Como é viver em um hostel de trabalho na Austrália | Working Holiday Visa

Nunca pensei que passaria por uma experiência como essa. Viver em um hostel de trabalho na Austrália te ensina muitas coisas. Ao mesmo tempo desafia seus limites e princípios, sabe por que? Vem comigo que te explico. 

O que é um hostel de trabalho na Austrália?

Primeiramente vamos começar do começo: o que é um hostel de trabalho? Para quem nunca escutou falar deles, são albergues que encontram trabalho para quem se hospeda neles. Muito comum nas áreas rurais da Austrália, é o principal destino para os aplicantes de Working Holiday Visa.

Geralmente eles formam uma “mafia” com os fazendeiros da região. Fecham acordos de exclusividade, ou seja o fazendeiro pode apenas ter trabalhadores que sejam de determinado hostel. Em contrapartida os hostels garantem pessoas durante o ano todo em suas “precárias” acomodações. Esse contrato entre eles funciona muito bem, os donos de hostel fazem bastante dinheiro mesmo estando em uma área rural e os fazendeiros não precisam se preocupar com a burocracia de achar trabalhadores.

Leia aqui sobre o Working Holiday Visa Austrália

Viver em um hostel de trabalho na Austrália e suas dificuldades

Quando cheguei no hostel, nos primeiros dias apenas chorava. Achei que tinha chegado no limite da minha vida para ser sincera. Hoje eu olho para traz e sei que exagerei bastante, mas como somos jovens e recém saímos da casa dos nossos pais, parece que o mundo vai nos engolir. Isso foi a primeira grande dificuldade. Eu tinha empregada no Brasil que fazia tudo para a minha família, ali eu estava por conta própria. Ai se eu tivesse aprendido aquelas aulas de culinária que tanto tentaram me ensinar, teria sido mais fácil.

E-book Tudo Sobre Working Holiday Visa Austrália - Livro Tudo Sobre Working Holiday Visa

Cozinha

Outro grande desafio era cozinhar. No hostel onde eu vivi, éramos 70 jovens. Já imaginou 70 pessoas usando a mesma cozinha? Coisa boa não ia dar não é? Ainda mais que nossa cozinha era bem precária, eram 12 bocas no fogão, 15 panelas e 70 pessoas.

Cozinha do Hostel de trabalho Australia | Like Wanderlust
Cozinha do Hostel

Me cansei de brigar por uma boca de fogão, ter duas para cozinhar era luxo ou você teria que fazer sua comida bem cedo. O lugar ficava nojento todas as noites. Meu marido por uns meses era responsável por limpar a cozinha em troca de acomodação de graça. As vezes dava vontade de chorar ao ver tanta sujeira.

Cozinha limpa de manha

E a geladeira? Era um quarto refrigerado onde cada um tinha uma caixa de plástico para colocar tudo que tivesse. Cada um tinha que lembrar onde colocou e qual era seu número. Por incrível que pareça as vezes era uma tarefa difícil achar onde estava minha caixa.

Geladeira de hostel de trabalho na Australia | Like Wanderlust
Geladeira

Quartos

Vamos falar dos quartos. Eles eram divididos em 3, 6 ou 9 pessoas. Nos meus primeiros 6 meses morei em um de 6 pessoas. “Mas Giulia para conseguir seu segundo ano de visto você não tem que ficar apenas 3 meses, por que ficou 6 lá?” calma ai que já vou chegar nessa parte. A primeira pessoa a acordar coloca o alarme e claro, as outras 5 acabam acordando também. Se você tem o azar de ter pessoas sem noção no seu quarto pode ser um pesadelo. Eu tive sorte pois eram todos quietos, por outro lado um coreano que estava no meu quarto tentou me espiar no chuveiro. Sai de toalha no corredor e comecei a gritar com ele em português (não falava inglês ainda). Mesmo sem entender uma palavra, todo mundo entendeu o que estava acontecendo.

Veja aqui como tudo começou. Minha experiência com o Working Holiday Visa

Quarto do Hostel Trabalhar em fazenda na Austrália
Quarto do hostel

No meu quarto eram 3 beliches, nada de cortinas e um cômodo minúsculo para guardar as roupas. Nos quartos de 6 havia banheiro. Já os quartos de 3 ou 9 que ficavam do outro lado, o banheiro era dividido.

Diversão

Quando cheguei a 7 anos atrás não havia wifi ainda no hostel. Tínhamos uma televisão e vários sofas velhos virados para a mesma TV. Uma pessoa ia na recepção e pedia a lista de filmes. O filme escolhido era exibido para todos, tipo prisão.

Sala de televisão - Hostel de trabalho Australia | Like Wanderlust
Sala de televisão

Não gostou do filme, você podia jogar ping pong ou ler um livro na sala que ficava no segundo andar. Queria usar internet? Tínhamos que ir na biblioteca da cidade e usar o wifi de graça deles. No segundo ano que eu estava lá, os donos colocaram WIFI, mas era bem devagar.

Sala no segundo andar

Atenção! O ministério Wanderlust adverte: essa foi a minha experiência. Cada hostel é diferente e pode ser pior ou melhor que esse.

E os ensinamentos?

Lembra que você me perguntou acima o por que eu fiquei lá por tanto tempo, a resposta é simples: amigos. Nesse tempo inteiro que estive lá, formei uma família, tanto no trabalho como no hostel. Eu trabalhei em uma fazenda de macadamia que me adoravam. Fiz tantas amizades que permaneceram por todos esses anos. Com cada um deles aprendi muito. Passei a ser uma pessoa mais simples, a conhecer mais a mim mesma, a dividir não só momentos como coisas materiais e a aproveitar mais a vida. Apesar de todos os perrengues, foi uma das melhores experiências.

hostel de trabalho na Austrália
Cada um tinha um para colocar seus mantimentos

Vale a pena morar em um hostel de trabalho na Austrália?

Não é fácil. Isso dependerá única e exclusivamente de você. Para aqueles que buscam trabalho para o Working Holiday Visa é uma boa. Depende se você está aberto a mudar e se é uma pessoa que pode abrir a mente para novas aventuras.

Quer saber mais sobre o Working Holiday Visa Austrália? Clica aqui

Tudo Sobre Working Holiday Visa Austrália

Para ajudar milhares de pessoas que buscam informações sobre o Working Holiday Visa pensei em criar um e-book. Um arquivo prático que os viajantes pudessem levar para todos os lados. Passei horas, dias e semanas escrevendo esse material. Nele você encontrará:

☑️ Informações em português sobre o visto
☑️ Como aplicar por conta própria
☑️ Preparativos para chegar na Austrália
☑️ Dicas úteis para sua chegada, passar pela imigração, achar acomodação e mais
☑️ Como achar emprego, sites úteis, como se comportar em uma entrevista
☑️ Trabalhar nas fazendas australiana
☑️ Morar em um hostel
☑️ tudo sobre o Second Working Holiday Visa
☑️ taxas e superannuation
☑️ e muito mais.

Valor: R$59,90 e pode parcelar em 3 vezes. Melhor que isso impossível.

O e-book é fácil de ler e explicativo. Ele é vendido no Hotmart, que é uma plataforma segura que vende diversos produtos digitais. O pagamento poderá ser feito por cartões de crédito, boleto bancário ou pelo Paypal.

Compre nesse botão acima ou clicando aqui.

Assim que seu pagamento for confirmado, você receberá um link para baixar o arquivo em PDF. Super fácil! Está esperando o que? Adquira o seu já.

Ainda não adquiriu a sua cópia do e-book Tudo Sobre Working Holiday Visa? Adquira aqui.

Faça uma social

Quer entrar em contato comigo? Me manda um alô ali na área de contato ou faça uma social. Curta minha página no Facebook e faça parte do Grupo Tudo Sobre Working Holiday Visa, me siga no Twitter e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades. Estou também no Snapchat (likewanderlust), me adiciona lá. Quer vídeos sobre o Working Holiday Visa? Clique aqui.

Gostou de “Viver em um hostel de trabalho na Austrália”? Compartilha! Comenta!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.