Vale a pena visitar o Guggenheim em Nova York?
Com tantos museus na cidade é normal ficar pensando se vale a pena ou não visitar o Guggenheim em Nova York. Veja aqui a minha opinião.
Eu sou apaixonada por museus e sempre que tenho chance visito o máximo possível. O mesmo aconteceu em Nova York. Se quiser ver como foi a minha visita, vai lá nos highlights do Instagram @giuviajante que tem muitas dicas.
Na primeira vez que fui para NY, tive tempo apenas de conhecer o MET. Fiquei devendo uma visita ao MoMA e ao Guggenheim. Nessa segunda vez estava com o CityPASS de Nova York o que foi incrível para evitar as filas e visitar o máximo possível.
Leia também: Museu de Arte Moderna de Nova York | MoMA
Guggenheim em Nova York
Eu já tinha visitado o Guggenheim em Bilbao na Espanha e fiquei apaixonada. Infelizmente isso elevou um pouco minhas expectativas. Achei que teria a mesma experiência. Mesmo falando isso sempre aqui no blog, é impossível controlar como a nossa mente funciona. Odeio a expectativa. Então tenha isso em consideração antes de continuar lendo.
Mas vamos começar do começo. Esse museu foi o primeiro de todos os Guggenheim e foi inaugurado em 1959. Ele chama atenção por seu edifício ser redondo, obra do arquiteto Frank Lloyd Wright. Localizado na frente do Central Park, não tem como não ver ele.
Ingresso
O valor da entrada custa $25 dólares (Julho 2019). Crianças menores de 12 anos não pagam entrada. Eu recomendo comprar com antecedência para evitar fila. Compre ingressos aqui.
Se estiver em Nova York durante um Sábado poderá pagar o valor que quiser entre 17:00 e 20:00 (última entrada às 19:30). Eles recomendam $10 dólares, mas se estiver bem apertado pode pagar o que quiser.
Se você estiver com algum passe da cidade, como eu estava com o CityPASS, a entrada do museu já estava incluída. Só tive que mostrar meu passe no telefone e pronto.
O que vou ver no museu?
Para quem já viu as fotos do Guggenheim em Nova York, deve ter reparado na sua estrutura em espiral ao entrar no museu. Essa área estava fechada quando eu fui, pois estavam preparando para uma nova exposição. Mas as fotos lá ficam lindas.
Sempre há artistas e artes diferentes. Apenas o primeiro piso tem obras permanentes como quadros de Picasso, Degas e muitos outros. Comecei do topo e fui descendo. A exposição que estava no último piso eram fotos preto e branco. Não era muito meu estilo, então dei uma volta e logo fui para a próxima.
Já no próximo piso estava a exposição The Hugo Boss Prize 2018, com as obras de Simone Leigh chamada “Loophole of Retreat”. Dei uma volta pelas obras, adorei as esculturas. Logo fui conferir as obras permanentes no primeiro andar. Sou fã de Picasso, e como sempre seus quadros não decepcionam.
Valeu a pena?
Achei o museu pequeno e caro pelo que ele oferece. Pagar $25 dólares no MET onde você passa o dia inteiro respirando arte do mundo todo e o mesmo valor para uma hora no Guggenheim me pareceu desproporcional.
Acredito que dependendo das exposições sim vale a pena dar uma volta por esse museu, ainda mais se você estiver com o CityPass. Mas para aqueles que têm pouco tempo na cidade, eu recomendo ir ao MET ou ao MoMA que verá muito mais.
Mais informações e ingressos entre aqui.
Gostou de “Vale a pena visitar o Guggenheim em Nova York”? Compartilha! Comenta!