Perguntas frequentes sobre Working Holiday Visa Austrália

No último ano recebi inúmeras dúvidas sobre esse visto. Como percebi que muitas delas eram parecidas decidi criar esse espaço para perguntas frequentes sobre o Working Holiday Visa Austrália

Se você está pensando em vir para a Austrália deve estar buscando por informações em todos os lados. Se você caiu aqui de paraquedas e não sabe o que é o Working Holiday Visa, dá uma lida aqui primeiro.

Perguntas Frequentes sobre Working Holiday Visa Austrália

Brasileiro pode aplicar para esse visto?
Infelizmente não. O Brasil não está na lista dos países que podem aplicar para esse visto. Mas no relatório anual sobre Working Holiday Visa que a imigração disponibiliza em seu site, o Brasil está na lista para fechar um acordo.

Tenho dupla cidadania e um país está na lista do Working Holiday Visa 417 e o outro país está na lista do 462. Posso fazer os dois tipos de Working Holiday Visa?
Infelizmente não. É possível apenas aplicar um Working Holiday Visa. A imigração tem todos os dados registrados e mesmo que a nacionalidade seja diferente eles comparam as fotos do passaporte.

Precisarei fazer algum exame médico para esse visto?
Não são todas as pessoas que precisam fazer o exame. Depende de muitos fatores e as vezes é questão de sorte. Caso a imigração solicite que você faça o exame, eles disponibilizarão na sua conta do immi ou enviarão um e-mail com os detalhes. Você terá 28 dias para cumprir as exigências.

Tenho filhos, posso levar eles como dependentes?
Infelizmente não. O propósito do Working Holiday Visa é férias e trabalho. Eles não aceitam nenhum dependente para esse visto. E são bem claros de que nenhuma criança poderá acompanhar o aplicante durante esse visto.

Quero estudar durante meu Working Holiday Visa Austrália, posso?
Sim, poderá estudar por até 4 meses. Não mais que isso, senão você estaria quebrando uma das condições do seu visto.

Você contratou seguro saúde para o seu WHV?
Eu contratei tudo simplesmente porque a agência não me disse que era opcional. Uma vez que acabou os 6 meses eu não renovei não. Isso depende muito de cada pessoa.

Posso aplicar para o Tax File Number antes de chegar na Austrália?
Não. Você precisará estar no país para aplicar para esse documento.

Apliquei para o Tax File Number. Posso trabalhar enquanto espero pelo número?
Depende de onde você trabalhe. Há algumas empresas que podem permitir e outras não. A decisão é do seu empregador.

Categoria 417

Que documentos preciso enviar para aplicar o 417?
Na verdade a imigração não pede nenhum documento, apenas se for aplicar por correio. Porém é importante ter todos os documentos prontos caso eles peçam depois.

Tenho passaporte italiano e a Itália tem convênio com a Austrália. Como faço para ir ao médico?
Muitos hospitais aceitam apenas ver o seu passaporte. Porém a forma correta é assim que chegar na Austrália, visitar o Medicare e solicitar o seu cartão. Esse cartão te dará direito de usar o sistema de saúde por 6 meses.

Categoria 462

Fiz o IELTS a 2 anos atrás, posso apresentar esse resultado quando for aplicar o Work and Holiday Visa (462)?
Não. O exame tem que ter no máximo 12 meses. Infelizmente se você fez a mais de 12 meses antes de aplicar, terá que fazer de novo.

Trabalhar em fazendas

Preciso de experiência para trabalhar nas fazendas?
Não precisa não. Eles ensinam o trabalho e é fácil de pegar. Apenas precisará de força de vontade.

Não falo inglês, tenho chance de conseguir um trabalho nas fazendas?
Claro que sim. A maioria das pessoas que conheci não tinham nada de inglês. Eu sou o exemplo vivo disso. Cheguei na Austrália sem falar nada de inglês e fui trabalhar nas fazendas. Foi lá que aprendi e evolui muito no idioma.

Onde você encontra as melhores regiões e fazendas para trabalhar?
Minha principal fonte foi o guia do Harvest Trail que explica cada região e as melhores épocas para trabalhar nelas. E fazendas apenas tenho informações das que eu trabalhei. Dá uma olhada aqui.

Você conhece fazendas perto de Sydney?
É bem difícil achar fazendas que sejam perto das cidades grandes, já que essa área não é considerada regional pelo governo. Lugares como Robertson e Moss Vale ficam a 2 horas de Sydney e o código postal está na lista regional.

Gostaria de trabalhar em uma fazenda perto de Gold Coast e viver na cidade.
Como disse acima é bem difícil, já que a região em volta de Gold Coast também não é considerada rural. A região mais perto é Tweed Heads.

Estou com visto de estudante, posso trabalhar nas fazendas?
Com certeza, porém é possível apenas no período de férias quando pode-se trabalhar 40h semanais.

Segundo Working Holiday Visa

Tenho 30 anos e vou começar a fazer trabalho em uma fazenda. Posso aplicar para o segundo visto com 31 anos?
Por enquanto não. A imigração pensa em mudar a idade para a categoria 417, mais ainda a idade limite para as duas categorias é 30 anos.

Deixo aqui também o site oficial da imigração australiana. Nele você encontrará detalhes sobre esse visto: http://www.border.gov.au/

Sua dúvida sobre o Working Holiday Visa Austrália não está aqui? Escreva ela abaixo ou envie um e-mail para info@likewanderlust.com que responderei o mais rápido possível.

 

6 Comentários

  1. Igor Lima 21 de outubro de 2017 at 04:11

    Qual o tempo maximo que posso extender esse visto? Apenas 2 anos?

    1. Giulia Sampogna 21 de outubro de 2017 at 16:39

      Olá Igor. Sim o tempo maximo é de 2 anos. Abraços.

  2. Igor Lima 21 de outubro de 2017 at 04:08

    Ola, se eu trabalhar por 3 meses na fazenda, e assim prorrogar meu visto pra 2 anos, existe alguma maneira de extender ainda mais minha permanencia la?

    1. Giulia Sampogna 21 de outubro de 2017 at 16:41

      Para a permanência é um processo longo que vai depender de muitos fatores. O máximo para o Working Holiday Visa é 2 anos. Se você quiser a permanência terá que aplicar outros vistos. Abraços.

  3. DOUGLAS TEIXEIRA GONCALVES 11 de outubro de 2017 at 02:36

    Olá Giulia, tudo bem?
    Muitíssimo parabéns pelo seu blog! Você teria alguma ideia de quando (previsão) de quando os brasileiros terão direito a este visto? Eu quero ir à Austrália em meados de octubre, 2018. Mas não gostaria de aplicar o visto estudante, porque além de ser muito custoso e burocrático, exige uma grande quantia de dinheiro. Eu tenho uma amiga uruguaia que irá comigo, porém ela aplicará este visto. Há algum outro tipo de visto que eu possa aplicar similar ao working holiday que me permita trabalhar e estudar? Te agradeço desde já. Abraços ^^

    1. Giulia Sampogna 12 de outubro de 2017 at 08:27

      Oi Douglas tudo bem? Infelizmente não sabemos quando a imigração vai liberar esse visto para o Brasil. A Austrália possui apenas esse visto fácil e rápido. Se sua profissão estiver na lista do país você pode aplicar skilled, mas também é caro e burocrático. Fica de olho aqui, que assim que sair vou postar, ou faz parte do meu grupo lá no Facebook Tudo Sobre WorkingHoliday Visa 🙂

Tem alguma pergunta ou quer dividir sua história? Seu lugar é aqui.