Fazer a prova do IELTS papel ou computador?
Uma dúvida muito frequente é fazer a prova do IELTS papel ou computador? Qual é melhor? Confira aqui a minha opinião.
Essa prova pode ser assustadora e acredite se quiser, na hora de marcar você terá que tomar muitas decisões. Uma delas é em que formato fazer.
Prova do IELTS papel ou computador?
Antes de contar como foi comigo, queria te dizer que cada pessoa é diferente. Algumas tem mais facilidade de fazer em um formato digital do que outras. E vice versa, então depende muito de cada indivíduo. Eu recomendo a fazer um teste antes de escolher o melhor formato para você.
Eu fiz a prova do IELTS duas vezes por que ela é válida por apenas 2 anos. A minha primeira já tinha vencido quando a imigração me solicitou de novo. Na primeira vez eu fiz no papel, já na segunda, quis mudar e fiz no computador.
Prova de papel
Eu gosto muito de papel em geral, cresci fazendo provas em papel (assim como a maioria da população) então achei que isso já era uma vantagem. A prova começa com o listening. Por ter o papel ali na minha frente, eu podia rabiscar a prova e anotar o que eu achava que era a resposta. Depois teria um tempo para passar as respostas para a folha oficial. Gostei muito disso e me deu liberdade de me concentrar mais e anotar as respostas.
O segundo elemento foi o reading. Novamente gostei de poder sublinhar e rabiscar as folhas. Me ajudou bastante a encontrar as respostas mais rápido. Os textos são grandes e cansativos independente do formato.
Já no terceiro elemento, que foi o writing, eu tive que me esforçar muito para que meu garrancho ficasse bem no papel. Acaba que quando você erra na folha da prova, ter que riscar, deixa o texto feio. Mas faz parte.
O speaking é presencial e é a mesma coisa independente se escolher o formato de papel ou computador.
Prova no computador
Na segunda vez que fiz a prova, foi no computador. Não se engane, você não vai fazer ela dentro de casa, será lá em algum centro do IELTS. Eles tem uma sala com vários computadores um perto do outro e eles ficam de olho em quem está fazendo a prova.
A única maneira de fazer o IELTS em casa é para aqueles que querem aplicar para estudar em universidades. Eles criaram o IELTS indicador para isso. Mas atenção, essa prova não é válida para imigração. Eles não aceitam ainda.
Assim que eu cheguei na sala, me mostraram meu computador. O listening foi feito com um fone de ouvido e a medida que ia escutando as conversas, precisava clicar nas caixinhas para colocar a resposta. Eu não gostei muito desse formato. Achei mais rápido escrever no papel. Em uma parte eu até me perdi um pouco. Mas a minha nota foi a mesma tanto no computador como no papel, eu tirei 8.
Foi no reading que eu perdi pontos. Eu achei a leitura no computador muito mais cansativa do que no papel. Não podia sublinhar a prova da mesma forma e o tempo acabou passando muito mais rápido.
O único lado positivo da prova do computador para mim, foi o writing. Como estamos tão acostumados a escrever em computador, celular e tablet, o meu texto fluiu melhor. Achei mais fácil organizar as ideias, apagar e recomeçar. E a minha nota foi melhor na prova do computador.
Qual eu escolho?
Primeiramente eu recomendo ver quais são os seus pontos fortes e fracos. Depois ir no site oficial do IELTS para fazer um simulado no papel e no computador. Apenas assim você vai saber qual formato é melhor para você e também em qual deles você se da melhor, principalmente nos seus pontos fracos.
CURSO PREPARATÓRIO DO IELTS
Quer tirar sua nota desejada na prova do IELTS? clique aqui para ver o meu Método Nota dos Sonhos. Nesse curso eu te ajudo a conseguir sua nota tão sonhada com técnicas e um plano de estudo eficaz e eficiente. Tudo isso pela metade do preço de qualquer curso preparatório do IELTS.
Saiba mais aqui: Curso Preparatório do IELTS