10 coisas que você precisa saber antes de ir para Machu Picchu
Leia aqui coisas essenciais e tudo que precisa saber antes de ir para Machu Picchu e fazer um ótimo planejamento de viagem.
Me segue no Instagram @giuviajante para mais dicas de viagem
Viajar para Machu Picchu é um sonho e uma energia incrível. Porém rapidamente, pode se tornar um pesadelo. Fiz uma lista útil de coisas importantes para a sua viagem.
10 coisas que você deve saber antes de ir para Machu Picchu
1 – Planejamento é fundamental
Recebi diversas mensagens no meu instagram de pessoas que tentaram comprar ingressos a duas ou três semanas antes e já não encontraram.
Não deixe para última hora ou para planejar com pouco tempo. Há limite de entradas por dia, pode ser que você fique sem ingresso, ou não encontre o que quer.
Vale lembrar que NÃO da para comprar ingresso na porta de Machu Picchu. Eles não vendem, apenas para quem comprou antes. É recomendado comprar os ingressos e planejar tudo com pelo menos 1 mês de antecedência. Planeje-se.
2 – Passaporte ou RG
É essencial na hora de reservar seus ingressos colocar o número do Passaporte ou do RG, e no dia deverá apresentar o mesmo documento para entrar na Cidadela. Não esqueça de levar no dia.
3 – Se acostume com a altitude
O famoso Soroche é real e ele é também chamado de mal da altitude. Se você não se acostumar antes e tomar cuidado, pode sentir muitos efeitos como dor de cabeça, náusea, falta de respiração e etc. A melhor maneira é fazer a aclimatação e descansar no primeiro dia de chegada a Cusco. Descanse e deixe o seu corpo se acostumar com onde você está.
Leia também: Preciso de seguro viagem para Machu Picchu?
4 – Evite o horário do meio dia
É normal ter muita gente visitando Machu Picchu, afinal é uma das 7 maravilhas do mundo. Entretanto, os trens mais baratos chegam as 11:00 em Aguas Calientes e o lugar fica bem mais movimentado. Os melhores horários para visitar é de manhã cedo ou de tardezinha.
Se for dormir em Águas Calientes um dia antes, vá no primeiro horário, ou de tardezinha. Eu fui às 9:00 da manhã e já tinha bastante gente, mas não estava lotado ainda.
5 – Não leve nada proibido
Quando comprar o ingresso no site oficial, verá uma lista de coisas proibidas como drone, bastão de selfie e tripod. Para evitar dor de cabeça, não leve nada que está nessa lista.
6 – Visite no inverno
Nunca achei que fosse falar isso, mas a melhor época para visitar Machu Picchu é o inverno. Essa época é conhecida como a temporada seca, onde os dias ficam lindos e não chove.
Evite visitar de Novembro a Março. Esses meses são de muita chuva, principalmente janeiro, e pode fazer com que sua viagem não seja legal ou até que fechem Machu Picchu se estiver perigoso.
Leia também: Como ir para Machu Picchu de Cusco?
7 – Não esqueça protetor solar, água e repelente.
Nos dias lindos de inverno, se estiver sol, fica muito quente. Minha mãe não tinha passado protetor e estava toda queimada. Tenha um protetor solar com você na bolsa.
Como a caminhada é cansativa, leve água com você. Mas lembre-se que não há banheiro lá dentro da Cidadela, só na entrada.
E por último, o repelente é fundamental já que tem muito mosquito em Machu Picchu e sempre tem muito surto de dengue no país.
8 – Calçados e roupas confortáveis
Escolha um sapato de preferência fechado, que tenha sola antiderrapante já que o chão é de pedra e terra. Vi muita gente que quase caiu, a minha mãe foi uma delas. Tenha muito cuidado durante a caminhada.
E se vista em camadas. Se for de manhã pode estar frio ou fresco, mas a medida que o sol vai surgindo, fica bem quente. Tenha uma regata e um casaco com você.
9 – Contrate um guia
Machu Picchu é um sonho, mas passar 3 horas caminhando pela Cidadela no silêncio, sem entender nada do lugar, é uma furada. Eu recomendo contratar um guia local que te explica destalhes de tudo que se passou por lá.
O nosso guia foi incrível e ele cobrou um ótimo valor para um tour privado e ainda tirou fotos lindas nossas. Deixo aqui o contato do Carlos +51987880059.
10 – É sim possível visitar Machu Picchu com crianças
Eu estava com muito medo de levar meu filho de 2 anos comigo, e ele amou. Tanto que eu até documentei toda a experiência dele aqui. Apenas tenha alguns cuidados que coloquei aqui nesse post.
E aí o que achou dessas dicas? Me segue para mais dicas de viagem no @giuviajante.