Guia completo de Machu Picchu
Está planejando uma viagem para o Peru? Confira aqui o Guia completo para Machu Picchu e veja quando ir, quanto custa, onde ficar e muito mais.
Me segui no Instagram @giuviajante para dicas de viagem todos os dias
Todos nós sonhamos com destinos diferentes, e o Peru era um dos meus sonhos. Ficava imaginando como seria conhecer Machu Picchu e provar a culinária peruana. Posso dizer que essa viagem foi tudo que sempre sonhei e mais ainda. Quero dividir com você um guia completo para planejar a sua viagem. Saiba que tem mais posts aqui no blog sobre Machu Picchu, Cusco e Lima também.
Guia completo de Machu Picchu
Antes de começar a falar sobre esse destino incrível, vale a pena dizer que o principal que você deve saber sobre fazer uma viagem para Machu Picchu é ANTECEDÊNCIA. Pode parecer algo bobo, mas muita gente acaba deixando para lá. Quando estava postando sobre Machu Picchu no meu Instagram, recebi MUITAS mensagens no direct de pessoas desesperadas pedindo ajuda e indicação de agências para reservar passeios de última hora. A verdade é que não tem como. Os ingressos são limitados e acabam rápido, ainda mais na alta temporada.
Quando visitar Machu Picchu?
Infelizmente Machu Picchu não é um destino que pode ser aproveitado o ano inteiro da mesma maneira. Existem duas estações bem definidas: a seca e a úmida. De Abril a Outubro é a época seca, mais considerada a melhor época. Já de Novembro a Março é quando mais chove, principalmente no mês de Janeiro.
Isso não quer dizer que você não pode de forma alguma visitar nesses meses de chuva, mas deve ter em consideração que pode não ver o céu assim como no dia que eu visitei e ainda ter mais cuidado ao visitar com o lugar molhado. Uma amiga me relatou que ela foi na época de chuva e ainda quis fazer a trilha. Que foi horrível e ela se arrependia muito.
Caso você não tenha outra opção a não ser ir nessa época, pesquise ainda mais e tenha um plano B para caso eles fechem a cidadela. O caminho nas pedras é muito escorregadio, tenha isso em mente na hora de escolher um sapato confortável. Se puder escolher, opte pela época seca. Eu visitei agora no final de Junho e o dia estava perfeito!
Excursão ou por conta própria?
A sua escolha dependerá do seu tipo de viajante. Eu reservei tudo por conta própria por que queria tudo bem específico. Queria escolher minhas próprias experiências e não achei um passeio que fosse como eu queria. Porém, para quem prefere reservar um passeio com tudo incluído, existem muitas opções. Vou deixar uma lista aqui para que possa olhar: clique aqui.
Como chegar em Machu Picchu?
Não há voos que vão direto para Machu Picchu ou Cusco. É essencial parar em Lima e fazer uma conexão. Eu optei por passar 2 dias em Lima antes de seguir minha viagem e valeu muito a pena. Mas aí é escolha de cada um.
Assim que chegar em Cusco, tire pelo menos 2 dias para a aclimatação e evitar o mal da altitude. Chamado de Soroche, ele é real e se não se cuidar direitinho, poderá passar muito mal.
Leia também: Preciso de seguro viagem para Machu Picchu?
Para visitar Machu Picchu é necessário ir de Cusco para Águas Calientes, uma pequena cidade que fica a 20 minutos de Machu Picchu. Existem algumas maneiras de chegar até lá:
Trem: De longe, a melhor maneira de fazer essa viagem é de trem. Existem diversas vantagens de fazer esse trajeto: a paisagem, entretenimento, conforto e a experiência em si é incrível. Existem duas empresas que operam trens de Ollantaytambo para Águas Calientes (Machu Picchu): Inca Rail e Peru Rail. E cada uma delas tem opções de trens, horários e serviços diferentes.
Eu optei por reservar o 360 do Inca Rail, por ter janelas grandes e uma vista mais panorâmica. Para a minha surpresa, nos serviram café, biscoitos e chocolates. Além de ter entretenimento e música ao vivo. Independente do trem que escolher, as paisagens são de tirar o fôlego. Muita perfeição!
Ônibus/Van: Existe a opção de ir de ônibus e van, mas as estradas são horríveis e você não verá as mesmas paisagens. Uma amiga fez isso e não gostou da experiência.
Caminhar: Para os amantes de aventura, há empresas especializadas para levar pessoas caminhando de Ollantaytambo até Machu Picchu. O famoso caminho Inca atrai os turistas que amam trilhas. A quantidade de dias vai depender do ponto de partida.
Cuidado: Se quiser optar pelo ônibus ou trilha, evite os meses de chuva. Ninguém merece se arriscar a fazer trilha no meio de um temporal. Caso queira fazer o caminho Inca, opte pelos meses do inverno, de Junho a Agosto.
Como chegar na Cidadela de Águas Calientes?
E para fazer o trajeto final, poderá escolher ir caminhando ou um ônibus que sai da rua principal de Águas Calientes para a entrada da atração. A viagem de ônibus dura 20 minutos e é linda. Para aqueles que querem ir caminhando pode durar uma média de 2 horas, tudo vai depender do seu ritmo. Eu optei por ir de ônibus e fiquei feliz com a minha decisão. Comprei meu ticket do ônibus no Get Your Guide, eles me enviaram por e-mail e eu só tive que mostrar no telefone na hora. Veja aqui.
Onde comprar ingresso e qual o melhor circuito?
Quando começar a planejar sua viagem, a primeira coisa a fazer é checar o site oficial do governo do Peru aqui e ver se há entradas para a sua data escolhida. Tente comprar seus ingressos com mínimo de 1 mês de antecedência. Se quiser subir a montanha, terá que tentar comprar com 3 meses de antecedência.
Ao entrar no site, existem circuitos a escolher. O 1 e 2 são os mais altos, o 3, 4 e 5 mais baixos onde não há aquela vista incrível de Machu Picchu. Para quem quer visitar a Montanha Waynapichu, inclui o circuito 3, e para quem quer subir na montanha Machu Picchu, inclui o circuito 4. Para subir essas montanhas vale lembrar que é preciso estar bem preparado, já que a altitude é bem desafiadora.
Eu escolhi o circuito 2 por ser o mais longo e ter as melhores vistas na minha opinião, mas tanto o 1 quanto o 2 são os melhores.
Preciso de Guia para visitar Machu Picchu?
Li muitos lugares dizerem que era obrigatório, mas na verdade não é não. Você pode ir por conta própria sem guia, mas óbvio que sua experiência não vai ser a mesma que a minha por exemplo. Você pode ficar um pouco boiando se não tiver alguém com você, ficará olhando as pedras sem entender a importância do que aconteceu lá!
No meu caso eu contratei o Carlos que foi incrível. Ele cobrou metade do valor que cobram para um tour privado e ainda tirou as melhores fotos pra gente. Ele eternizou esse dia incrível e sabia onde era cada canto perfeito. Valeu muito a pena. Eu deixo aqui o contato dele +51987880059 Já salva essa dica de ouro por que o Carlos arrasa!
Leia também: Preciso de um guia para visitar Machu Picchu?
Vale a pena ir para Machu Picchu com crianças?
Vou ser sincera que muita gente disse que eu era doida de fazer uma viagem dessas com o meu filho de 2 anos. Eu me sinto abençoada de ter tido essa experiência com o Gianluca. Ele amou correr, brincar e ver as lhamas. Óbvio que cada criança é diferente e eles passam por fases diferentes, mas eu acredito que sim vale a pena ir para Machu Picchu com crianças.
É necessário ter apenas alguns cuidados como:
– Levar água
– Protetor solar
– Chapéu
– Biscoitos de lanche
– Repelente
– Uma muda de roupa extra
– Remedinhos
– para crianças pequenas sempre leve fralda e coisas essenciais
Se puder se hospedar em Águas Calientes uma noite depois de Machu Picchu, eu achei essencial. Voltamos da nossa caminhada, tomamos banho, Gianluca dormiu uma soneca e fomos jantar. No outro dia aproveitamos melhor a viagem de volta.
Leia também: Vale a pena visitar Machu Picchu com criança?
E se eu estiver grávida?
Novamente, vai depender bastante da gravidez. Se esse for o seu caso, tente visitar a atração entre o quarto e sétimo mês da gravidez, antes disso e depois eu acho arriscado.
Para as gravidinhas é melhor fazer essa viagem bem mais relaxadas, parar em Cusco com calma pelo menos 2 dias para aclimatação, não fazer muito esforço antes desse dia intenso, beber muito líquido e fazer a viagem no seu tempo. Se eu estivesse nessa situação, chegaria em Cusco e descansaria em um hotel, no segundo dia eu iria para Águas Calientes. Chegaria lá, descasaria para visitar Machu Picchu no outro dia. Depois do passeio, voltaria para o mesmo hotel em Águas Calientes para descansar antes de voltar para Cusco no outro dia.
Itens essenciais para levar com você
Vou listar aqui algumas coisas que você não deve esquecer antes de embarcar para a sua viagem seja de trem ou caminhando:
– Passaporte ou RG
– Protetor solar
– Repelente (ainda mais que está rolando o pior surto de dengue no Peru)
– Ingressos
– Power Bank
– Uma blusa sem manga e roupa de frio já que pode ficar quente com o sol ou frio por ser inverno
– Sapatos confortáveis
– Chip de telefone
Esse último foi essencial para mim estar conectada durante essa viagem, não apenas pelo fato de estar sempre postando dicas e conteúdos, mas sim por ter meu telefone sincronizado com o meu Google Fotos e não perder nenhuma memória desse dia tão especial.
O chip que eu usei foi do omeuchip e funcionou perfeitamente durante a viagem e em Machu Picchu. Super recomendo. E ainda se usar o cupom GIUVIAJANTE você garante 20% de desconto. Clique aqui.
Como se preparar para a altitude?
O mal da altitude é real e muito importante, deve ser levado a sério afinal não é todo o dia que você chega em um lugar tão alto. Existem algumas coisas que você pode fazer para se preparar para isso:
– Chegue em Cusco e vá descansar por pelo menos 2 horas. Depois faça caminhadas leves pela cidade
– Leve na viagem remédios de dor de cabeça
– Beba muito líquido e coma comidas leves
– Todos os hotéis tem chá de coca na recepção. Há também balas para vender. Os locais tomam muito esse chá (para adultos apenas)
– Não force ou marque passeios para o primeiro dia até você se acostumar.
– Faça um seguro de viagem para estar tranquilo
Eu indico demais o Assist 365 por ser global e muito bom. Em todas as minhas viagens eu reservo com eles. E ainda tem cupom de desconto para você: GIUVIAJANTE. Clique aqui.
O que fazer com as malas quando for para Machu Picchu?
Não é possível levar malas grandes no trem que vai para Águas Calientes, apenas mochilas ou malas pequenas. Deixei aqui embaixo uma foto do que é permitido.
O que fazer com a mala então? Você pode deixar a mala no hotel que está hospedado caso vá apenas passar o dia ou se tiver outra reserva para a volta. Ou você pode deixar ela guardada no guarda volumes da companhia que opera o trem escolhido. A Inca Rail tem um lugar que é possível deixar a mala guardada.
Eu deixei a nossa mala no hotel que ficamos em Cusco e eu tinha uma reserva para quando eu voltasse. Fomos para Machu Picchu com apenas uma mochila cada um. Lembre-se de sempre levar objetos de valor com você!
Onde ficar em Águas Calientes?
Se optar para ficar nessa charmosa cidade antes do passeio e/ou depois de ter conhecido Machu Picchu, deixo aqui algumas opções para todos os bolsos. Fiz também um artigo completo sobre dormir em Águas Calientes e o que fazer lá, veja aqui.
Mais barato:
Médio:
Mais caro:
Leia também: Onde ficar em Águas Calientes no Peru?
Não faça isso em Machu Picchu
Vou listar aqui algumas coisas que você deve evitar para aproveitar ao máximo o seu dia:
1 – Não deixe para última hora ou para planejar com pouco tempo. Há limite de entradas por dia, pode ser que você fique sem ingresso, ou não encontre o que quer. Vale lembrar que NÃO da para comprar ingresso na porta de Machu Picchu. Eles não vendem, apenas para quem comprou antes. É recomendado comprar os ingressos e planejar tudo com pelo menos 1 mês de antecedência.
2 – Não esqueça seu passaporte ou RG. É obrigatório para entrar na Cidadela. Sem o documento que você comprou o ingresso, não dá para entrar.
3 – Não vá para Machu Picchu sem se acostumar com a altitude antes. O mal de altitude sim existe e se você não se cuidar, pode passar bastante mal. Não chegue em Cusco e vá no mesmo dia para Machu Picchu, descanse antes, pelo menos 1 dia.
4 – Evite o horário do meio dia. Geralmente ele lota e está cheio de gente. Se for dormir em Águas Calientes um dia antes, vá no primeiro horário, ou de tardezinha. Eu fui às 9:00 da manhã e já tinha bastante gente, mas não estava lotado ainda.
5 – Não leve drone, bastão de selfie e tripod, esses itens são proibidos.
6 – Não visite de Novembro a Março. Esses meses são de muita chuva, principalmente janeiro, e pode fazer com que sua viagem não seja legal ou até que fechem Machu Picchu se estiver perigoso.
7 – Lembre-se de levar protetor solar, água e repelente. Ainda mais que rola uns surtos de dengue. Em Machu Picchu tem muito mosquito.
8 – Não usar calçados confortáveis será cruel. O chão é de pedra e vi muita gente que quase caiu, a minha mãe foi uma delas. Leve calçados confortáveis e tenha muito cuidado durante a caminhada.
- Quer saber quanto custou a minha viagem para Machu Picchu? Clique aqui!
- Leia aqui todas as dúvidas sobre Machu Picchu
- Passo a passo para planejar a sua viagem
Veja também:
- Guia de Machu Picchu com todas as dicas no Instagram
- Destaques de Machu Picchu no Instagram
- Pasta de Machu Picchu no Pinterest
- Vlogs de Machu Picchu no YouTube