Como começo a planejar uma viagem? Orçamento de viagem
Quer saber como começo a planejar uma viagem? Qual o primeiro passo que eu faço. Vamos comigo que vou te mostrar.
Lá no meu Instagram @giuviajante várias pessoas me perguntam como eu faço para viajar tanto, e se eu sou rica. Na verdade envolve MUITO planejamento. Eu não compro qualquer pacote, passagens em datas específicas que eu quero. Não! Tudo é bem flexível, por isso que funciona.
Eu vou fazer uma série de posts te mostrando como planejar sua viagem do 0 e dar exemplo reais de como eu coloco isso em prática.
Como começo a planejar uma viagem?
Antes de começar com o passo a passo, se você ainda não baixou o meu ebook gratuito com todos os passos para planejar uma viagem do 0, então clica aqui e já baixa esse documento.
Qual é o fator mais importante de uma viagem? Tempo? Não. Férias? Quase. Na verdade é o dinheiro. Sim esse é o fator principal. E é um mito de que você precisa ser rico para viajar. Você apenas precisa definir seus orçamentos de acordo com o destino escolhido.
Vamos dizer que está começando agora no mundo das viagens e que quase não sai de casa. Abre o Google Maps e veja cidades vizinhas da sua que você gostaria de conhecer. Faça uma pesquisa de destinos legais ao redor de onde você mora. Você irá se surpreender.
Viagens assim são mais econômicas por serem locais e uma ótima maneira de começar. Abra um bloco de notas, escolha um lindo caderno para suas viagens ou o que preferir. Anote quanto gastaria de transporte para esse destino, defina quanto poderia gastar de alimentação e estadia. Quando tiver uma ideia é só separar esse valor.
Exemplo orçamento viagem local
Eu vivo em uma área regional perto de Sydney, e amo ir visitar amigos para passar o dia. Geralmente eu vou e volto no mesmo dia e gasto 3 horas de viagem. Em algumas ocasiões eu faço Sydney ser a minha viagem.
Anoto quanto vou gastar de gasolina, pedágio, acomodação e o que eu quero fazer na cidade. E aí marco curta estadia para aproveitar mais essa cidade linda.
Orçamento para viajar para outro estado ou país
Quando a viagem é maior e provavelmente mais cara, por envolver passagens aéreas, eu faço um orçamento bem diferente. Começo o meu momento de busca intensa. Pesquiso passagens aéreas, dias flexíveis, acomodação, locomoção e etc (vamos chegar lá). Coloco tudo escrito, com as datas e preços certinho. No final eu somo e vejo quanto vou precisar para essa viagem específica.
Tendo o valor final eu começo a juntar e ir reservando as coisas aos poucos. Deixa eu me explicar melhor. Sempre sonhei em ir para a Tasmânia no sul da Austrália. Eu vi uma promoção de passagem imperdível. Mas antes de comprar loucamente, eu fiz essa pesquisa de quanto essa viagem me custaria. Cheguei no valor final e me parecia uma ótima opção. Comprei a passagem e agora estou reservando tudo com calma.
Fiz exatamente o mesmo com a minha viagem internacional em Maio. Eu já sei tudo que quero fazer, onde ficar, e como as passagens foram com milhas já ajudou bastante no preço final.
Faça um teste. Comece a planejar uma viagem pequena, um final de semana em algum lugar perto ou até visitar um parente. Veja tudo que teria que gastar e separe esse dinheiro para essa experiência. Será muito mais fácil começar a viajar quando você já estiver fera no orçamento.
E não deixe de me contar lá no meu Instagram @giuviajante como está sendo essa experiência e se já tirou alguma viagem do papel fazendo isso.
Vem aí tudo sobre planejamento de viagem