Casamento na Argentina: curiosidades e diferenças com o Brasil
Era uma vez uma noiva brasileira que planejava seu casamento na Argentina e pensava que seria tudo contos de fadas. Infelizmente a vida real é bem diferente não é. Vou te contar as curiosidades e diferenças de casar na Argentina.
Quando fiquei noiva fiquei um pouco pirada, afinal sendo brasileira, meu marido argentino e morando na Austrália, não tem como não ficar confusa. Depois de muito planejamento e dúvidas decidir fazer o meu casamento na Argentina.
Leia também: Estou noiva e agora? Como ser uma noiva em outro país.
Casamento na Argentina
Por mais que os dois países sejam um do ladinho do outro, a nossa cultura é bem diferente. Hoje casada com um argentino por 2 anos e juntos a 6, posso dizer que sempre descobrimos diferenças. E no quesito casamento não seria diferente. Vou listar algumas curiosidades e diferenças que encontrei no meio do caminho.
Horas de festa
Não há quem não fique com gostinho de quero mais nos casamentos brasileiros que duram 4 horas de festa. Porém para adicionar uma horinha a mais já é uma fortuna, então deixa pra lá. Um dos fatores que me fez escolher fazer meu casamento na Argentina: na maioria das vezes são 8 horas de festa. Isso mesmo, e sem exagero. Como minha cerimônia foi mais cedo, minha festa durou 10 horas. Pura felicidade e curtição. Ninguém saiu de lá com gosto de quero mais, ficamos satisfeitos.
Casamento civil
Muitos argentinos fazem o casamento civil no mesmo local da festa religiosa. A maioria dos salões tem um local para fazer a cerimônia civil. Eu não me casei no civil na Argentina, decidi fazer na Austrália. Quer saber por que? Então vamos lá.
Exame de sangue para casar no civil
Isso mesmo, eles exigem um exame de sangue para casar na Argentina. Eu odeio tirar sangue e evito de todas as formas. Esse exame serve para saber se o seu companheiro (a) possui alguma doença. Já deixam tudo claro entre os casais.
Abundância de comida
Impossível sair com fome de um casamento na Argentina. Na minha festa foi canapés na recepção, jantar com direito a dois pratos, churrasco e pizzas no meio da noite. Tudo em grande quantidade. Além claro, da mesa de doces que na maioria das vezes é com tortas e bolos.
Ninguém entra na igreja além da noiva
Nas cerimônias religiosas todos se preparam em seu determinados lugares e ficam virados para a porta esperando a noiva entrar com o pai. Não é costume que ninguém mais entre a não ser ela.
Os pais são os padrinhos e madrinhas
Nos casamentos brasileiros cada um escolhe quantos padrinhos e madrinhas quiser e pronto. Na Argentina não, na maioria das vezes os pais são os padrinhos e madrinhas. Fica um casal de um lado e outro casal de outro. No meu casamento eu não quis fazer assim, sorte que o padre que nos casou foi bem legal e deixou eu mudar a tradição.
Geralmente a decoração das festas não considerada como algo muito importante
Impossível negar que no Brasil a decoração é praticamente o fator mais importante de uma festa de casamento. Cada vez com produções mais cinematográficas, os casamentos no Brasil arrasam nesse sentido. Já na Argentina, não é considerado algo importante. Na maioria das vezes são algumas poucas flores e tudo bem simples. Eu quis fazer algo um pouco mais e para mim continuou simples, pare eles ficou uau.
Tarjeta
Uma prática comum na Argentina é que cada convidado pague o seu convite. Os noivos avisam quanto custa a “tarjeta” e todos depositam ou entregam o valor antes da festa. Ajudando os pombinhos a economizar na festa. Bem legal né?
Está gostando das minhas dicas? Que tal curtir a minha página no Facebook:
Algo novo, algo velho, algo emprestado e algo azul
As noivas argentinas tem a tradição de seguir isso arrisca para ter sorte no casamento. Como eu ia me casar lá, segui o mesmo modelo: algo novo foi a minha flor para o cabelo, algo velho meu sapato que eu ganhei um ano antes do meu irmão, algo emprestado foi um anel da minha cunhada e algo azul foi a minha calcinha, na maioria das vezes é uma cinta liga.
Primeiro a cerveja, depois o fernet
Meus amigos brasileiros quando chegaram queriam provar o fernet, aí um amigo argentino explicou: primeiro a cerveja e depois o fernet. Como o fernet é digestivo, a maioria das vezes eles tomam depois de comer. E como tomam… Enquanto isso outros amigos quando viram a bebida escura acharam que era coca-cola e tomaram em uma golada só. Coitados, sofreram com o amargo sabor da realidade.
A Natália do 360 Meridianos fez um post muito legal essa semana sobre o Fernet, se você não conhece a bebida, veja aqui.
Show no meio da festa
Geralmente os noivos contratam algum tipo de show no meio da festa, afinal são mais de 8 horas de festa, não há quem aguente ficar só com o DJ. No meu casamento a minha sogra contratou um casal para dançar e animar a festa. Foi demais.
E vale a pena fazer um casamento na Argentina?
Apesar de tantas diferenças, casar na Argentina foi uma aventura que marcou a minha vida. Se quiser saber como foi a minha experiência, conto tudo aqui nesse post.
Leia aqui todos os posts de casamento, ou aqui todos os post da Argentina
Faça sua reserva aqui
Você sabia que se fizer qualquer reserva através dos meus parceiros você estará ajudando o blog? Isso mesmo! Você não paga NADA a mais por isso, pelo contrário, ganha dicas e ainda descontos. Quando um leitor reserva através dos links abaixo, uma pequena comissão é repassada para o blog. Uma ajudinha para continuar trabalhando nesse meio. E se não for viajar agora, salva o link aí nos favoritos para quando for planejar sua viagem.
Hotel: O Booking.com já está na minha vida a maior tempão, sempre fiz reservas através dele. Plataforma segura e com os melhores preços de hotéis no mundo todo.
Airbnb: Que tal ficar na casa de uma pessoa local durante suas férias. É uma experiência bem legal. Saiba mais sobre o Airbnb aqui. E se quiser ganhar $50 de desconto na sua primeira estadia, clique aqui.
Seguro de viagem: como diz o ditado “É melhor prevenir do que remediar”. Por isso não dê mole e contrate um seguro viagem para evitar qualquer dor de cabeça nas suas férias. Com a Seguros Promo você faz uma cotação com as melhores seguradoras e pode escolher a mais barata. Não para por aí, por ser meu querido leitor use o cupom de desconto LIKEWANDERLUST5 e receba 5% de desconto.
Atrações: Esse é o meu parceiro favorito, Get Your Guide. Reserve ingressos para atrações em qualquer lugar do mundo, economize bastante e ainda evite filas. Bom demais não é? Garanta seus ingressos aqui.
Aluguel de carro: Procurando um carro para sua próxima viagem? Sempre que eu posso alugo um. E não há lugar melhor que o rentcars. Você encontrará os melhores preços com até 60% de desconto.
Curta nossa página no Facebook, siga o nosso Twitter e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades. Estou também no Snapchat (likewanderlust), me adiciona lá.
Gostou de “Casamento na Argentina: curiosidades e diferenças com o Brasil”? Compartilha! Comenta!
Amei as tuas dicas, estou para me casar com um argentino, é questão dessa pandemia acalmar, assim poderei realizar meu sonho 🥰
Com certeza essa época tem sido muito difícil para quem quer se casar. Mas vai dar certo!! Felicidades
Olá,
Gostaria de saber se me casando com um argentino eu teria direito à cidadania. Onde encontro informações a respeito?
Obrigada!
Oi Fernanda, de acordo com o site oficial do governo da Argentina você sim poderia ter direito: https://www.argentina.gob.ar/obtener-la-ciudadania-argentina
A melhor maneira é ir com seu marido no órgão responsável e se informar dos documentos necessários. Boa sorte.
Foi fácil marcar na igreja? Penso em me casar em Mendoza. Obrigado.
Você mora na Argentina? A igreja não é o problema e sim os padres que podem dificultar o processo. Boa sorte!
Boa tarde,
Estou para me casar na argentina!! Gostaria de saber quais documentos você precisou para isso..
Oi Bea, eu casei apenas na igreja. Não fiz o processo do civil. Precisei do meu passaporte, comprovante de que fui batizada e pronto. Se fosse casar no cartório teria que fazer um exame de sangue também. Mas como moro na Austrália acabei fazendo aqui. Espero ter ajudado. Abraços.