Tudo que você precisa saber sobre gorjeta em Nova York

A gorjeta em Nova York complementa o salário da maioria dos trabalhadores. Muitas vezes elas são fundamentais para que cada um possa sobreviver nessa cidade tão cara. Mas e quando o serviço não é bom? Não sabia se tinha que dar mesmo gorjeta ou podia simplesmente me fazer de tonta.

Dividirei nesse post a minha percepção desse assunto tão controverso. Eu vivi minha vida inteira no Brasil onde os famosos 10% incluídos na conta já foram motivo de muita história. Quando saía em Vitória partia do princípio que se o serviço fosse bom, deixaria os 10%. Caso fosse tratada mal (como já aconteceu várias vezes), nem pensava e pedia para tirar da minha conta.

Quando vim morar na Austrália vi que as pessoas aqui quase nunca deixam gorjeta. E quando elas deixam, é porque amaram o serviço e todo mundo fica muito feliz com o fato. Me lembro quando fui a um restaurante chiquérrimo em Sydney e deixamos $20 dólares de gorjeta. De acordo com os 10% era para deixar $70 dólares, mas como aqui não tem isso, deixamos $20. Eles ficaram tão felizes que parecia que tivéssemos colocado $1.000 de presente para eles.

Gorjeta em Nova York

Sempre escutei as histórias de quem por algum motivo não deixou gorjeta em Nova York. Já li relatos de pessoas que foram ameaçadas, amaldiçoadas e escutaram belos gritos. Fiquei imaginando por que tanta raiva assim? Afinal isso seria uma forma de agradecer pelo serviço e não uma obrigatoriedade. Porém conversando com uma pessoa que morou nos Estados Unidos, ela afirmou que sem as gorjetas não sobreviveria. Que faz tanta diferença e pode determinar o seu estilo de vida no país. Não consigo imaginar que meu salário dependesse dos outros dessa maneira.

Reserve já o seu hotel em Nova York e garanta os melhores preços

Mas quando devemos deixar gorjeta? Que tipos de serviço? Na maior parte é o setor turístico. Restaurantes, táxis, camareira de hotel, carregador de malas e etc. Meu irmão me disse que no cabeleireiro que ele foi também teve que deixar.

Gorjeta em Nova York
Sem gorjeta fica difícil viver em uma cidade cara como Nova York (Photo by Stig Ottesen on Unsplash)

Eu entendo sua aflição caro leitor, afinal essas gorjetas obrigatórias podem fazer o dinheiro voar mais rápido. Além que claro pode influenciar em suas decisões. Sabe por que? Na maioria das vezes a gorjeta é entre 15 a 20%. Se você vai comer em um restaurante barato e a conta deu $50 dólares, o tips não é tanto assim ($10). Porém se você quer dar-se um luxo e ir a um restaurante caro, o fantasma da gorjeta também te persegue. Se a conta da $700, você terá que desembolsar $70 dólares extras. Faz bastante diferença, ainda mais no bolso do viajante que quer gastar menos.

O que faço quando o serviço for ruim?

Esse foi o meu maior dilema quando visitei o Oyster Bar na Central Station em Nova York. O garçom que nos atendeu nos tratou tão mal. A situação foi tão ruim que estragou o nosso almoço. Como tínhamos acabado de tomar café da manhã e tínhamos uma reserva nesse restaurante, decidimos ir mesmo assim só para beliscar algo e ver como era. Eu pedi um salmão e meu marido umas ostras. O garçom me informou que eram pratos pequenos, e nós afirmamos que era isso que queríamos. Ele ficou com tanta raiva que foi de garçom em garçom contando isso (que para mim não tem nada errado em pedir o que você quer) e apontando para a gente. Chegou um momento que eu não podia mais ficar sentada ali, queria ir embora. E na hora de pagar a conta bateu a dúvida: “temos mesmo que deixar gorjeta?

Leia também: Como planejar uma viagem para Nova York

Eu já estava tão assustada com o relato de todo mundo que deixamos mesmo assim. Mas logo em seguida me arrependi. Não acho que ele merecia, e era para eu ter falado com o gerente. Mas não queria estragar minhas férias e deixei para lá. Isso dependerá apenas de você, mas se pudesse voltar no tempo não teria deixado nada. Ao planejar uma viagem para Nova York tenha as gorjetas em consideração, afinal ela traz um peso a mais no bolso.

Veja aqui todas as dicas de Nova York 

Gostou de “Tudo que você precisa saber sobre gorjeta em Nova York”? Compartilha! Comenta!

Faça sua reserva aqui

Você sabia que se fizer qualquer reserva através dos meus parceiros você estará ajudando o blog? Isso mesmo! Você não paga NADA a mais por isso, pelo contrário, ainda ganha dicas e descontos. Quando um leitor reserva através dos links abaixo, uma pequena comissão é repassada para o blog. Uma ajudinha para continuar trabalhando nesse meio. E se não for viajar agora, provavelmente vai precisar depois, então salva o link aí nos favoritos para quando for planejar sua viagem.

Hotel: O Booking.com já está na minha vida a maior tempão, sempre fiz reservas através dele porque é uma plataforma segura e com os melhores preços de hotéis no mundo todo.
Booking.com


Seguro de viagem: como diz o ditado “É melhor prevenir do que remediar”. Por isso não dê mole e contrate um seguro viagem para evitar qualquer dor de cabeça nas suas férias. Com a Seguros Promo você faz uma cotação com as melhores seguradoras e pode escolher a mais barata. Não para por aí, por ser meu querido leitor use o cupom de desconto GIUVIAJANTE15 e receba 15% de desconto.

Seguros PromoAtrações: Esse é o meu parceiro favorito, Get Your Guide. Reserve ingressos para atrações em qualquer lugar do mundo, economize bastante e ainda evite filas. Bom demais não é? Garanta seus ingressos aqui.

Chip de celular: Fique conectado durante a sua viagem com um chip para internet. Existem diversas opções com ótimos preços. Clique aqui para escolher o seu.

Aluguel de carro: Procurando um carro para sua próxima viagem? Sempre que eu posso alugo um. E não há lugar melhor que o rentcars. Você encontrará os melhores preços com até 60% de desconto. Veja aqui os melhores valores.

Faça uma social

Me segue no Instagram @giuviajante para acompanhar todas as minhas viagens. E se quiser conhecer vários lugares e vídeos de dicas de viagem, inscreva-se no meu canal do Youtube.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.