Uma visita ao Parlamento da Austrália em Canberra
Um dos pontos turísticos mais famosos de Canberra é o Parlamento da Austrália. Ele recebe mais de 1 milhão de turistas por ano. Com certeza tinha que conferir por que esse lugar político é tão popular e te conto aqui.
Sydney e Melbourne sempre tiveram uma grande rivalidade, as duas grandes cidades queriam ser a capital da Austrália. Para resolver o impasse eles decidiram construir uma nova cidade. Mais ou menos como Brasília, porém bem menor.
O Parlamento da Austrália era em Melbourne até que a nova cidade ficasse pronta. Aos poucos Canberra foi tomando forma e o comitê do governo decidiu construir uma sede provisória para o Parlamento que seria usada por 50 anos. Isso que é planejamento não acham?
Com o passar dos anos, esse prédio começou a ficar super lotado e sua estrutura para 300 pessoas, começou a receber 4000.
Novo Parlamento da Austrália
Em 1981 começaram a construir o novo Parlamento da Austrália que custou mais de 1 bilhão de dólares. O edifício foi inaugurado em 9 de Maio de 1988 pela Rainha Elizabeth.
Ao entrar fiquei admirada com a quantidade de granito por todos os lados. Procurava informações sobre a visita guiada gratuita. Fomos recebidos alegremente por um senhor na recepção. Falamos de futebol e rimos um pouco. Ele nos entregou um crachá e informou que tínhamos que ficar na parte superior para a tour.
Visita guiada
Esses passeios acontecem todos os dias (menos no Natal) 4 vezes por dia. Faça reserva com antecedência para garantir sua visita, é de graça. Para reservar, clique aqui.
Há outros dois passeios que são pagos para aqueles que querem conhecer cada detalhe do Parlamento da Austrália. Se quiser saber mais sobre cada tour, clique aqui.
Leia também: O que fazer em Canberra? 9 lugares para visitar de graça
Eu visitei em um fim de semana, onde óbvio, nenhum político estava circulando por lá. O bom de ir no final de semana é que está mais vazio, sendo agradável fazer a visita. Podemos sentar dentro da Câmera e visitar tudo com calma. Além do estacionamento ser de graça e ter bastante espaço.
Ir durante a semana pode ser legal para ver o Parlamento em ação. Da até para reservar ingresso para assistir uma seção (ingressos aqui). Mas para conhecer o edifício e saber mais da história não acho que seja tão proveitoso. Se eles estiverem usando as áreas para sessões privadas, ou algum evento, o tour seria bem mais curto.
Como foi o tour?
Eu não sabia bem o que esperar, até que nosso guia chegou. Ele era bem energético e sabia muito sobre o lugar. Nos levou primeiro no Great Hall, área reservada para celebrações e eventos.
Fomos nas duas câmeras uma verde e uma rosa. Como se fosse uma para deputados e senadores. Porém aqui funciona de forma diferente. O governo senta de um lado e do outro lado a oposição. Há milhões de relógios no edifício assim ninguém da uma de perdido e diz que perdeu o horário.
Foi bem interessante saber um pouco como funcionava e como eles elaboravam leia e votavam. Por não entender muito como funciona a política na Austrália, eu fiquei um pouco perdida.
Dali fomos para o Member’s Hall onde haviam retratos de todos os primeiros ministros Australianos (ministras também). O passeio durou 40 minutos e eu adorei.
Informações úteis
Para entrar no Parlamento da Austrália é necessário passar por detector de metais e segurança. É proibido fumar dentro do edifício.
Horários
Segunda e terça 9:00 às 18:00
Quarta e Quinta 8:30 às 18:00
Nos outros dias que não tiver sessão 9:00 às 17:00
Para mais informações visite o site oficial aqui.
Gostou de “Uma visita ao Parlamento da Austrália em Canberra”? Compartilha! Comenta!
Confira aqui minhas recomendações em Canberra.