Preciso de visto para a Espanha? Entenda como funciona
Entenda aqui como funciona o visto para a Espanha, quem precisa e quais documentos você precisa para entrar no país.
Uma das coisas mais importantes de se fazer antes de uma viagem é verificar em relação a visto e a validade do seu passaporte. Lembre-se que para viajar para qualquer país, o seu passaporte deve ter validade de até 6 meses. Caso ele vá vencer durante sua viagem, renove ele para evitar problemas.
Preciso de visto para a Espanha?
Eu tenho a cidadania italiana e por isso não preciso de visto para entrar nos países que fazem parte da União Européia. Isso sempre foi uma grande vantagem, apesar de eu querer ganhar um carimbo a mais no passaporte. Não se pode ter tudo.
Já para os brasileiros, também não é necessário visto para entrar na Espanha. Automaticamente você poderá ficar no país por 90 dias em um período de 6 meses. Vale lembrar que isso vale apenas para turismo. Se você quiser estudar e trabalhar terá que procurar opções diferentes de visto.
Quais documentos são necessários para entrar?
A Espanha faz parte do tratado de Schengen que proporciona livre circulação entre os países que fazem parte desse tratado durante os 90 dias de visto. Então você apenas precisa providenciar a documentação na sua chegada a Espanha (ou ao país que escolher e faz parte do tratado) e uma vez que você entrou, pode circular entre vários países.
Os documentos são:
- Passaporte: importante que ele esteja com validade de pelo menos 6 meses
- Seguro viagem: é um item obrigatório e não pode ser qualquer seguro não, tem que ser um específico para a Europa. Aqui na Seguros Promo você pode escolher Europa e te mostra as opções de seguro. Use o cupom de desconto LIKEWANDERLUST5 e receba 5% de desconto.
- Comprovante de hospedagem ou carta convite: Se for a turismo terá que mostrar que tem reservas feitas em acomodações nos lugares que visitará. No Booking.com você pode reservar tudo com antecedência e imprimir as reservas. Se for ficar na casa de algum familiar ou amigo, essa pessoa terá que fazer uma carta te convidado e afirmando que estará com ela.
- Comprovações financeiras: você precisará demonstrar que tem dinheiro suficiente para ficar na Europa durante o tempo que você determinou que ficaria. Não há um valor específico a ser provado, mas eles precisam ver que você tem como se sustentar.
- Passagem de retorno: tenha uma cópia da sua passagem de volta com você.
Muitos países, principalmente a Espanha, já deportaram muitas pessoas que não tinham um desses documentos acima. Não arrisque e tenha tudo em uma pastinha para quando chegar no aeroporto.
Se quiser mais informações procure a embaixada da Espanha:
http://www.exteriores.gob.es/Embajadas/BRASILIA/pt/Embajada/Pages/Perguntas/Brasileiros-na-Espanha.aspx#