Conheça a fabulosa Sagrada Família em Barcelona
Confira aqui todos os detalhes para conhecer a fabulosa Sagrada Família em Barcelona.
Na minha opinião não existe nada igual a essa construção. E eu quero dizer em todos os sentidos. Não se tem ideia da sua magnitude até estar ali na frente. “O que é a Sagrada Família?”. Responder que ela é uma igreja ou templo, não seria nada correto. Ela vai além disso, é uma obra de arte. Chega de lenga lenga e vamos ver tudo sobre ela.
Um pouco de história da Sagrada Família
A ideia de construir a Sagrada Família veio de um livreiro chamado Josep Maria Bocabella. Era uma estrutura simples que passou na mão de vários arquitetos. Até que em 1883, Antônio Gaudí assumiu o projeto e reformulou absolutamente tudo.
Ele não só queria construir uma igreja católica, ele quis ir além. Desde os seus 31 anos ele trabalhou na obra, até o dia de sua morte. Imaginem, a obra começou em 1883 e está prevista para acabar em 2026. Mesmo com toda a tecnologia, ainda não conseguiram acabar a Sagrada Família. As partes que estão acabadas são incríveis. Fiquei pasma com os detalhes em cada uma das suas áreas. Não é nada que você tenha visto antes na sua vida. A história completa é muito legal, eu recomendo ler aqui.
Sua estrutura
Desde a morte de Gaudí, o projeto foi mudando. Muitos arquitetos diferentes passaram por lá tentando fazer sua parte. Mas obviamente que a essência dele ainda está na obra.
Ao chegar na frente desse monumento não tem como não ficar boquiaberto com a quantidade de detalhes. Eu não sabia para onde olhar. Apenas 8 das 18 torres foram construídas. A intenção delas é contruir de acordo com a hierarquia religiosa, ou seja, uma torre para cada um dos dose apóstolos, quatro para os evangelistas, uma para Maria e outra para Jesus. É possível ainda subir em algumas torres, mas você precisa de um ingresso específico.
O projeto tem três fachadas: a do Nascimento de Cristo, a da paixão que representa a crucificação e a maior de todas, a da Glória, que representará a morte, o juízo final, a glória e o inferno. Gaudí conseguiu construir apenas a primeira delas, deixando o projeto das outras para seus sucessores.
Se quiser dar uma voltinha pela igreja online, entre aqui no site oficial e faça esse tour virtual: https://sagradafamilia.org/es/visita-virtual/
Ingressos
Nós demos mole e não compramos online, quando chegamos lá na frente tinha uma fila gigante. Além de esperar na fila por bastante tempo, nosso ingresso tinha horário e teríamos que voltar mais tarde.
Vale muito mais a pena comprar os ingressos online para não ter que passar por isso. Você pode comprar o ingresso normal, um com audioguia, outro com acesso as torres ou até um tour guiado pela Sagrada Família.
Veja aqui as opções de ingressos. E se quiser dar uma olha nos passeios, clique aqui.
Como chegar?
Existem algumas opções. A mais fácil e barata é de metrô. A linha 2 e 5 vão até uma parada chamada Sagrada Família. Não tem como errar. Atenção: fique de olho na sua bolsa, eles costumam roubar carteiras e artigos de valor e você nem percebe. Tenha sua bolsa sempre à frente com você, e de preferência com zíper fechado.
Dependendo de onde estiver pode também ir de ônibus pra lá. As linhas 19, 33, 34, 43, 44, 50, 51, B20 e B24 passam pela igreja. Mesma coisa em relação a sua bolsa, fique de olho.
Eu parei na Sagrada Família com o ônibus turístico hop on e hop off. Eu comprei um passe de 3 dias e esse ônibus para lá na frente. Quem quiser comodidade, pode também ir de táxi. Mas essa é a forma mais cara.
Leia também: Ônibus turístico de Barcelona, vale a pena?
Vale a pena visitar a Sagrada Família?
Não tenho palavras para descrever como foi a minha experiência e o quanto valeu a pena visitar a Sagrada Família. Acredito que independente da religião, essa é uma obra de arte que deve ser visitada.
Mais informações: Eles mudam de horário bastante, então antes de planejar sua visita, confira aqui os valores e horários: https://sagradafamilia.org/es/horarios-como-llegar