10 dicas para alugar carro para viagem nacional e internacional
Alugar carro para viagem pode facilitar e muito a vida de quem quer conhecer mais cada lugar, por isso decidi dividir as minhas 10 dicas de ouro para evitar furada.
Eu já aluguei carro diversas vezes em vários destinos diferentes e cada experiência depende de muitos fatores. Fui aprendendo com meus erros a melhor maneira de otimizar o processo.
10 dicas para alugar carro para viagem
As regras podem mudar bastante para um destino nacional ou internacional. Vou dar aqui dicas que se aplicam aos dois ou apenas um deles. Se tiver alguma dúvida ou dica extra, deixe nos comentários.
1. Pesquise
Pode parecer bobo, mas é o ponto principal antes de alugar um carro. Eu sempre ficava buscando nomes de locadoras e tentando achar as melhores ofertas até que conheci a RentCars. Essa empresa faz o serviço mais difícil para você, busca em todas as locadoras os melhores preços. Eu já tentei de todas as formas e foi com eles que mais economizei. Eles estão com uma promoção de até R$100 de desconto, dá uma olhada aqui.
2. Reserva com antecedência
Outro fator que ajuda bastante é fazer sua reserva com antecedência. Dependendo da época ou do destino, é possível achar valores mais baratos ao buscar alguns meses antes. Ou evite de ficar sem carro. Uma vez para o carnaval eu não conseguia achar carro nenhum disponível justamente por ter deixado para última hora.
3. Confira os detalhes
Depois de pesquisar com antecedência, achar um bom preço é hora de fazer a reserva. Escreva seu nome assim como está no seu documento, confira as datas e tenha certeza que está tudo certo antes de clicar em reservar.
4. Leia com atenção o contrato
Antes de fazer sua reserva, leia o contrato e os termos da locação. Isso varia muito de uma empresa para a outra. É importante ter conhecimento de todos os detalhes antes de confirmar a locação.
5. Extras
Não esqueça de selecionar todos os extras durante a reserva. Eu por exemplo precisei de uma cadeirinha para meu sobrinho durante uma viagem. Selecionei a opção e o preço foi adicionado no meu valor total.
6. Imprima sua confirmação
Uma vez quando reservei um carro diretamente com o site de uma locadora, eu não sei o que aconteceu mas minha reserva não aparecia no sistema. Eu não tinha internet e não podia buscar a reserva. Depois de muita espera e conversa, tive que fazer uma nova reserva e pagar o valor atualizado. Um dor de cabeça danada. Recomendo sempre ter a confirmação salva no telefone ou impressa.
7. Tangue cheio
Cada empresa é diferente na questão de como devolver o carro. Eu já aluguei carro onde no valor estava coberto o custo da gasolina e eu poderia devolver o carro como estava. Assim como já aluguei com locadoras que exigiam o tanque cheio. Sempre tenha esse detalhe certo, para evitar problemas na hora da devolução.
8. Detalhes para devolução
Na hora de pegar um carro faça sua própria vistoria. Tire fotos se ver alguma coisa que está fora do lugar. Confirme o horário da devolução e local. Se não estiver perto do aeroporto, busque formas de sair de lá.
9. Regras de trânsito internacional
Essas duas últimas dicas aplicam-se apenas para quem vai dirigir em outro país. Pesquise com antecedência as regras de trânsito do seu destino para evitar surpresas. Cada local tem sua própria legislação e é fundamental seguir a lei. Aqui na Austrália por exemplo, muitas regras são bem diferentes do Brasil.
10. Carteira de motorista
Consulte antes de viajar se precisará da carteira de motorista internacional. Sei que muitos países requerem esse documento. É melhor se precaver já que não terá como remediar.
Faça sua reserva aqui
Você sabia que se fizer qualquer reserva através dos meus parceiros você estará ajudando o blog? Isso mesmo! Você não paga NADA a mais por isso, pelo contrário, ainda ganha dicas e descontos. Quando um leitor reserva através dos links abaixo, uma pequena comissão é repassada para o blog. Uma ajudinha para continuar trabalhando nesse meio. E se não for viajar agora, provavelmente vai precisar depois, então salva o link aí nos favoritos para quando for planejar sua viagem.
Hotel: O Booking.com já está na minha vida a maior tempão, sempre fiz reservas através dele porque é uma plataforma segura e com os melhores preços de hotéis no mundo todo.
Airbnb: Que tal ficar na casa de uma pessoa local durante suas férias. É uma experiência bem legal. Se pensa que é uma loucura é porque nunca tentou. Saiba mais sobre o Airbnb aqui. E se quiser ganhar R$130 reais de desconto na sua primeira estadia, clique aqui.
Seguro de viagem: como diz o ditado “É melhor prevenir do que remediar”. Por isso não dê mole e contrate um seguro viagem para evitar qualquer dor de cabeça nas suas férias. Com a Seguros Promo você faz uma cotação com as melhores seguradoras e pode escolher a mais barata. Não para por aí, por ser meu querido leitor use o cupom de desconto LIKEWANDERLUST5 e receba 5% de desconto.
Atrações: Esse é o meu parceiro favorito, Get Your Guide. Reserve ingressos para atrações em qualquer lugar do mundo, economize bastante e ainda evite filas. Bom demais não é? Garanta seus ingressos aqui.
Aluguel de carro: Procurando um carro para sua próxima viagem? Sempre que eu posso alugo um. E não há lugar melhor que o rentcars. Você encontrará os melhores preços com até 60% de desconto.
Faça uma social
Curta nossa página no Facebook, siga o nosso Twitter e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades. Estou também no Snapchat (likewanderlust), me adiciona lá. E se quiser vídeos de dicas de viagem, inscreva-se no meu canal do Youtube.
Gostou de “10 dicas para alugar carro para viagem nacional e internacional”? Compartilha! Comenta!