Informações úteis | Aeroporto de Sydney na Austrália (SYD)

Já faz tempo que quero escrever sobre o Aeroporto de Sydney e sempre fico deixando para depois. Todas as vezes que passo nele tiro milhões de fotos e nunca escrevo. Chegou a hora.

O nome oficial do Aeroporto é Kingsford Smith e sua sigla é SYD. Sem dúvida é o aeroporto mais movimentado da Austrália e recebe mais de 40 milhões de passageiros por ano. Ele é moderno e bem organizado.

Me segue no Instagram @giuviajante

Artigo atualizado 06/12/2022

Terminais do Aeroporto de Sydney

Possui 3 terminais. O Terminal 1 é para voos Internacionais, o 2 e 3 para voos Domésticos, sendo o último apenas para voos da Qantas. Os terminais funcionam das 4 da manhã até as 11 da noite. Para se locomover entre o internacional e doméstico há duas opções: Uma é o trem Airport Link ($6 por pessoa e demora 2 minutos entre um terminal e outro) e o ônibus T-Bus ($6 ida por pessoa e demora uma média de 10 minutos) que passa do lado de fora dos terminais.

Terminal Internacional

Por causa de tentativas de atentado é recomendado chegar ao terminal Internacional com 3 horas de antecedência. O que parece exagero, porém em dias movimentados, é uma luta passar pela imigração e controle de segurança. Acaba que esse tempo é mais que suficiente. Já para voos nacionais, chegar 2 horas antes faz o processo ser mais simples.

Aeroporto de Sydney: Terminal 1 - Like Wanderlust
Terminal 1

O primeiro piso é para chegadas e o segundo para saídas. Ao chegar no Aeroporto de Sydney terá uma área de espera, Mc Donalds, um restaurante/café, loja da Vodafone e opções para sair do aeroporto (veja abaixo). Já na parte de cima estão todos os balcões de check in (que são muitos). Há também alguns restaurantes, farmácia e correio. Sempre que chego vou diretamente a um painel encontrar o número do meu check in. Deixo as malas e já entro para passar pela imigração. A parte de dentro é bem melhor que fora, então não perca tempo.

Blogueira de viagem Giulia Sampogna pronta para mais uma aventura
Eu pronta para mais uma aventura no Check In do terminal 1

A imigração está moderna, agora eles têm umas máquinas onde as pessoas colocam seu passaporte, tiram sua foto e pronto. Não há mais carimbo de saída. Tudo eficiente. Depois há o controle de segurança para ver as bolsas de mão.

Assim que passar essa parte obrigatória verá as lojas duty free, lounge, restaurantes e bares. Tudo muito chic e novinho. Ali também há o TRS onde pode-se pedir o imposto GST de volta. Não é para tudo, mas da para recuperar uma graninha, eu já pedi várias vezes. Vou escrever sobre isso em um artigo a parte. Quem quer? Deixa um comentário abaixo.

Encontre aqui os melhores hotéis para ficar em Sydney

Terminal Doméstico

Ele é mais simples que o Internacional e as lojas não são tão pomposas como o outro. Há lojas mais acessíveis e alguns restaurantes. Tem um estilo mais simples, porém continua sendo lindo e moderno.

Aeroporto de Sydney - terminal domestico
Area interna do Terminal 2

Serviços do Aeroporto de Sydney

  • Restaurantes
  • Cafés
  • Bares
  • Duty free shop
  • Várias lojas de tudo quanto é coisa
  • Casas de câmbio
  • Correios
  • Salas VIP
  • Caixas eletrônicos
  • Telefones públicos
  • Wifi
  • Bebedouro
  • Banheiros e duchas
  • Lugares para deixar a mala
  • Lugares para carregar eletrônicos
  • Centro médico
  • Sala de oração
  • Farmácia
  • Fraldário
Duty Free do Terminal 1

Transporte

Trem

Na minha opinião a melhor forma de ir e sair do aeroporto de Sydney é o trem. Localizado no subsolo, ele funciona de 5:00 até 1:00 da manhã. Se você chegou depois de meia noite não recomendo pegar o trem já que não encontrará nenhum ônibus ou trem disponível para ir para o seu destino nas outras estações (a não ser que você vá ficar na Central). É a opção mais fácil, em 15 minutos você chega no Aeroporto saindo da Central, evitando trânsito e correria. Eu já usei todas as formas possíveis: trem, táxi, ônibus e transfer. O trem é mais rápido.

Maquinas do Opal na estação do Aeroporto

Para usar o trem é necessário comprar um Opal Card, é o cartão de transporte da cidade. Recarregue no mínimo $25 dólares já que precisará de $17,26 (horário pico) ou $16,22 (horário tranquilo) apenas para sair do aeroporto de Sydney. O mesmo valor é para voltar. Com esse cartão você poderá usar qualquer transporte na cidade, apenas não esqueça de carregá-lo, já que não dá para fazer no ônibus. Eu uso o aplicativo do Opal e sempre carrego no telefone, fácil e rápido. http://www.sydneytrains.info/tickets/fare_calculator.htm

Táxi

Se optar pelo táxi, eu recomendo organizar um com antecedência e marcar um horário, assim você evitar ficar desesperado atrás deles e correr o risco de perder o voo. Se você está chegando em Sydney, do lado de fora do andar de chegadas, há diversos táxis que chegam sem parar. Do aeroporto para o centro demora uma média de 25 minutos, porém tudo depende do trânsito. Uma corrida para o centro custa uma média de $55 dólares. Se estiver viajando com mais de duas pessoas, dependendo da localidade o táxi seria uma opção econômica.

Ônibus

Infelizmente só há um único ônibus que sai de dentro do aeroporto. Para quem vai para Bondi Junction (número 400) e Burwood considere-se com sorte. Eu já peguei esse ônibus, parei na metade do caminho e fui atrás de um outro que ia para o centro (caminhos do Google Maps). Uma dor de cabeça já que o outro ônibus demorava uma eternidade. Para mais informações sobre ônibus da uma olhada aqui: https://transportnsw.info/#/

Adorei isso

Transfer

Os famosos transfers. Eu acho que no meu caso, eu tive um azar com o meu transfer. Fiz a reserva com um dia de antecedência e pedia para confirmar. Eu confirmei online, mas não sei o que aconteceu minha reserva não apareceu. No outro dia estou eu do lado de fora com as malas esperando a van e nada. Passou uns 15 minutes e liguei para eles. Eles falaram que não achavam minha reserva e disseram que iam tentar me colocar na próxima van, para eu esperar uns 15 minutos. Liguei de novo depois de 15 minutos e me falaram que não conseguiram uma outra e que não podiam fazer nada.

Peguei um táxi correndo e decidi resolver com eles depois pois não queria perder o meu voo. Entrei em contato com a empresa e me devolveram o meu dinheiro. Porém o aborrecimento foi horrível. Não recomendarei a empresa que usei. Serei imparcial e deixarei aqui as melhores opções de empresas que considerarei um dia:
Chegada
Partida

Uber

Com valor parecido com o Táxi, o Uber é uma boa opção para ir para o Aeroporto, porém para sair dele às vezes complica um pouco. Através do aplicativo você consegue estimar o valor dependendo do seu destino.

Alugar carro

Se você está de férias em Sydney e pretende alugar um carro, nada melhor que fazer isso na sua chegada, assim você une o útil ao agradável. Essas são as empresas disponíveis:

Avis: Telefone: 13 63 33 / www.avis.com.au
Hertz: Telefone: 13 30 39 / www.hertz.com.au
Europcar: Telefone: 1300 13 13 90 / Car hire Sydney Airport – Europcar
Budget: Telefone: 13 27 27 / www.budget.com.au
Thrifty: Telefone: 1300 367 227 / www.thrifty.com.au
Redspot: Telefone: 1300 668 810 / www.redspot.com.au

Restaurante do terminal 2

 

Mais informações: Esse é o site oficial do Aeroporto e nele você encontra tudinho.
https://www.sydneyairport.com.au

Veja aqui todos os posts sobre Sydney

Gostou de “Aeroporto de Sydney na Austrália”? Compartilha! Comenta!

Faça sua reserva aqui

Você sabia que se fizer qualquer reserva através dos meus parceiros você estará ajudando o blog? Isso mesmo! Você não paga NADA a mais por isso, pelo contrário, ainda ganha dicas e descontos. Quando um leitor reserva através dos links abaixo, uma pequena comissão é repassada para o blog. Uma ajudinha para continuar trabalhando nesse meio. E se não for viajar agora, provavelmente vai precisar depois, então salva o link aí nos favoritos para quando for planejar sua viagem.

Hotel: O Booking.com já está na minha vida a maior tempão, sempre fiz reservas através dele porque é uma plataforma segura e com os melhores preços de hotéis no mundo todo.
Booking.com


Seguro de viagem: como diz o ditado “É melhor prevenir do que remediar”. Por isso não dê mole e contrate um seguro viagem para evitar qualquer dor de cabeça nas suas férias. Com a Seguros Promo você faz uma cotação com as melhores seguradoras e pode escolher a mais barata. Não para por aí, por ser meu querido leitor use o cupom de desconto GIUVIAJANTE15 e receba 15% de desconto.

Seguros PromoAtrações: Esse é o meu parceiro favorito, Get Your Guide. Reserve ingressos para atrações em qualquer lugar do mundo, economize bastante e ainda evite filas. Bom demais não é? Garanta seus ingressos aqui.

Chip de celular: Fique conectado durante a sua viagem com um chip para internet. Existem diversas opções com ótimos preços. Clique aqui para escolher o seu.

Aluguel de carro: Procurando um carro para sua próxima viagem? Sempre que eu posso alugo um. E não há lugar melhor que o rentcars. Você encontrará os melhores preços com até 60% de desconto. Veja aqui os melhores valores.

Faça uma social

Me segue no Instagram @giuviajante para acompanhar todas as minhas viagens. E se quiser conhecer vários lugares e vídeos de dicas de viagem, inscreva-se no meu canal do Youtube.

6 Comments

  1. Jacques Anatole Xavier Ramos 29 de março de 2020 at 20:52

    Giulia
    Estou em Hobart na casa do meu filho e estou indo para Sydney para tentar embarcar para o Brasil no dia 01/04/3020. Tenho muita dificuldade com a língua inglesa é preciso saber se preciso pegar alguma condução do terminal doméstico para o internacional. Vou ficar hospedado no Rydges Sydney Airport. É onde ficam os guichês de check-in da Latam?

    1. Giulia Sampogna 30 de março de 2020 at 08:53

      Oi Jacques,
      tudo bem?
      Primeiramente queria te dizer que está tudo mundando todos os dias. Por causa do COVID-19 o primeiro Ministro muda as regras o tempo todo. O seu voo sai do aeroporto de Hobart? Se sim eu entraria em contato com a empresa por que de acordo com o site oficial do aeroporto nao tem nenhum voo indo para Sydney: https://hobartairport.com.au/flights/
      Do terminal doméstico para o internacional você vai precisar ir de trem, mas depende. Quando você chega em Sydney e quantos dias fica nesse hotel?
      Boa sorte!

  2. Fernando 17 de fevereiro de 2020 at 10:28

    Vou , chegar de Perth vindo de Qantas e saio de Emirates para a Nova Zelândia . Devo chegar no terminal 3 e sair no 1 ?? . Tenho 2:30 de conexão , você acha este tempo muito apertado ??

    1. Giulia Sampogna 24 de fevereiro de 2020 at 20:42

      Oi Fernando tudo bem? Você tem que esperar por alguma bagagem? Geralmente é recomendado estar 3 horas antes do seu voo internacional, ainda mais que os voos nacionais na Austrália geralmente atrasam. Eu recomendo fazer o check in online na Emirates para não perder tempo. Assim que chegar no terminal doméstico vá direto para a estação de trem e pegue o trem para o terminal internacional. É apenas uma parada e é menos de 5 minutos estará lá. Boa sorte!

  3. Adelaide 22 de novembro de 2019 at 04:27

    Gostaria que você me ajudasse. Estou indo do Brasil para Brisbane, passando por Sidney.Como é o procedimento ao chegar em Sidney? O que terei que fazer. Como faço para ir de um terminal internacional 1 para o doméstico 3, sendo que estou viajando pela Qantas.

    1. Giulia Sampogna 25 de novembro de 2019 at 21:42

      Olá Adelaide tudo bem? Assim que chegar no aeroporto deverá passar pela imigração, pegar suas bagagens e passar pela alfandega. Para ir do terminal internacional para o doméstico poderá ir de trem, que fica no subterraneo ou de ônibus. Espero ter ajudado.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.