Um passeio pelo Queen Victoria Market em Melbourne
Todas as grandes cidades possuem mercados que vendem de tudo um pouco, e o Queen Victoria Market em Melbourne não é diferente. Considerado o maior da Austrália, ele é também um dos maiores do mundo. Além de atração turística, é onde os “Melbournians” (juro que essa palavra existe!) fazem suas compras.
Momento história Queen Victoria Market em Melbourne
Acredite se quiser esse ponto turístico já foi um cemitério. Entre 1837 e 1854, esse terreno era o primeiro cemitério oficial de Melbourne. Em 1878 começaram as construções para o mercado, pouco a pouco eles expandiam o lugar. Em 1917, exumaram 914 corpos para continuar a ampliação. Mas de acordo com o site oficial do Queen Victoria Market, ainda existem corpos enterrados lá. Existe até um memorial para essas pessoas entre as ruas Queen e Therry.
Apesar da história sinistra, o mercado cresceu e transformou-se em um ponto de referência na cidade. Foi o primeiro mercado de frutas e vegetais, que opera desde 1884.
O que vou encontrar no Queen Victoria Market?
Um lugar cheio de história, organizado e com coisas deliciosas. O mercado é gigantesco, são vários galpões divididos por tipos de produtos. Recomendo passar uma manhã ou tarde inteira explorando cada galpão. A dica é: vá com fome, já que te dará vontade de provar tudo. E quem sabe você não tem a sorte de encontrar um chef famoso, como o australiano Pete Evans?!
É um bom lugar para compras?
O que precisar comprar vai encontrar lá. Há lojas de tudo e barraquinhas. Caminhe entre os longos corredores e se perca lá dentro. Em relação ao preço não é uma pechincha e nem é caro, afinal estamos na Austrália né?
E as comidas?
Agora sim chegamos no meu assunto favorito. Se você gosta de frios, temperos, chocolate e café você está no lugar certo. Há lojas dedicadas apenas a cada um deles. Comprei e provei de tudo um pouco. Vi azeitonas de todas as cores, tamanhos e com diversos recheios (uma delicia).
O café é imperdível, afinal é uma tradição em Melbourne. Há cafeterias tradicionais e umas experimentais para você mergulhar na cultura local e experimentar o café “Melbourne style“.
E não deixe de comprar temperos na loja Gewurzhaus. A cada semana eles preparam os temperos frescos e criam produtos originais. Comprei o chocolate feito com sal de vinho tinto, bom demais.
Vale a pena visitar?
Eu sou suspeita a responder essa pergunta já que adoro visitar mercados e ver onde as pessoas locais vão. Porém acredito sim que vale a pena, afinal a todos que eu perguntava “um lugar imperdível para visitar em Melbourne?” a resposta era a mesma: Queen Victoria Market. E para quem for no verão não perca o mercado noturno que acontecerá nas quartas-feiras a partir de 16 de Novembro.
Como ir?
Bem perto do centro, o Queen Victoria Market em Melbourne é acessível por vários meios de transporte.
Tram: o mercado ainda está dentro da zona grátis do Tram. Pegue o número 19, 57 ou 59 até a parada 7 na Elizabeth St ou pegue o número 55 e pare na parada 9, Peel St.
Trem: se quiser ir de trem, pare na estação Central de Melbourne ou na Flagstaff Station.
Carro: para quem estiver dirigindo, há estacionamento privado no local.
Se você estiver no ônibus de visita de Melbourne, a parada é a número 8
Informações
Site: http://www.qvm.com.au/
Horário: cada dia e sessão têm horários diferentes, consulte o site oficial do Queen Victoria Market em Melbourne para ver horário de cada dia. Fechado nas segundas-feiras e quartas-feiras.
Veja aqui: Mapa para o mercado.
Quem tiver interessado em um tour pelo mercado, nesse site você encontrará várias opções legais: https://www.getyourguide.com.br/queen-victoria-market-l3981/?partner_id=UZC05QY
Leia aqui todas as dicas de Melbourne
Faça sua reserva aqui
Você sabia que se fizer qualquer reserva através dos meus parceiros você estará ajudando o blog? Isso mesmo! Você não paga NADA a mais por isso, pelo contrário, ganha dicas e ainda descontos. Quando um leitor reserva através dos links abaixo, uma pequena comissão é repassada para o blog. Uma ajudinha para continuar trabalhando nesse meio. E se não for viajar agora, salva o link aí nos favoritos para quando for planejar sua viagem.
Hotel: O Booking.com já está na minha vida a maior tempão, sempre fiz reservas através dele. Plataforma segura e com os melhores preços de hotéis no mundo todo.
Airbnb: Que tal ficar na casa de uma pessoa local durante suas férias. É uma experiência bem legal. Saiba mais sobre o Airbnb aqui. E se quiser ganhar R$130 reais de desconto na sua primeira estadia, clique aqui.
Seguro de viagem: como diz o ditado “É melhor prevenir do que remediar”. Por isso não dê mole e contrate um seguro viagem para evitar qualquer dor de cabeça nas suas férias. Com a Seguros Promo você faz uma cotação com as melhores seguradoras e pode escolher a mais barata. Não para por aí, por ser meu querido leitor use o cupom de desconto LIKEWANDERLUST5 e receba 5% de desconto.
Atrações: Esse é o meu parceiro favorito, Get Your Guide. Reserve ingressos para atrações em qualquer lugar do mundo, economize bastante e ainda evite filas. Bom demais não é? Garanta seus ingressos aqui.
Aluguel de carro: Procurando um carro para sua próxima viagem? Sempre que eu posso alugo um. E não há lugar melhor que o rentcars. Você encontrará os melhores preços com até 60% de desconto.
Curta nossa página no Facebook, siga o nosso Twitter e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades. Estou também no Snapchat (likewanderlust), me adiciona lá.
Gostou de “Um passeio pelo Queen Victoria Market em Melbourne”? Compartilha! Comenta!
Sensacional o post, gosto muito de explorar mercados quando viajo, é onde gosto de fazer compras, de comer, de analisar os costumes e a forma na qual o povo se relaciona, parabéns pela matéria 😉
É verdade Luiz. Obrigada pelo comentário.
Bem o tipo de mercado que gosto de visitar! Preciso tomar vergonha e voltar à Austrália – Melbourne é a única capital que não conheci. Shame, shame!
Venha mesmo me visitar aqui na Austrália. Obrigada pelo comentário.
É das coisas que faço em todas as viagens é as visitas aos mercados! Estar em contacto com os locais é das nossas melhores aprendizagens enquanto viajantes. Melbourne deve ser uma cidade fabulosa, obrigado!
Quem não visita não é mesmo? Obrigada pelo comentário.
Esses mercados são uma delícia e Austrália é um desses países que eu amo mesmo sem conhecer. Quero ir logo. Adorei o post.
Fabio vem logo mesmo!! Obrigada pelo comentário.
Que legal! Adoramos conhecer supermercados e feiras nas cidades que visitamos. É uma maneira de você ter um pouco da experiência que seria morar e não apenas “turistar” pelo lugar. Excelente post.
Com certeza. Obrigada pelo comentário.
Adoro visitar os mercados das cidades que viajo. Tem sempre muito da identidade do local. Adorei a dica 😉 Bjs
Obrigada Lidiane 🙂
Oi Giulia.. Ótimo post.. eu amo visitar mercados quando viajo. Sempre acabamos descobrindo novas coisas e sabores. Um verdadeiro paraíso para os apaixonados por comida. Beijos =)
Verdade Martinha. Obrigada pelo comentário.
Um mercado que já foi um cemitério? Uau mesmo! E que azeitonas deliciosas. Austrália é a uma das minhas viagens de sonho:)
Pois é um cemitério, uma loucura. Espero que possa conhecer a Austrália logo. Obrigada pelo comentário.
Espectacular ! Adoramos mercados, muito bom o post e as dicas assim como as fotos. Afinal os legumes na Austrália não são tão caros assim. Boas viagens !
Quem não gosta de um mercado não é? Obrigada pelo comentário.