Como planejar uma viagem para Xangai?
Confira aqui dicas e informações importantes para planejar uma viagem para Xangai.
Eu acredito muito que o planejamento é o fator mais importante para viajar mais e conhecer lugares exóticos. Para uma viagem na China, esse planejamento é ainda mais importante. “Mas por que Giulia?”.
A China é um país de bilhões de habitantes que são mergulhados em sua cultura. Não é todo mundo que fala inglês lá, quem dirá outro idioma. Além de tudo, o governo bloqueia os sites que nós acessamos aqui no mundo normal. Isso mesmo, não dá para entrar no Google, Instagram, Facebook ou sites que estamos habituados. Na primeira vez que eu fui para o país, fui pega desprevenida, não sabia disso e fiquei 20 dias desaparecida sem dar notícia para a minha família. Imagina o susto?!
Já na segunda vez, quando fui a Xangai, tentei comprar um cartão sim que diziam que funcionava no telefone, tentei também o VPN e nada funcionou. Fiquei novamente sem comunicação com o mundo. Por isso é tão importante saber o que fazer e se programar.
Como planejar uma viagem para Xangai?
Vamos ver detalhe por detalhe do planejamento necessário para viajar para Xangai, já que algumas decisões podem fazer toda diferença.
1 | Quantos dias ficar?
Acredite se quiser, esse é o passo mais importante na hora de planejar sua viagem. Sem decidir isso você não poderá pedir visto ou programar o resto.
A primeira coisa a se fazer é decidir quantos dias vai ficar em Xangai e se vai visitar outras cidades na China. Eu sempre digo que o primeiro a se fazer é a passagem, mas no caso de Xangai, isso vem depois.
Se você decidir ficar mais de 6 dias e decidi conhecer outras cidades, terá que pedir um visto de turismo que envolve preparar a documentação e ir no consulado ou embaixada chinesa na sua cidade. Se for ficar até 6 dias, for conhecer apenas Xangai e seu voo vem de uma cidade e a saída é para outra cidade, aí você pode aplicar o visto de trânsito. Saiba mais sobre ele aqui.
2 | Passagem
Assim que você decidir quantos dias vai ficar, terá que fazer a reserva de tudo para pedir o visto. Independente se for o de turismo ou de conexão, é necessário ter tudo reservado. Não é possível entrar na China sem ter reservar de voos e hotéis, já que é um requerimento para aprovar o visto.
Inscreva-se na newsletter de todas as companhias aéreas que voam para Xangai e fique de olho nas promoções. Eu aconselho a começar ver passagens entre 1 ano e 6 meses de antecedência para conseguir um bom preço. Veja aqui os meus sites favoritos para encontrar passagens.
3 | Hotéis
Outro requerimento para conseguir o seu visto. Reserve o quanto antes a acomodação. Se for apenas para Xangai é fácil, mas se for visitar outras cidades da China, fique de olho nas datas para que dê tudo certo.
Eu fiz as minhas reservas através do Booking.com. Eu sempre reservo nesse site que tem ótimas promoções e ainda cancelamento gratuito.
4 | Visto
Quando já tiver tudo reservado é hora de tirar seu visto. Para aqueles que vão conhecer mais cidades pela China, reuna toda a documentação pedida pelo consulado ou embaixada da sua região. Se você decidir ficar até 6 dias apenas em Xangai, verifique aqui as condições do visto de conexão. Não é necessário pedir ele com antecedência, apenas informar a companhia aérea que pedira esse visto quando chegar no aeroporto. Apenas fique atento que a cidade de origem deve ser diferente da cidade que for sair do país. Eu, por exemplo, fui de Tóquio para Xangai e de Xangai para Macau.
Leia aqui: Preciso de visto para visitar Shanghai?
5 | Programe os lugares que quer visitar
Pesquise com antecedência o nome dos lugares que quer visitar e se puder, copie e cole o nome deles em chinês para que você possa imprimir e ter com você. Lembre-se de que não tem como acessar o Google lá na China, apenas caso tenha um VPN que não está bloqueado pelo governo. É melhor ter tudo certinho para não ter problema quando chegar lá.
Eu abri um documento word e coloquei uma lista dos lugares que queria visitar. Do lado coloquei o nome deles em chinês. Outra coisa legal de se fazer é, imprimir o mapa do metrô de Xangai e circular as paradas de cada atração que quer visitar. Assim fica muito mais fácil para quando chegar lá.
6 | Moeda
Vale muito a pena trocar dinheiro pela moeda local, muitas vezes o cartão de crédito pode não funcionar em muitos lugares. Imagina não poder explicar que você não tem dinheiro em chinês. Seria uma baita confusão. E se for levar seu cartão, desbloqueie para uso internacional antes de ir. Eu apenas usei o meu para emergência. Tinha dinheiro suficiente em especie para gastar lá.
7 | Clima
Pesquise como vai estar o clima em Xangai antes de fazer sua mala. Consulte como estará a temperatura para colocar na sua mala apenas o necessário. Não esqueça de levar um calçado confortável para caminhar bastante.
8 | Vai na Disney?
Caso decida conhecer a Disney de Xangai, faça sua reserva com antecedência. Dependendo da época do ano, o parque fica lotado e sem ingressos por vários dias consecutivos.
Com o visto na mão, viagem completamente planejada, a única coisa que te resta é curtir essa cidade fascinante.