Metrô em Hong Kong | Dicas e informações úteis
O metrô em Hong Kong é sem dúvida a melhor forma para se locomover de um lado a outro. Veja aqui dicas e informações úteis para aproveitar esse meio de transporte.
Já visitei Hong Kong duas vezes e usei ônibus, metrô e barco. Por ser uma cidade muito cara, evitei a todo custo táxi, que sai uma fortuna. Eu só recomendaria pegar um táxi se estivesse com mais pessoas, aí sim pode valer a pena.
Metrô em Hong Kong
Vou ser sincera e te digo que não tem um meio de transporte mais fácil que o metrô de Hong Kong. Ainda mais que nessa viagem eu fui para Tóquio e Xangai, onde existem muitas linhas uma cruzando a outra, loucura.
Para qualquer viajante que queira conhecer as ilhas, não tem muito mistério, apenas imprima o mapa abaixo e comece a explorar.
As linhas mais usadas por turistas são a vermelha que passa pelo centro; a azul que vai para perto do The Peak, onde estão os prédios e a vista mais famosa de Hong Kong; a amarela que vai para o Citygate Outlet e que conecta com a Disney; e por último a linha express que leva até o aeroporto.
Passagem
Não existe um valor fixo de passagem para usar o metrô de Hong Kong. Tudo vai depender de onde você estiver e para onde for. Ao chegar no metrô há como comprar em uma máquina ou com o atendente.
Se você tiver trocado moedas e notas poderá comprar na máquina. Apenas selecione para qual estação quer ir e o valor aparecerá. Na primeira vez eu não tinha trocado e fui no atendente. Mesma coisa, avise para onde você quer ir e ele vai te passar o valor.
♦ Atenção: não é possível pagar com cartão de crédito, apenas dinheiro na moeda local. Tenha isso em consideração antes de ir para o metrô.
Passagem individual x Octopus Card
Todas as vezes que fui, comprei apenas passagem individual. Na primeira vez eu fiquei no centro e fiz a maioria das coisas caminhando. Já na segunda vez fui comprando passagens individuais.
O Octopus Card é uma boa opção para quem vai usar bastante o transporte público. É um cartão recarregável onde você coloca uma quantia e vai usando. Quando o saldo estiver baixo, terá que carregar mais dinheiro. A vantagem desse cartão é que dá para usar ele em todos os meios de transporte: metrô, ônibus, ferry e bonde.
Para comprar o cartão é fácil, vá em algum guichê e explique para o atendente que quer comprar esse cartão. Existem vários tipos, como pode ver aqui no site oficial. Mas o mais comum é o de turista. Ele custa HK$39 e pode-se usar além de transporte público, em restaurantes, cinema e algumas lojas.
Se você quiser o cartão comum terá que deixar um depósito de HK$50 e colocar o valor mínimo HK$100, total HK$150. Claro que antes de ir embora, poderá pegar o depósito de volta ao devolver o cartão e o valor que sobrou nele.
Como é o metrô de Hong Kong?
Achei as estações e os trens limpos e organizados. Tudo escrito em inglês e chinês. Não tem como errar, é muito fácil se locomover de um lado a outro. Fiquei até surpresa com a eficiência do sistema.
Antes de sair da estação, consulte os mapas para ver se o lugar que está buscando está ali e qual a melhor saída para ir direto.
Outros transportes
Se você for usar mais de um transporte eu aconselho a sim comprar o Octopus Card, já que fica bem mais fácil de usar todos eles. Tenha ele carregado em mão e vá explorar Hong Kong.
Impossível não ver os bondes pelas ruas de Hong Kong. Há quem diga que ir em Hong Kong e não andar em um deles é o mesmo que não ter ido. Se quiser dar uma passeada na área central ou apenas curtir a vibe, esses bondes são uma boa opção.
Assim como o metrô, os ônibus são calculados pela distância percorrida. Porém muitas vezes a viagem acaba sendo mais econômica. Eu usei o ônibus em Hong Kong apenas uma vez para sair do aeroporto e gostei bastante do serviço. Sentei no segundo andar, na parte da frente e foi ótimo para ter uma primeira impressão da cidade.
E se quiser comodidade para ver Hong Kong toda em um dia e não ter que se mover tanto, o Big Bus Tour é uma boa pedida. Apesar de ser um pouco mais caro, ele inclui 24 horas de passeio, subir e descer quantas vezes quiser, ver a ilha toda e ainda entrada para o The Peak, para ver a vista da cidade. Veja ingressos aqui.
Faça sua reserva aqui
Você sabia que se fizer qualquer reserva através dos meus parceiros você estará ajudando o blog? Isso mesmo! Você não paga NADA a mais por isso, pelo contrário, ainda ganha dicas e descontos. Quando um leitor reserva através dos links abaixo, uma pequena comissão é repassada para o blog. Uma ajudinha para continuar trabalhando nesse meio. E se não for viajar agora, provavelmente vai precisar depois, então salva o link aí nos favoritos para quando for planejar sua viagem.
Hotel: O Booking.com já está na minha vida a maior tempão, sempre fiz reservas através dele porque é uma plataforma segura e com os melhores preços de hotéis no mundo todo.
Airbnb: Que tal ficar na casa de uma pessoa local durante suas férias. É uma experiência bem legal. Se pensa que é uma loucura é porque nunca tentou. Saiba mais sobre o Airbnb aqui. E se quiser ganhar R$130 reais de desconto na sua primeira estadia, clique aqui.
Seguro de viagem: como diz o ditado “É melhor prevenir do que remediar”. Por isso não dê mole e contrate um seguro viagem para evitar qualquer dor de cabeça nas suas férias. Com a Seguros Promo você faz uma cotação com as melhores seguradoras e pode escolher a mais barata. Não para por aí, por ser meu querido leitor use o cupom de desconto LIKEWANDERLUST5 e receba 5% de desconto.
Atrações: Esse é o meu parceiro favorito, Get Your Guide. Reserve ingressos para atrações em qualquer lugar do mundo, economize bastante e ainda evite filas. Bom demais não é? Garanta seus ingressos aqui.
Aluguel de carro: Procurando um carro para sua próxima viagem? Sempre que eu posso alugo um. E não há lugar melhor que o rentcars. Você encontrará os melhores preços com até 60% de desconto.
Faça uma social
Curta nossa página no Facebook, siga o nosso Twitter e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades. Estou também no Snapchat (likewanderlust), me adiciona lá. E se quiser vídeos de dicas de viagem, inscreva-se no meu canal do Youtube.
Gostou de “Metrô em Hong Kong | Dicas e informações úteis para se locomover pela ilha”? Compartilha! Comenta!