Aeroporto de Nova York | Dicas e informações úteis
O Aeroporto de Nova York é um dos mais movimentados dos Estados Unidos, especialmente em relação a voos internacionais. Mais de 50 milhões de passageiros passaram por lá em 2016. Ele é o principal da cidade e fica a 25 km de distância de Manhattan.
Eu tive a sorte de não passar pelo terminal Internacional, dizem que é um dos mais rigorosos do mundo. Ouvi dizer também que sua imigração é demorada. Como eu entrei no país por Los Angeles, fiz um voo doméstico entre uma cidade e outra.
Terminais do Aeroporto de Nova York
O Aeroporto de Nova York tem nada mais, nada menos que 6 terminais. Ele é gigantesco. Vou falar de cada um para ser mais específica.
Terminal 1
Ele tem 11 portões, quatro andares e recebe voos de 24 companhias aéreas. Sendo elas: Aero México, Aeroflot, Air China, Air France, Alitalia, Austrian Airlines, Azerbaijan, Brussels Airlines, Cayman Airways, China Eastern, Dynamic International Airways, EVA Airways, Fly Jamaica Airways, Interjet, Japan Airlines, Korean Air, Lufthansa, Meridiana, Norwegian Air, Philippine Airlines, Royal Air Maroc, Saudi Arabian Airlines, TAME e Turkish Airlines.
Terminal 2
Apenas a gigante Delta Opera nesse terminal e os voos são domésticos. Tem 11 portões de embarque. Uma curiosidade que quem for voar para São Francisco, Los Angeles e Seattle os voos saem do terminal 4.
Terminal 4
Ele tem 38 portões e recebe a maior parte dos voos internacionais. Nesse terminal há um grande shopping com diversas marcas. As companhias aéreas que chegam nele são: Air Europa, Air India, Air Jamaica, Air Serbia, Arik Air, Asiana, Avianca, Caribbean, China Airlines, China Southern, Copa Airlines, Delta (International, SFO, LAX, SEA), Egyptair, El Al, Emirates, Etihad, JetBlue, KLM Royal Dutch Airlines, Kuwait Airways, Miami Air (charter), Pakistan International Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, Sun Country, SWISS, Thomas Cook Airlines, Uzbekistan, Virgin America, Virgin Atlantic, Volaris, WestJet e XL Airways.
Terminal 5
A companhia aérea que mais opera nesse terminal é a JetBlue. Possui 30 portões e as companhias aéreas que usam esse terminal são: Aer Lingus, Hawaiian Airlines, JetBlue – todas saídas. Chegadas internacionais: Terminal 4 – de 10:30 pm até 5:00 am e Terminal 5 de 5:00 am até 10:30 pm e TAP Portugal.
Terminal 7
Ele tem 12 portões e as companhias aéreas que o utilizam são: Aerolineas Argentinas, ANA (All Nippon), British Airways, Cathay Pacific, Iberia, Icelandair, Interjet, LOT, OpenSkies, Qantas, Qatar Airways e Ukraine International Airlines.
Está gostando das minhas dicas? Dá uma força e curte a minha página no Facebook:
Terminal 8
Ele é o maior do aeroporto, de acordo com o site oficial ele é duas vezes maior que o Madison Square Garden. Com 29 portões, sua capacidade é de 13 milhões de passageiros por ano. As seguintes companhias aéreas operam nele: Air Berlin, Alaska Airlines, American Airlines, American Eagle, Finnair, LATAM, Qatar Airways e Royal Jordanian.
Serviços do Aeroporto de Nova York:
- Restaurantes
- Cafés
- Bares
- Máquinas de vendas de bebidas
- Duty free shop
- Várias lojas de tudo quanto é coisa
- Casas de câmbio
- Correios
- Salas VIP
- Caixas eletrônicos
- Telefones públicos
- Wifi por 30 minutos
- Bebedouro
- Banheiros
- Lugares para carregar eletrônicos
- Centro médico
- Capela
- Fraldário
- Guarda-volumes (Terminal 1,4 e 8)
- Agências de turismo
- Spa
Como chegar ou sair
A principal dúvida de todo mundo é chegar e sair do aeroporto de Nova York, como faço? Eu mesma pesquisei em todos os cantos e continuava com dúvidas. Eu utilizei duas: quando cheguei peguei um táxi e na volta vim de metrô.
Táxi: a opção mais fácil de todas. Assim que desembarcar, pegar suas malas e sair verá uma casinha com uma fila. Estão todos aí esperando um táxi. Eu cheguei bem cedo e não peguei fila nenhuma. Há que, diga que a maioria das vezes as filas são gigantes. O valor para Manhattan é fixo e custa $52 dólares (mais a gorjeta).
Metrô: na volta eu saí as 5 da manhã de Manhattan e peguei um metro para a estação de Jamaica. Chegando lá fui pegar o AirTrain que me custou $5. Fácil assim. Claro que em horário de pico os metrôs estão lotados e se você tiver mala isso pode ser desesperador. Como fui de manhã bem cedo não tinha ninguém e foi bem tranquilo. Se não tiver bagagem ou quiser ir de metro de qualquer forma, saia um pouco antes para garantir que pegará os trens no horário certo.
♦ Dica: assim que tiver o seu hotel em Nova York faça uma simulação no Google Maps e veja se teria que fazer muitas conexões caso fosse de trem. Lembrando que os metrôs da cidade são antigos e na maioria apenas possuem escadas.
Trem: pôde-se pegar também na estação Jamaica um trem que vai para Manhattan, o Long Island Rail Road.
Leia também: Preciso de seguro para visitar Nova York?
Ônibus: no terminal 5 os ônibus MTA fazem conexões com várias estações de metrôs e custa apenas $2.75. Mas se seu voo não chegar no terminal 5, é mais fácil pegar o AirTrain para a Estação Jamaica e usar o metrô diretamente.
Transfer: uma opção que cheguei a considerar foi o transfer. Eles já te esperam certinho com uma plaquinha com seu nome. Eu não peguei essa opção apenas por ter achado que meu irmão iria me buscar de surpresa. Então pensei que se ele não fosse aí sim pegaria um táxi. Mas há varias empresas quer oferecem esse serviço. Dá uma olhada aqui.
Uber: para vir para o aeroporto há também a opção de chamar um Uber. Mas minha cunhada me comentou que seria mais caro que um táxi, a não ser que usasse o Uber Pool onde você divide com outra pessoa que vai no mesmo horário que você.
Aluguel de carro: eu não acredito que muitas pessoas sejam doidas corajosas suficientes de alugar um carro em Nova York (sem julgamento), mas se você for uma delas, essas são as empresas que operam no aeroporto de Nova York.
Mais informações: http://www.panynj.gov/airports/jfk.html
Gostou de “Aeroporto de Nova York”? Compartilha! Comenta!