Vale a pena conhecer Cusco com criança?
Quer conhecer Cusco com criança mas não sabe muito bem se vale a pena? E os passeios? Te conto tudo aqui nesse artigo.
Antes de começar preciso dizer que cada criança é diferente. Algumas são mais adaptáveis do que outras. Elas não se comportam da mesma maneira. Mas cabe a você como mãe/pai decidir o que é melhor para a sua família. Vou relatar aqui como foi a minha experiência com o meu filho de 2 anos.
Cusco com criança, vale a pena?
Confesso que fiquei com medo de fazer essa viagem por causa da altitude. Cusco está a 3.399 metros de altura e é normal ter o soroche (mal de altitude). Não dá para saber como cada corpo se adaptará nessa situação, e eu li em tantos lugares que coisas terríveis poderiam acontecer.
Antes da viagem levei o Gianluca na nossa pediatra para ela dar uma olhada geral nele e dar o okay para a viagem (sempre faço isso). Ela disse que era para ficar despreocupada e que daria tudo certo. Para previnir eu comprei também todos os remédios que ele já toma normalmente para ter comigo.
Chegada em Cusco
Uma coisa posso te garantir, se você levar o mal da altitude a sério e tomar todos os cuidados, a probablilidade de sofrer apenas com uma dor de cabeça é grande. Decidi seguir arrisca todas as orientações. Organizei um transfer do aeroporto direto para o hotel. Fizemos check-in e descansamos por 2 horas.
Acredito que isso ajudou muito ele na aclimatação. Mesmo sendo uma criança ativa, esse descanso no começo foi essencial. Dei muito líquido e comidas leves para ele. Graças a Deus, ele não sentiu nada em nenhum dos dias.
Quais passeios fazer?
Existem tantas coisas lindas para fazer e conhecer no Peru. Eu tinha me programado para fazer todas elas, até conhecer uma brasileira no nosso hotel que me disse o quanto a lagoa de Humantay e a Montanha Colorida foram caminhadas bem difíceis.
Esse tipo de passeio não é recomendado para crianças pequenas, afinal já é difícil fazer a caminhada sem nada, com uma criança no colo, seria pior ainda. Para os que tem crianças maiores, na Montanha Colorida por exemplo, tem como subir de cavalo, o que pode ser uma opção.
Por mais que eu quisesse conhecer esses lugares, eu queria muito o bem estar do meu pequeno. Optei por passear bastante por Cusco, sempre respeitando os horários dele. Passamos o dia em Machu Picchu, mas em vez de voltar para Cusco no mesmo dia, ficamos em Águas Calientes uma noite.
Depois de muito correr, brincar e se sujar em Machu Picchu, voltamos para a pequena cidade, almoçamos, tomamos um banho e dormimos uma soneca revigorante. Valeu muito a pena.
Alguns cuidados extras que deve ter é sempre manter a criança bem hidratada, alimentada e descansada. O esforço em Cusco é bem maior. E se for levar carrinho de bebê, saiba que as ruas são de pedra, o que dificulta bastante a locomoção. Se seu filho ainda usa fralda, não deixe de levar com você algo para colocar ele no chão caso tenha que trocar a fralda, afinal é raro encontrar um banheiro com trocador. Tenha com você sempre repelente na bolsa, já que há muitos mosquitos em áreas como Machu Picchu.
Dica de Ouro
Não viaje para o Peru ou nenhum destino internacional com seus filhos sem seguro viagem. Pode parecer bobeira ou exagero, mas criança fica doente o tempo todo e acidentes podem acontecer. Ter que pagar tudo do seu bolso, pode ficar MUITO mais caro do que um simples seguro de viagem que cobre tudo e deixa sua viagem mais tranquila.
Recomendo a Seguro Promo e Assist 365, faça uma cotação nos dois e veja a melhor opção para a sua família, mas não deixe de viajar sem. E para te ajudar, te deixo aqui embaixo meu cupom de desconto:
Vale a pena ou não?
Tudo vai depender de como é o seu filho/filha. Cada mãe e pai conhecem seus pequenos melhor do que ninguém. Eu e Gianluca nos divertimos bastante e com certeza valeu muito a pena realizar esse sonho com ele.
Veja também:
- Guia de Cusco com todas as dicas no Instagram
- Destaques de Cusco no Instagram
- Pasta de Cusco no Pinterest
- Vlogs de Cusco no YouTube