7 coisas para fazer em El Calafate na Patagônia Argentina
A pequena cidadezinha de El Calafate no sul da Argentina é um famoso roteiro para turistas. Para quem quer conhecer a Patagônia Argentina é o ponto perfeito. Fiz uma lista com as 7 coisas para fazer em El Calafate.
O que fazer em El Calafate?
Antes de ir para a cidade li que El Calafate é o lugar ideal para quem quer fazer excursões. Não deixa de ser um pouco verdade. Porém a cidade vai além disso e há muito mais para ver e fazer nela. Apenas caminhar por suas ruas já é uma imersão em uma cultura totalmente diferente.
Leia também: Conheça o Glaciar Perito Moreno e o fenômeno de sua ruptura
Para aqueles que não se planejaram com antecedência e não reservaram seus passeios, pode ser que ficar na cidade não seja uma opção e sim uma necessidade. O que foi o meu caso. Eu e meu marido ganhamos de lua de mel uma viagem para a Patagônia com um passeio incluído que era visitar o Perito Moreno. Por sorte durante o passeio a guia nos ofereceu se queríamos fazer o passeio náutico também. Topamos e amamos. Não pesquisamos coisas para fazer em El Calafate, fomos descobrindo (não recomendo).
7 coisas para fazer em El Calafate na Argentina
1. Visita ao Perito Moreno com passeio náutico
Esse é o passeio popular e praticamente obrigatório para quem vai até lá no sul. Como o Perito Moreno fica a 80km da cidade a melhor forma de ir é com excursão. Felizmente hoje em dia tudo pode ser reservado online. Que maravilha não é? Essa aqui foi a excursão que fiz.
2. Trekking no gelo
Esse era o nosso sonho. Queríamos fazer esse passeio de qualquer forma. Mesmo custando um pouco mais caro, não é todo dia que podemos caminhar em uma geleira não é? Mas aí vem o problema. Se não reservar com antecedência você corre o risco de que esteja lotado. Exatamente o que nos aconteceu. Quando chegamos lá e fomos fazer uma reserva nos falaram que estava tudo cheio e só tinham vaga daqui a duas semanas. Tentamos de todas as formas e até colocamos nosso nome na fila de espera para ver se alguém desistia. Infelizmente ninguém cancelou. Então se quiser mesmo viver essa experiência não deixe de reservar o quanto antes. Essa era a excursão que mais queríamos fazer. Reserve aqui e garanta sua vaga.
Há também uma outra opção para os mais profissionais que é o Big Ice. São mais horas e um nível mais avançado de trekking. Para aqueles apaixonados por aventura deve ser maravilhoso. Mesmo sendo bem mais caro que o Mini Trekking, como não conseguimos vaga para aquele, decidimos pagar o Big Ice apenas para ter a mesma experiência e adivinhem? Estava lotado também. Para quem tiver interesse da uma olhada aqui nessa aventura.
3. El Chaltén
Outra excursão muito popular é fazer um trekking em El Chaltén. Como não conseguimos o trekking no gelo, fomos em busca de um na terra mesmo. Adivinhem só? Estava tudo lotado. Me deu uma bronca e raiva de mim mesma por não ter visto isso antes. Essa excursão parece demais.
4. Torres del Paine
Diversos amigos me recomendaram essa excursão falando que é demais cruzar a fronteira e ir conhecer esse lindo lugar no Chile. Mas como estávamos na lista de espera dessas duas excursões anteriores eu quis ficar esperando e conhecer a cidade. Esperei em vão. Se tiver interesse em conhecer Torres del Paine da uma olhadinha nessa excursão.
5. Conheça outros glaciares
Outra opção que vimos também foi um passeio de barco durante o dia inteiro para conhecer os glaciares Spegazzini e Upsala.
Há um monte de opções no Get Your Guide, meu site favorito para reservar passeios. Além de economizar com os preços que eles oferecem você garante a vaga nos passeios e não fica boiando na cidade que nem eu.
6. Passear por El Calafate
Claro que se acontecer de você ficar de bobeira na cidade, não é o fim do mundo. El Calafate é pequeno e aconchegante. Caminhar pela cidade e visitar os parque é uma boa pedida. Há diversas bicicletas para aluguel, uma opção para quem não gosta muito de caminhar. Como as excursões que queríamos estavam lotadas, ficamos passeando e curtindo a piscina aquecida do hotel.
7. Glaciarium
Que tal tomar uma bebida em um bar todo feito de gelo e aprender mais sobre as geleiras? O Glaciarium em El Calafate combina as duas coisas em um só lugar. Atração imperdível para quem for conhecer a cidade. De todas as coisas para fazer em El Calafate, essa foi minha favorita.
A dica de ouro é não dar mole e deixar para reservar encima da hora. E caso não consiga a excursão que queria, relaxe e aproveite o melhor da cidade.
Gostou de “7 coisas para fazer em El Calafate”? Compartilha! Comenta!