O mistério da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes em Alta Gracia
Uma das coisas mais legais de viajar é conhecer histórias e aprender sobre diferentes culturas. Independente da religião, fiquei intrigada com o mistério que ronda a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes em Alta Gracia. Quer saber o que aconteceu? Então vamos lá.
Como tudo começou na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes?
Em 1916 duas argentinas idealizaram fazer uma réplica da gruta de Massabielle, em Lourdes. Não demorou muito para que eles concluíssem o projeto. Diversos fiéis passaram a visitar o local, aumentando a popularidade da cidade. Em 1922 surgiu a ideia de contruir uma capela perto da gruta. As obras começaram em 1924 e foram concluídas de 1927.
Por anos e anos, esse local foi ganhando reconhecimento e diversos peregrinos passaram por Alta Gracia para conhecer a gruta. Foi quando em 2011 um fenômeno mudou de vez a história da cidade.
O mistério em Alta Gracia
Para reformar a capela, a imagem de Nossa Senhora foi retirada do altar e colocada em um lugar seguro. Dias depois um sacerdote foi fechar a porta da igreja e se deu conta de que a imagem estava de volta no altar. Achando tudo muito estranho ele foi em direção a ela e ao chegar no altar SURPRESA! Não tinha nada lá. Imagino a sensação dele, de não saber se estava tendo uma visão, ficando doido ou que isso realmente estava acontecendo.
Ninguém acreditava que isso fosse possível. Ao ficar de frente do altar não se vê nada, porém ao se distanciar, vê-se perfeitamente a imagem tridimensional da santa. Fiquei abismada ao ver que de fato se vê tão bem de longe e ao chegar perto não há nada. Muitos consideram um milagre e um sinal divino.
Leia também: Museu de Che Guevara em Alta Gracia Córdoba
Visitar a Gruta de Nossa Senhora
Apesar de ser um pouco afastada da cidade, o passeio até lá vale a pena. O lugar é gigante e cercado de verde. Na área inferior está a réplica da gruta francesa. E na parte superior a capela. De acordo com o site oficial de turismo de Córdoba, milhares de fiéis passam por lá a cada fim de semana.
Deixando a religião de lado, é muito interessante visitar o local e ver esse misterioso fenômeno da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes em Alta Gracia.
Mais informaçðes: https://www.facebook.com/LaGrutaAltaGracia/
Leia também:
⇒ Conheça o Potrerillo de Larreta, o melhor hotel de Alta Gracia
⇒ Restaurante em Alta Gracia: El Bistró del Alquimista
⇒ 10 lugares imperdíveis para conhecer em Alta Gracia
Olá, Giulia.
Estive lá na semana passada, nas minhas férias. Como não sabia dessa curiosidade, não vi esse detalhe. Só posso dizer que é um lugar lindo. Em frente à gruta tem uma centena de bancos
porque é lugar de peregrinação, igual em Aparecida-SP e Congonhas-MG.
É simplesmente um lugar lindo. Na minha viagem à Córdoba, uma das cidades mais antigas da Argentina, pude visitar vários museus dos jesuítas e ver várias igrejas em estilo gótico, como a Igreja dos Capuchinhos, lindíssima…
Eliana, ainda estou aqui passeando. Realmente é uma cidade linda. Fico feliz que tenha gostado, não deixe de observar esse detalhe da santa caso volte aqui. Abraços.
Como o pessoal disse, é coisa pro Fantástico!
Verdade hahaha abraços.
Giulia, que incrível! Como pode, gente? Arrepiei aqui… hahaha
Adoro essas “coisas sem explicação” que encontramos nas viagens. Muito obrigada por compartilhar esse achado! Beijão
Pois é menina, uma loucura. Obrigada pelo comentário.
Muito interessante mesmo a história! Intrigante mesmo. Deu aquela curiosidade de ir lá pra conferir de perto!! hehe Adorei o visual o Blog, parabéns!
Pois é, bate uma curiosidade mesmo. Obrigada pelo comentário.
Que máximo! Fiquei até arrepiada (estou até agora) lendo o seu post. Deu muita vontade de conhecer!
Sobrenatural de fato. Obrigada pelo comentário.
Nossa que curioso esse lugar! Quero muito conehcer em breve. adorei o texto, está super claro. Abraços!
Obrigada Robba. Espero que possa conhecer. Abraços.
Que legal!!! Não sabia dessa história, nem da capela… Fiquei morrendo de vontade de conhecer… Parabéns pelo post!!!
De fato não é tão conhecida, só pelos argentinos. Espero que possa conhecer. Abraços.
Eu não sou nada religiosa, mas mesmo assim acho interessante visitar esses pontos turístico e ouvir essas histórias porque elas revelam muito da cultura e crenças locais. É mais uma maneira de mergulhar no destino.
Com certeza Gabriela. Obrigada pelo comentário.
Eu adoro história e histórias, ou não fosse o meu blog dedicado a isso…. Não conheço Lourdes e gostei de saber um pouco mais.
Verdade Catarina, adoro seus posts cheios de história. Abraços.
Que intrigante. Mas sabe o que realmente acontece nessa ilusão de ótica? Devevser realmente espantoso!
Não ninguém tem ideia. Para a igreja é milagre e ninguém consegue provar o que acontece ali. Abraços.
Gente, realmente é um mistério! Até eu que não conheço fiquei com vontade de ver isso de perto. Muito interessante isso! Obrigada pela dica.
Bem louco né? Imagina. E fiquei de boca aberta. Abraços.
Gente! Muito intrigante mesmo esse caso. Mas vc conseguiu olhar o vidro de pertinho e conferir se não há nenhum “efeito”? Vamos ter que mandar a equipe do Fantástico lá verificar isso. 😛
Vi Gisele, fui bem pertinho e não tinha nada. Geralmente eles não deixam, mas minha sogra conhecia a mulher e fiquei espantada. O fantástico tem que ir mesmo. Hahahaha abraços.