Como consegui a cidadania australiana?
Depois de 11 anos na Austrália chegou o dia que eu sempre sonhei, fiz o teste e passei. Entenda aqui como eu consegui a cidadania australiana.
O sonho de qualquer imigrante é conseguir a residência permanente ou até a cidadania do país que mora. Muitas vezes o processo não é fácil e envolve muito dinheiro e paciência.
Assista um pouco como foi a minha cerimônia da Cidadania Australiana
Minha história para chegar na cidadania australiana
Eu vim parar aqui na Austrália a 11 anos atrás. A ideia era passar apenas um ano e voltar para o Brasil. Porém eu acabei me apaixonando quando vivia nas fazendas e decidi ficar com o meu namorado (hoje marido).
Eu, com a cidadania italiana tinha todas as oportunidades possíveis: estava em um visto que me permitia trabalhar em tempo integral e achar um sponsor, formada em publicidade e propaganda, já falava inglês, enfim tinha tudo para realizar meu sonho em alguns anos. Mas eu nunca tive uma mentoria ou alguém para me direcionar. Acabei não aproveitando os meus dois anos de Working Holiday Visa e tive que dar um passo para trás.
Vistos na Austrália
Nesses últimos 11 anos passei por muitos tipos de visto, e sempre que pensava que estava um passo adiante, algo acontecia e eu dava um passo para trás. Fez muita diferença pra mim não ter uma estratégia desde o princípio. Meus vistos foram:
- Working Holiday Visa 1
- Working Holiday Visa 2
- Visto de estudante
- Visto de sponsor
- Visto de estudante
- Visto de sponsor
- Visto de permanência
- Cidadania
Tirando os primeiro dois vistos, os outros são bem caros. Sem contar os cursos, eu e meu marido gastamos em total 70.000 dólares com vistos. Esse dinheiro poderia ter sido a entrada de uma casa.
Desafios para chegar na cidadania
2016 foi um ano decisivo na minha vida. Conversando com minha amiga e hoje mentora de carreiras na Austrália, Márcia Percival, ela abriu meus olhos de que era hora de ir trabalhar na minha aérea. De que tínhamos que conseguir o sponsor através da minha profissão ou o meu marido que tinha acabado de se formar em gastronomia.
Depois de muitas dicas dela, fomos atrás para fazer acontecer. Eu consegui um trabalho de executiva de marketing em uma das maiores multinacionais de entretenimento da Austrália e eles estavam dispostos a me oferecer um sponsor. Entretanto o caminho mais fácil pra gente chegar na residência permanente, era viver em uma área regional.
Por muitos anos eu vivi entre Sydney e uma pequena cidade chamada Robertson, onde meu marido conseguiu o sponsor. Depois de 4 anos com essa empresa, aplicamos a residência e adivinha? O visto foi negado. Foi um desespero ver nosso sonho ir embora por causa do erro de uma agência. Mas Deus não falha, e ele tocou no coração do dono da empresa que meu marido trabalha e ele aplicou tudo de novo.
Investimos novamente, dessa vez com advogados e conseguimos. Saiu a nossa residência permanente. Foi uma mistura de alegria, alívio e liberdade saber que poderíamos ficar aqui.
E a cidadania australiana?
Para aplicar a cidadania australiana tem uma série de regras, você tem que estar morando na Austrália já a 4 anos com um visto legal, e 1 ano com a residência permanente. Todo o tempo que viajamos é descontado desse 1 ano, com a pandemia não viajamos e calculamos no site oficial da imigração e vimos que já tínhamos todos os requerimentos.
Aplicamos on-line, sem agência, pagamos a taxa e ficamos no aguardo. Depois de 1 ano, o meu marido recebeu a carta para fazer a entrevista e o teste de cidadania. 1 mês depois foi a minha vez. Estudei online com o material do site oficial da imigração e fiz o teste. Passei! A felicidade foi algo surreal. Não acredito que cheguei aqui depois de tanto tempo.
Poderia ter sido mais fácil?
Com certeza, se eu tivesse aproveitado as oportunidades com uma estratégia, eu teria chegado bem antes no meu objetivo. Muitas vezes deixamos de pagar uma mentoria ou alguém que vai nos direcionar e acabamos perdendo muito mais dinheiro do que se tivéssemos feito.
Eu sempre indico para quem quer vim para a Austrália de seguir a Marcia Percival que é mentora do Plano Austrália. Chegar aqui na Austrália preparado e estar cada vez mais perto do seu sonho não tem preço. Siga ela aqui.
Querem saber como foi o teste e a entrevista? Comenta abaixo “Eu quero”!
Olá Giulia parabens e obrigado por compartilhar as informações!
Você usou tradução Naati para o Nada Consta brasileiro e certidao de nascimento?
Eu já tenho a traduçao juramentada feita no Brasil de quando tive meu visto permanente aprovado, será que serve?
Muito obrigado !
Olá, serve sim, não tem validade a tradução. Eu usei sim a tradução Naati.
Oi Giulia! Tenho interesse em saber o que é perguntado na entrevista? Desde já obrigada.
Olá Giselle, na entrevista eles perguntam seus dados, apenas para saber que você é você mesmo. Nada de outro mundo 🙂
Eu quero acessar o livro pdf para o teste da cidadania
Só baixar ele do site oficial da imigração, é de graça.