Conheça o Glaciar Perito Moreno e o fenômeno de sua ruptura

Os turistas estão saltaram de alegria no sul da Argentina, finalmente aconteceu a famosa ruptura do Glaciar Perito Moreno

Confira no site El País a notícia sobre a ruptura: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/03/09/internacional

Me segue no Instagram @giuviajante

A última vez que esse espetáculo da natureza aconteceu foi em 2012 no meio da noite, e ninguém presenciou. Dessa vez foi diferente, às 10h55 da manhã, aproximadamente 2.000 pessoas presenciaram o rompimento.

Vista do Glaciar Perito Moreno
Vista do Glaciar Perito Moreno

Em janeiro desse ano, ganhei dos meus sogros argentinos a minha lua de mel no El Calafate e a oportunidade de conhecer o Perito Moreno. Posso dizer que a expectativa para esse momento era grande, mas como eles mesmo diziam “nunca podemos prever o que vem da natureza”.

Para quem não conhece essa famosa geleira, é a única no mundo a produzir esse fenômeno e com isso veio sua fama.

Perito Moreno
Perito Moreno

A Ruptura do Perito Moreno

Aproximadamente a cada 4 anos o glaciar cresce e avança para o continente, quando finalmente o toca, separando o lago norte e o lago sul. O lago norte começa a aumentar o nível da água e o lago sul diminui. A água começa a fazer muita pressão no gelo e a parede começa a ceder formando um túnel que chega a 50 metros. Quando chega o grande momento as paredes se desmoronam formando um espetáculo incrível.

Leia também: Onde ficar em El Calafate?

Quando visitar

Durante todo o ano é possível ver pedaços de gelo caindo na água, algumas vezes grandes e outras pequenos, desfrutando do inigualável som que produz ao cair na água. Nossa guia disse que a melhor época é Março (e justo foi quando aconteceu a ruptura), mas que o verão também é uma boa época já que os dias são mais longos.

Visitei o Perito Moreno no verão e o clima estava ótimo.
Visitei o Perito Moreno no verão e o clima estava ótimo.

Como chegar no glaciar?

Perito Moreno fica a 78 km da cidade de El Calafate e existem 3 formas de chegar lá: carro, ônibus e excursão. Para quem estiver de carro, a estrada é linda, apenas será necessário pagar a entrada do parque, que é obrigatória, $160 pesos por pessoa (Jan. 2016).

Estrada para o Parque Nacional

Há um ônibus que sai da rodoviária da cidade que deixa os turistas perto das passarelas. A última volta é de tardezinha dando mais liberdade para quem quiser passar o dia se derretendo pela beleza do glaciar e sua natureza em volta. Também é necessário pagar a entrada do parque.

Mirador dos Suspiros

E por ultimo excursões. Cada uma inclui coisas diferentes. Nos buscaram no hotel e fomos buscar a maioria dos passageiros. Logo fomos para o Parque Nacional, diretamente para as passarelas, parando apenas quando avistamos a primeira vez a imensidão de gelo. Passeamos em média de 2h pelos circuitos. A guia nos ofereceu fazer o passeio náutico e nos aproximar da parede de 60 metros de altura. Valeu muito a pena.

Veja aqui todas as excursões em El Calafate e escolha a sua preferida. ATENÇÃO: Reserve com antecedência afinal elas podem acabar que nem aconteceu comigo.

Perito Moreno

MiniTrekking

Por que não caminhar no gelo? Essa excursão te leva em uma caminhada totalmente segura de 1 hora e meia sobre o glaciar. E ainda há a opção de por um valor extra ir nas passarelas (e quem sabe até fazer o Safari Náutico e pagar apenas uma entrada ao parque). Com certeza deve ser uma experiência incrível. Nós ficamos morrendo de vontade, mas como fomos no verão estava tudo lotado. Disponível de 1 de Agosto a 31 de Maio. Faça sua reserva aqui e garanta sua vaga. Não dê mole que nem eu dei.

♦ Dica: Faça a reserva o quanto antes, de preferência antes mesmo de ir para o sul. 

Queria tanto ter feito o mini trekking ai dentro

Big Ice trekking

Para os mais experientes, essa aventura inclui 3h e meia (em total 6h) descobrindo cavernas, lagoas azuis e se sentindo no centro do Perito Moreno. Disponível de 15 de setembro a 30 de abril. Vale a pena comprar com antecedência na temporada alta, afinal é uma experiência única na região e diversas pessoas vão lá só para isso. Reserve aqui essa aventura.

Imagina caminhar ai dentro Perito Moreno

Safari Náutico

Esse passeio complementa qualquer excursão escolhida. O catamarã chega bem perto da imensa parede de gelo recorrendo de um lado a outro, sendo possível tirar fotos únicas de um diferente ângulo do glaciar. Disponível o ano todo. Eu fiz as passarelas e esse passeio. Como paguei tudo separado ficou um pouco mais caro. Se quiser comprar o tour todo junto e ainda ganhar um desconto da uma olhada aqui.

Passeio Náutico chegando perto da geleira

Eu amei passar o dia caminhando pelas passarelas e ver o glaciar de todos os pontos possíveis. Mas com certeza esse passeio náutico complementou a experiência. O barco chega bem pertinho de toda essa camada de gelo e pude observar o Perito Moreno bem de pertinho.

Aproveitamos nosso Passeio Náutico

Quer mais aventuras na Patagônia Argentina? Clique aqui e veja todas as excursões na região.

Dicas:
♦ Planeje com antecedência, mas ainda em alta temporada, e aproveite o melhor que o Parque Nacional tem a oferecer.
♦ O nosso parceiro Get Your Guide vende excursões online. Você garante sua vaga e evita decepções ao chegar em El Calafate. Reserve aqui, uma ótima forma de garantir sua experiência no gelo. 
♦ Fique de olho nas chamadas “viandas” que são o famoso PF (prato feito). A maioria dos restaurantes e hotéis tem opções econômicas para levar de almoço para a sua excursão. 

Fica a dica levar óculos escuro, porque a paisagem branca força a vista.
Fica a dica levar óculos escuro, porque a paisagem branca força a vista.

Quer mais dicas de El Calafate? Clique aqui

Gostou de “Conheça o Glaciar Perito Moreno e o fenômeno de sua ruptura”? Compartilha! Comenta!

Faça sua reserva aqui

Você sabia que se fizer qualquer reserva através dos meus parceiros você estará ajudando o blog? Isso mesmo! Você não paga NADA a mais por isso, pelo contrário, ainda ganha dicas e descontos. Quando um leitor reserva através dos links abaixo, uma pequena comissão é repassada para o blog. Uma ajudinha para continuar trabalhando nesse meio. E se não for viajar agora, provavelmente vai precisar depois, então salva o link aí nos favoritos para quando for planejar sua viagem.

Hotel: O Booking.com já está na minha vida a maior tempão, sempre fiz reservas através dele porque é uma plataforma segura e com os melhores preços de hotéis no mundo todo.
Booking.com


Seguro de viagem: como diz o ditado “É melhor prevenir do que remediar”. Por isso não dê mole e contrate um seguro viagem para evitar qualquer dor de cabeça nas suas férias. Com a Seguros Promo você faz uma cotação com as melhores seguradoras e pode escolher a mais barata. Não para por aí, por ser meu querido leitor use o cupom de desconto GIUVIAJANTE15 e receba 15% de desconto.

Seguros PromoAtrações: Esse é o meu parceiro favorito, Get Your Guide. Reserve ingressos para atrações em qualquer lugar do mundo, economize bastante e ainda evite filas. Bom demais não é? Garanta seus ingressos aqui.

Chip de celular: Fique conectado durante a sua viagem com um chip para internet. Existem diversas opções com ótimos preços. Clique aqui para escolher o seu.

Aluguel de carro: Procurando um carro para sua próxima viagem? Sempre que eu posso alugo um. E não há lugar melhor que o rentcars. Você encontrará os melhores preços com até 60% de desconto. Veja aqui os melhores valores.

Faça uma social

Me segue no Instagram @giuviajante para acompanhar todas as minhas viagens. E se quiser conhecer vários lugares e vídeos de dicas de viagem, inscreva-se no meu canal do Youtube.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.