do pais quantas vezes quiser. Tendo o papel de que trabalhou na fazenda, voce pode aplicar para o seu segundo working holiday quando quiser, e mais uma vez seu visto vai comecar a contar do dia que voce entrar no pais. Da para entender? as vezes e confuso explicar hahaha
      2 – Os gastos dependem, por exemplo, caso voce va para a cidade que eu fui seus gastos seriam: passagem Brasil – Australia, passagem de trem ate Bundaberg, custo do hostel por semana, custo de transporte por semana para ir pra fazenda todos os dias e alimentacao. As unicas fazendas que dao alimentacao sao as de trabalho voluntario.
      3 – Sim, de novembro a janeiro e um bom periodo.
      Pode perguntar tudo que quiser!!!

  7. Marcos Lima 11 de junho de 2015 at 23:29

    Bom dia!
    Tudo bem com você? Estou embarcando dia 3 de Julho para Melbourne, seis meses, só que infelizmente nao encontrarei fazendas para trabalhar. Poderia me dar alguma dica?

    1. Giu 11 de junho de 2015 at 23:32

      Oi Marcos tudo bem? Com qual visto voce esta vindo? E vai ficar 6 meses em total?

  8. Fernanda 11 de junho de 2015 at 21:38

    Heyy! Até Que enfim um relato de brasileira em farm! Parabéns pelo post! Tenho uma dúvida….e quem não tem holiday visa? Consegue trabalho por curto prazo em fazendas? Estou apenas com o visto de turismo, trabalho como voluntária pelo workaway, mas queria muito a experiência e um money a mais trabalhando em farm. O que você me diz? Obrigada desde já!

    1. Giu 11 de junho de 2015 at 22:39

      Oi Fernanda, ja estava na hora de dividir minha experiencia. Falta informacao pra galera! Se voce for para alguma das fazendas que eu deixei contato voce vai precisar de ter pelo menos student visa e estar no seu periodo de ferias. Os hostels nao deixam turistas fazerem check in de trabalho. Porem se voce entrar direto com fazendas talvez tenha a possibilidade, mas eu nao tenho ideia!!! Espero ter ajudado!!!

  9. rafael 11 de junho de 2015 at 13:23

    Ola , muito bom o post , parabens,
    Vou procurar por fazendas aqui em breve , pois ainda tenho mais 4 meses de visto de estudante..

    Como funciona pra aplicar para o work holiday? So ir em fazenda com o passaporte q possuo(italiano)? ou preciso aplicar em algum lugar etc?

    obrigado

    1. Giu 11 de junho de 2015 at 22:36

      Oi Rafael,
      voce esta na Australia com visto de estudante? Tendo o Working Holiday?
      Voce deveria aplicar para o visto Working Holiday com o seu passaporte italiano. Esse visto te da direito a ficar um ano na Australia e caso queira mais um ano de visto, voce teria que trabalhar 88 dias na fazenda! Se quiser ajuda, pode me falar!!! Obrigada

      1. Rafael 12 de junho de 2015 at 08:01

        É que eu não tinha o passaporte Italiano quando vim pra Austrália , apenas a cidadania , dias antes de embarcar chegou a cidadania e tirei o passaporte aqui.
        wherever é complicado aplicar?onde vejo sobre?
        obrigadoo

        1. Giu 29 de julho de 2015 at 23:07

          Oi Rafael,
          desculpa a demora. Olha nao e complicado tirar o visto nao, porem voce vai ter que sair da Australia. O primeiro working holiday visa so pode ser aplicado fora da Australia. O ideal seria voce tirar umas ferias para a Tailandia ou algum lugar perto e aplicar o visto. Esse visto voce pode aplicar voce mesmo online e eles te enviam a resposta por email.
          Ai vai o link do visto:
          http://www.border.gov.au/Trav/Visa-1/417-
          Qualquer coisa e so falar!

  10. Matheus 11 de junho de 2015 at 10:37

    eai brother, tudo bom?

    Queria saber quanta grana da pra tirar por semana?

    Valeu!

    1. Giu 11 de junho de 2015 at 22:33

      Oi Matheus, tudo bem?
      Eu tirava em media de $700 a $800. Depende do tipo de fazenda e da temporada!
      Obrigada

  11. rafael poppo 11 de junho de 2015 at 09:56

    Olá , gostei muito do post. Parabéns.

    Mas estou com uma duvida.
    Como faço pra entrar em contato?
    Obrigado !

    1. Giu 11 de junho de 2015 at 22:32

      Ola Rafael. Tudo bem? Fiz uma pagina para contato ali em cima e pode tirar todas suas duvidas, adoro ajudar!!!
      Obrigada

  12. liopufsc 11 de junho de 2015 at 08:54

    Opa! Que massa ver um post desses! Estou na fase de procurar pelas fazendas tambem! Tenho so uma duvida… Nesse hostel q vc ficou quanto custava a semana e quanto vc ganhava por hora nas fazendas?
    Meio capitalista a pergunta, mas conta na balanca das escolhas haha
    valeu!

    1. Giu 11 de junho de 2015 at 12:18

      Na época custava $170 por semana. E eu ganhava $18 por hora e tirava uns $700 por semana. Meu irmão ganhava mais ou menos o mesmo em Ayr, porém pagava menos em acomodação. Qualquer dúvida pode perguntar! 😉

Tem alguma pergunta ou quer dividir sua história? Seu lugar é aqui.