Coronavírus na Austrália? O que está acontecendo?
Todos os dias alguém me pergunta: como está o coronavírus na Austrália? Vou dividir com você minha opinião com a perspectiva de quem mora aqui.
Muitos estudantes e profissionais tem o sonho de vim morar na Austrália. Porém com as recentes queimadas e essa epidemia do coronavírus, ninguém tem mais certeza de nada. Recebo muitas mensagens no meu Instagram @likewanderlust ou aqui no blog perguntando da situação.
Primeiramente queria dizer que como todos os outros textos que escrevo aqui, eu expresso a minha opinião. Vamos combinar que cada um tem a sua.
Coronavírus na Austrália
Esse vírus começou com tudo, abalando não só a China, mas vários países do mundo. Aqui na Austrália não foi diferente. Os casos começaram a acontecer a medida que vários residentes iam voltando para o país depois de férias na China, Irã e Itália.
Os casos continuam a crescer e assustar a população, que aos poucos começam a levar esse assunto mais a sério. Para monitorar e ficar de olho nos casos e avisos do governo australiano, eu recomendo entrar nesse site aqui. Nessa página do Governo Australiano você encontrará tudo relacionado ao Coronavírus na Austrália.
E se você quiser conteúdo em português, inscreva-se no canal da Marcia Percival que ela já fez vários vídeos sobre a situação do Coronavírus na Austrália. Clique aqui.
Como o vírus impactou o dia a dia em Sydney?
Assim que mais casos foram surgindo, as pessoas começaram a entrar em pânico. Começou a loucura do papel higiênico. Por algum motivo, os australianos esvaziaram as prateleiras dos supermercados comprando pacotes e pacotes de papel higiênico, lenços, papel toalha e tudo do gênero. Quem realmente precisasse de papel higiênico, não conseguia encontrar em nenhum lugar.
Todos as outras prateleiras do supermercado estavam cheias até metade de Março. Com o aumento dos casos principalmente em New South Wales, as pessoas entraram em pânico novamente e foram comprar comida. Muitos supermercados relataram filas quilométricas e muita gente reclamando.
A maioria das empresas pediram a seus funcionários para trabalhar de casa e evitar ficar na rua. Cada dia mais restrições entram em vigor, remodelando nossa nova rotina. Na semana passada milhares de pessoas aproveitaram um lindo dia de sol lotando muitas praias de Sydney, principalmente Bondi. Foi uma loucura, o Primeiro Ministro foi ao ar dar uma bronca em todo mundo.
Estamos todos isolados? Ainda não. Para não afetar tanto a economia, o Primeiro Ministro se recusa a fechar as escolas e todos as empresas. A justificativa dele é que a maioria dos casos vem de pessoas que estavam viajando, não vendo ainda necessidade de fechar tudo. De qualquer maneira a maioria das coisas estão fechadas. Lojas disponíveis apenas online e restaurantes fazendo serviço de entrega.
O que faço se tenho uma viagem para a Austrália?
A fronteira da Austrália está fechada, apenas residentes e cidadãos podem retornar ao país. O Primeiro Ministro prevê que essas regras vão ficar em rigor por pelo menos 6 meses, o que seria mais ou menos 15 de Setembro.
Na minha opinião eu remarcaria as viagens, intercâmbio ou mudança para Outubro em diante. Assim que tudo abrir vão surgir muitos empregos e oportunidades. Será uma boa época vim para a Austrália. E para quem quer conhecer a beleza do país poderá viajar de estado a estado sem ter que fazer 14 dias de quarentena em cada um deles.
Pode ser que essas restrições acabe antes, mas nesse momento não temos certeza de nada.