Queen Victoria Market em Melbourne

Todas as grandes cidades possuem mercados que vendem de tudo um pouco, e o Queen Victoria Market em Melbourne não é diferente. Considerado o maior da Austrália, ele é também um dos maiores do mundo. Além de atração turística, é onde os “Melbournians” (juro que essa palavra existe!) fazem suas compras. 

Quer provar antes de levar para casa? Sem problemas!


Momento história 

Acredite se quiser esse ponto turístico já foi um cemitério. Entre 1837 e 1854, esse terreno era o primeiro cemitério oficial de Melbourne. Em 1878 começaram as construções para o mercado, pouco a pouco eles expandiam o lugar. Em 1917, exumaram 914 corpos para continuar a ampliação. Mas de acordo com o site oficial do Queen Victoria Market, ainda existem corpos enterrados lá. Existe até um memorial para essas pessoas entre as ruas Queen e Therry. 

Apesar da história sinistra, o mercado cresceu e transformou-se em um ponto de referência na cidade. Foi o primeiro mercado de frutas e vegetais, que opera desde 1884. 

Produtos frescos


O que vou encontrar no Queen Victoria Market em Melbourne?

Um lugar cheio de história, organizado e com coisas deliciosas. O mercado é gigantesco, são vários galpões divididos por tipos de produtos. Recomendo passar uma manhã ou tarde inteira explorando cada galpão. A dica é: vá com fome, já que te dará vontade de provar tudo. E quem sabe você não tem a sorte de encontrar um chef famoso, como o australiano Pete Evans?!

Pete Evans fazendo suas compras


É um bom lugar para compras?

O que precisar comprar vai encontrar lá. Há lojas de tudo e barraquinhas. Caminhe entre os longos corredores e se perca lá dentro. Em relação ao preço não é uma pechincha e nem é caro, afinal estamos na Austrália né? 

Encontre de tudo um pouco.


E as comidas?

Agora sim chegamos no meu assunto favorito. Se você gosta de frios, temperos, chocolate e café você está no lugar certo. Há lojas dedicadas apenas a cada um deles. Comprei e provei de tudo um pouco. Vi azeitonas de todas as cores, tamanhos e com diversos recheios (uma delicia). 

Azeitonas de todos os jeitos

O café é imperdível, afinal é uma tradição em Melbourne. Há cafeterias tradicionais e umas experimentais para você mergulhar na cultura local e experimentar o café “Melbourne style“. 

E não deixe de comprar temperos na loja Gewurzhaus. A cada semana eles preparam os temperos frescos e criam produtos originais. Comprei o chocolate feito com sal de vinho tinto, bom demais. 

Vale a pena visitar?

Eu sou suspeita a responder essa pergunta já que adoro visitar mercados e ver onde as pessoas locais vão. Porém acredito sim que vale a pena, afinal a todos que eu perguntava “um lugar imperdível para visitar em Melbourne?” a resposta era a mesma: Queen Victoria Market. E para quem for no verão não perca o mercado noturno que acontecerá nas quartas-feiras a partir de 16 de Novembro. 

Corredores da área de dentro do mercado

Como ir?

Bem perto do centro, o Queen Victoria Market é acessível por vários meios de transporte. 

Tram: o mercado ainda está dentro da zona grátis do Tram. Pegue o número 19, 57 ou 59 até a parada 7 na Elizabeth St ou pegue o número 55 e pare na parada 9, Peel St.

Trem: se quiser ir de trem, pare na estação Central de Melbourne ou na Flagstaff Station. 

Carro: para quem estiver dirigindo, há estacionamento privado no local. 

Se você estiver no ônibus de visita de Melbourne, a parada é a número 8

Zona grátis do Tram


Informações

Sitehttp://www.qvm.com.au/

Horário: cada dia e sessão têm horários diferentes, consulte o site oficial para ver horário de cada dia. Fechado nas segundas-feiras e quartas-feiras.

Veja aqui: Mapa para o mercado. 

Quem tiver interessado em um tour pelo mercado, no site oficial da para reservar. Os valores são a partir de AUD49. 

Quer ler mais sobre Melbourne? Veja aqui.

Está procurando hotel para ficar em Melbourne? O Booking.com tem acomodação que cabe no seu bolso e ainda você ajuda o blog. Reservando através do nosso link você não paga nada a mais por isso e uma pequena comissão é repassada para o blog.

Precisa de seguro? A nossa parceira Real Seguro de Viagem tem as melhores ofertas. Faça sua cotação com eles e se contratar o serviço através do nosso link nos ajudará a manter o blog sempre atualizado.

Seguro viagem geral 728x90

Curta nossa página no Facebook, siga o nosso Twitter e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades. Estou também no Snapchat (likewanderlust), me adiciona lá.

Gostou desse artigo? Compartilha! Comenta!

18 Comentários

  1. Luiz Jr. Fernandes 22 de outubro de 2016 at 05:01

    Sensacional o post, gosto muito de explorar mercados quando viajo, é onde gosto de fazer compras, de comer, de analisar os costumes e a forma na qual o povo se relaciona, parabéns pela matéria 😉

    1. Giulia Sampogna 22 de outubro de 2016 at 23:48

      É verdade Luiz. Obrigada pelo comentário.

  2. Pedro @travelwithpedro 21 de outubro de 2016 at 20:23

    Bem o tipo de mercado que gosto de visitar! Preciso tomar vergonha e voltar à Austrália – Melbourne é a única capital que não conheci. Shame, shame!

    1. Giulia Sampogna 22 de outubro de 2016 at 23:45

      Venha mesmo me visitar aqui na Austrália. Obrigada pelo comentário.

  3. Pedro Henriques 14 de outubro de 2016 at 02:42

    É das coisas que faço em todas as viagens é as visitas aos mercados! Estar em contacto com os locais é das nossas melhores aprendizagens enquanto viajantes. Melbourne deve ser uma cidade fabulosa, obrigado!

    1. Giulia Sampogna 22 de outubro de 2016 at 23:44

      Quem não visita não é mesmo? Obrigada pelo comentário.

  4. Fabio Pastorello 12 de outubro de 2016 at 09:00

    Esses mercados são uma delícia e Austrália é um desses países que eu amo mesmo sem conhecer. Quero ir logo. Adorei o post.

    1. Giulia Sampogna 12 de outubro de 2016 at 17:10

      Fabio vem logo mesmo!! Obrigada pelo comentário.

  5. Edson Amorina Jr 10 de outubro de 2016 at 20:42

    Que legal! Adoramos conhecer supermercados e feiras nas cidades que visitamos. É uma maneira de você ter um pouco da experiência que seria morar e não apenas “turistar” pelo lugar. Excelente post.

    1. Giulia Sampogna 12 de outubro de 2016 at 17:32

      Com certeza. Obrigada pelo comentário.

  6. Lidiane Albuquerque 10 de outubro de 2016 at 19:11

    Adoro visitar os mercados das cidades que viajo. Tem sempre muito da identidade do local. Adorei a dica 😉 Bjs

    1. Giulia Sampogna 12 de outubro de 2016 at 17:33

      Obrigada Lidiane 🙂

  7. Martinha Andersen 10 de outubro de 2016 at 02:44

    Oi Giulia.. Ótimo post.. eu amo visitar mercados quando viajo. Sempre acabamos descobrindo novas coisas e sabores. Um verdadeiro paraíso para os apaixonados por comida. Beijos =)

    1. Giulia Sampogna 12 de outubro de 2016 at 17:38

      Verdade Martinha. Obrigada pelo comentário.

  8. Contramapa 10 de outubro de 2016 at 01:27

    Um mercado que já foi um cemitério? Uau mesmo! E que azeitonas deliciosas. Austrália é a uma das minhas viagens de sonho:)

    1. Giulia Sampogna 10 de outubro de 2016 at 22:37

      Pois é um cemitério, uma loucura. Espero que possa conhecer a Austrália logo. Obrigada pelo comentário.

  9. Francisco Agostinho 9 de outubro de 2016 at 19:11

    Espectacular ! Adoramos mercados, muito bom o post e as dicas assim como as fotos. Afinal os legumes na Austrália não são tão caros assim. Boas viagens !

    1. Giulia Sampogna 10 de outubro de 2016 at 22:36

      Quem não gosta de um mercado não é? Obrigada pelo comentário.

Tem alguma pergunta ou quer dividir sua história? Seu lugar é aqui.