Guia de Xangai | Dicas e informações úteis
Confira aqui nesse Guia de Xangai todas as dicas para planejar sua viagem e evitar furadas em uma das cidades mais incríveis da China.
Xangai é uma cidade fascinante é tão rica culturalmente. Eu fiquei 4 dias em um visto de conexão e visitei muita coisa. Esse Guia foi feito de acordo com a minha experiência, use e adapte para que seja melhor para você. E vai lá no meu Instagram @likewanderlust dar uma olhada nas lindas fotos que tirei na cidade. Vamos lá?
Guia de Xangai
Eu recomendo a abrir um bloco de notas ou documento Word e colocar todas as informações juntas em um lugar. Você pode levar com você no seu telefone, tablet ou imprimir. Faça o seu próprio Guia para poder curtir bastante todos os dias que for ficar lá
Planejamento
Se você vai viajar para a China, precisa planejar tudo com muito carinho e atenção. Independente se for com uma agência de viagem ou por conta própria, há muitos detalhes importantes que devem ser levados em consideração. Faça tudo de acordo com o seu gosto é que caiba no seu bolso. Veja aqui como começar seu planejamento. E eu tenho muito conteúdo legal aqui no blog sobre outras cidades chinesas, não deixe de conferir aqui.
Quantos dias ficar?
Não existe uma resposta correta, tudo depende do que quer ver. Para quem quer conhecer os principais pontos turísticos da cidade, eu aconselho mínimo 3 dias. Se quiser ir na Disney, adicione mais um dia. E se você quiser conhecer bastante de Xangai com tempo, 6 dias são mais que suficientes.
Leia também: Vale a pena conhecer a Disney de Xangai?
Se você tem uma conexão de 1 dia na cidade, não desanime, da sim para conhecer pelo menos o The Bund e as redondezas. Assim você fica com gostinho de quero mais e planeja sua volta.
Quando visitar?
Eu sou dessas pessoas que acreditam que toda época é boa para viajar (menos Novembro, pois sempre chove aonde quer que eu vá). Mas se você quiser evitar temperaturas extremas, a melhor época seria na primavera (Março, Abril e Maio) ou outono (Setembro, Outubro e Novembro). Pesquise bastante como vai estar a temperatura e sempre leve um casaco a mais. Eu fui em Outubro e passei frio.
Evite viajar durante o Ano Novo Chinês. A maior parte das coisas fecham, as passagens e acomodação são caras, além de ser um caos se locomover. Se não tiver jeito e tiver que ir nessa data, reserve tudo com antecedência.
Onde ficar?
Seja para o visto que for, eles vão pedir para ver as reservas de acomodação feitas antes de você chegar na China. Para quem vai ficar em Xangai, tente achar hotéis ou hostels que estejam perto da estação de metrô para facilitar na sua locomoção.
Eu me hospedei no Holiday Inn em Pudong e foi uma ótima escolha. Conto aqui que além de lindo, o hotel ficava bem fácil de achar a estação de trem.
Dica da Giu: Quando escolher o seu hotel, anote o nome dele em inglês e em chinês. Será mais fácil para pedir informação, caso se perca ou para pegar um táxi.
Sempre reservo tudo através do Booking.com. Lá tem todas as informações que você precisa e na confirmação já aparece o nome em inglês e chinês. Assim que fizer sua escolha, você pode também perguntar para o local qual é a melhor forma fe chegar que eles vão te explicar direitinho.
Preciso de seguro viagem?
Isso vai de cada um, a China não exige o seguro obrigatório, então fica ao seu critério. Eu sempre recomendo contratar, afinal imagina se acontece alguma coisa em um país onde não conseguimos nos comunicar, como é o caso da China.
Contratei o meu através da Seguros Promo e viajei mais tranquila, sabendo que se precisasse de qualquer coisa eles iam me auxiliar. E não esqueça, se for reservar nesse site, use o cupom LIKEWANDERLUST5 para ganhar 5% de desconto.
E o visto?
Brasileiros precisam de visto para entrar na China e visitar Xangai. Você pode pedir um visto de conexão ao chegar no aeroporto se cumprir com as exigências e for ficar até 6 dias. Ou se for ficar mais tempo, precisará de tirar o visto na embaixada. Eu explico tudo aqui.
Como se locomover?
Não aconselho ninguém a alugar um carro em Xangai, a não ser que você entenda muito bem as leis de trânsito local e saiba falar chinês. Tudo muda para símbolos e fica mais difícil de dirigir.
Leia também: Como se locomover em Xangai?
A melhor maneira de se locomover em Xangai é o metrô. Pode parecer difícil no começo, mas assim que você usa as primeiras vezes, percebe que é bem mais fácil do que parece. Fiz aqui um artigo com todas as dicas para se locomover em Xangai.
O que fazer em Xangai?
Xangai é essa mistura entre o velho e o novo, sendo um lugar único para os turistas que a visitam. Como toda cidade grande há muito para conhecer. Tudo dependerá do seu gosto e quantos dias vai ficar.
Eu com certeza recomendo esses 5 lugares aqui. E se tiver tempo e gostar de parques, visite a Disney de Xangai que é incrível.
Onde comer?
Eu vou ser sincera com você, não sou fã da culinária chinesa. Mas não podia fazer esse Guia de Xangai sem falar sobre comida né? Sempre que pude evitar e comer no McDonald’s, lá estava eu. Meu marido foi um pouco mais aventureiro e até provou algumas coisas, porém como o cardápio estava todo em chinês eu não saberia te dizer o nome da comida.
Se você ama a cozinha chinesa, vá fundo. Mas se você, assim como eu, não é tão fã, poderá ver opções no hotel ou hostel que estiver, ou visitar o queridinho McDonald’s que é bem barato na China.
Xangai é uma mega cidade que exige bastante planejamento para ser aproveitada ao seu máximo. Confira aqui todas as minhas dicas de Xangai.
Gostou desse Guia de Xangai? Comente! Compartilhe com alguém que quer conhecer a China.